Automotivo
19 de Julho de 2022

Reparação automotiva: etapas, como fazer e tendências do mercado

Gostaria de saber o que é reparação automotiva e quais as tendências do mercado? Confira este conteúdo!

Tempo de leitura:

Quem trabalha no mercado automotivo há, pelo menos, uns dez anos, especialmente com reparação automotiva, funilaria e pintura, sabe bem como as tendências em oficinas e as exigências dos clientes estão sempre em transformação! Até os profissionais mais novos podem perceber essas mudanças e novas demandas após a chegada da transformação digital que impactou todos os tipos de negócios.

Porém, nem sempre as oficinas são capazes ou estão interessadas em se adaptar para atender aos novos padrões e interesses do mercado. Isso quer dizer que nos dias de hoje, apostar na inovação ainda é o melhor caminho para quem deseja se destacar entre os concorrentes do setor!

Gostaria de compreender melhor o que é a reparação automotiva e por que é importante estar por dentro das tendências dessa área? Continue a leitura!

O que é reparação automotiva?

Reparação automotiva é uma atividade que envolve a realização de tarefas, processos e reparos que são essenciais ao funcionamento de um automóvel. Os procedimentos são realizados por profissionais especializados que conseguem evitar problemas decorrentes de desgastes das peças, danos financeiros e, consequentemente, aumentar a segurança dos condutores e seus passageiros.

As oficinas realizam as avaliações de uma série de fatores para averiguar o que precisa de conserto: pneus, motor, pintura, lataria e outros componentes. O profissional responsável analisa todos os elementos, as recomendações do fabricante e define a abordagem a ser utilizada durante a reparação automotiva. A seguir, confira as principais tendências em oficinas modernas! 

Quais as tendências de reparação automotiva?

Como você pode ver, antes de dar início aos reparos de um veículo, é fundamental fazer um diagnóstico completo. Esse procedimento faz parte das rotinas das oficinas para a identificação de componentes danificados já que diversas causas podem dar origem aos problemas. Observe abaixo as principais tendências utilizadas pelos profissionais depois de descobrir a origem das adversidades!

Usar equipamentos de alta tecnologia

A tecnologia nos automóveis não para de evoluir e, junto com ela, também cresce o padrão de exigências dos consumidores! Se antes os itens para reparação automotiva eram mais básicos e não apresentavam grandes diferenças entre si no mercado automotivo, hoje, as tendências em oficinas apontam para produtos cada vez mais diferenciados e específicos para cada tipo de função.

As soluções da atualidade são capazes de agregar toda a tecnologia necessária para você ganhar mais competitividade! Por meio de lixas com tecnologia anti-empastamento, por exemplo, é possível realizar lixamentos a seco com um grau de precisão muito mais elevado, com riscos muito menores de falhas e um manuseio muito mais fácil para os operadores!

Apostar em uma cabine de pintura

Há ainda a possibilidade de apostar em uma cabine de pintura e na tinta à base d’água. Esse tipo de diferencial, por menor que pareça, faz toda a diferença na produtividade e nos rendimentos da oficina ou funilariagarantindo um padrão de qualidade mais avançado nos serviços e, também, um nível de satisfação muito maior dos clientes.

A questão da contaminação durante a pintura toma muito tempo dos profissionais para corrigi-las por meio de polimentos. Isso pode ser eliminado com uma boa cabine, evitando retrabalhos e garantindo mais agilidade em todo o processo. Um bom exemplo são as seguradoras.

Quando estas empresas vão pagar pelos serviços realizados por uma mecânica, as pessoas desconsideram as horas empregadas com o polimento, pois o veem como um retrabalho. Em poucas palavras, quando o polimento é necessário, considera-se que a pintura não foi boa. Enquanto isso, com uma cabine de pintura, é possível eliminar esse tipo de problema!

Garantir melhor qualidade da catálise

A cabine garante melhor qualidade da catálise do verniz. Já que a temperatura de cura é controlada e faz com que a tinta seque rápido, além do verniz ficar mais duro. A tinta à base da água, por sua vez, aos poucos está ganhando o mercado brasileiro. Ela pode ser vista como um importante diferencial para os consumidores mais exigentes.

Isso porque contam com uma tecnologia biodegradável que não polui o meio ambiente. Fora isso, também não emitem o cheiro característico das tintas à base de solvente, tornando a pintura menos nociva aos profissionais.

Por mais que essas vantagens devam ser consideradas, a tinta à base de água ainda é restrita às grandes empresas do mercado de reparação automotiva. O motivo está no alto investimento. Apesar disso, vale a pena ficar de olho nos seus avanços!

Investir em um bom sistema de gestão

Investir em um bom sistema de gerenciamento em oficinas é muito importante, pois eles também auxiliam na produtividade e permitem um controle completo de tudo o que ocorre dentro da empresa!

As opções disponíveis no mercado são indispensáveis para medir os seus custos e saber exatamente onde investir ou realizar alterações no seu negócio.

Através de dados como o custo investido em cada produto ou até a quantidade de carros atendidos por cada item, é possível ter informações exatas sobre aquilo que a sua oficina faz e como está rendendo. Assim, você garante o melhor padrão de qualidade e saber quais tendências seguir no seu negócio!

Estar preparado para atender mais carros coletivos

Nos dias atuais, muitos motoristas trabalham em aplicativos de transporte. Esse perfil de condutor é muito mais exigente quando se trata de manutenções, exigindo não só um alto padrão de qualidade nos serviços, mas também ótimos prazos e uma boa relação de custo-benefício.

Ter uma boa gestão no seu negócio, como mencionamos no item anterior, é muito importante para atender a essas exigências. Porém, também é preciso garantir que a sua equipe esteja atualizada e participe de cursos que aumentem seu nível de especialização para atender com eficiência mais carros coletivos e menos carros individuais.

Nesse item, o uso de novas tecnologias também é indispensável! Voltando ao exemplo das lixas, opções como uma lixadeira roto orbital ou lixas No Fill garantem um trabalho mais eficaz em muito menos tempo — atendendo às necessidades que esses motoristas profissionais precisam na correria do seu dia a dia!

Utilizar um sistema de reparo Fast-Repair

Diferenciais como um sistema de reparo Fast-Repair também pode fazer toda a diferença para a competitividade da sua oficina ou funilaria — já que oferecem um serviço muito mais rápido e não comprometem o trabalho de quem depende sempre do seu carro.

Nesse tipo de técnica, equipamentos de alto desempenho são usados para que os produtos sequem rapidamente, como é o caso de portáteis de led com cura UV. Assim, processos de pintura, aplicação de primer, entre outros, tornam-se extremamente ágeis. E, em muitos casos, podem ser entregues na hora do atendimento.

Apesar do valor mais elevado, ele permite que reparos simples — que normalmente levariam um ou dois dias para ficarem prontos — possam ser feitos entre duas e três horas. Incluindo todo o processo de pintura, verniz e polimento.

Prestar atendimento a domicílio

Leve em conta veículos utilizados em aplicativos, táxis, ônibus ou mesmo carros de frotas de empresas, por exemplo. O custo-benefício desse tipo de solução se torna muito vantajoso. Outro diferencial é a possibilidade de que ele seja realizado em domicílio. Agregando ainda mais vantagens para os consumidores que precisam de praticidade e agilidade no dia a dia.

Pensar em diferenciais para melhorar a experiência dos clientes

Após garantir o padrão de produtividade esperado pelo mercado e oferecer serviços diferenciados que sejam capazes de atrair novos clientes, é interessante fazer com que as pessoas conheçam os seus benefícios. Por isso, investir no relacionamento com os clientes é fundamental!

O Marketing Digital, mais do que nunca, é uma ferramenta que contribui para que novos consumidores conheçam o seu negócio. Com ferramentas populares como o Facebook e o Instagram, é possível começar um trabalho assim sem precisar de grandes investimentos.

Oferecer excelência no atendimento ao público

A publicidade tradicional continua sendo importante, assim como o bom e velho marketing boca a boca! Sendo assim, garanta que a experiência das pessoas na sua empresa seja excelente, com uma boa recepção, Wi-Fi liberado, ações promocionais, entre outros diferenciais capazes de fazer a diferença no mercado com um atendimento de qualidade!

Adotar práticas sustentáveis

Outras tendências em oficinas que não podem ser ignoradas falam sobre a responsabilidade ambiental, que é uma exigência cada vez mais importante entre os consumidores. Ao planejar o seu negócio no mercado automotivo, não deixe de adaptá-lo a essa realidade, adotando processos responsáveis e até certificações específicas na área.

Nova call to action

Quais são as etapas da reparação automotiva?

É muito importante realizar a reparação automotiva periodicamente depois de entender as vantagens desse processo. Afinal, o veículo passa por uma análise profunda e depois são efetuadas várias etapas para que ele fique novo outra vez. Confira adiante todas as fases envolvidas nesse procedimento até que o automóvel seja entregue ao seu proprietário!

Avaliação

A avaliação ocorre no início do processo para detectar quais são os reparos indispensáveis e definir a melhor abordagem de execução das próximas etapas. Os profissionais especializados utilizam diversas tecnologias e ferramentas para identificar falhas eletrônicas ou elétricas existentes e suas respectivas causas. 

Desmontagem

Após obter o diagnóstico é preciso iniciar a desmontagem que vem antes dos efetivos reparos, principalmente se houver necessidade de consertos na pintura e na funilaria. Ao desmontar é possível impedir danos em áreas que não exigem reparação. Cada parte da lataria precisa ser separada para possibilitar ao funileiro consertar somente o local indicado na avaliação. 

Preparação

Depois da desmontagem, a próxima fase consiste na preparação do automóvel para que receba a correção dos danos apontados pelo especialista. Pode ser necessário fazer limpeza, remover os afundamentos, resquícios de chuva ácida, amassados ou outros tipos de defeitos antes de iniciar a pintura. Por isso, a superfície é preparada para receber a tinta e propiciar a obtenção de resultados de qualidade.

Pintura

A realização da pintura é a etapa que sucede após o preparo do veículo. Os profissionais especializados nessa área dão início ao procedimento com o uso de equipamentos e materiais apropriados. Existem diversas soluções que facilitam as rotinas, privilegiam a estética dos automóveis, elevam o valor de revenda ou promovem a reação desejada nos clientes.

Acabamento

Uma das etapas finais é chamada de acabamento do reparo. Ela pode incluir a aplicação de um selante na lataria, a cristalização ou o enceramento comum para proteger de novos danos ou manter um visual mais atrativo no decorrer do tempo. Nesta fase, o veículo já terá passado pelo lixamento, nivelamento e utilização de produtos específicos.  

Montagem

Essa é a última etapa que consiste na montagem de todas as peças do veículo que anteriormente passou pela desmontagem. O automóvel precisa ser remontado para ser entregue ao proprietário e em seguida terá que passar por alguns testes. As testagens são cruciais para garantir a funcionalidade e a segurança dos usuários.

Quais itens não podem faltar?

Alguns dos principais itens utilizados para fazer a reparação automotiva que não podem faltar na oficina são as lixas, pincéis, tintas, verniz, entre outros. Use bons equipamentos para fazer um trabalho de qualidade, por exemplo, máquina inversora de solda, chaves para soltar e apertar parafusos, pistola de pintura, esmerilhadeira etc. 

E você, já estava por dentro das etapas, tendências em oficinas e das transformações no mercado automotivo? Esperamos que aproveite a leitura deste post sobre reparação automotiva e que aplique todas as nossas dicas para ampliar sua oficina de funilaria ou aprimorar os seus serviços. Saiba que é necessário se posicionar para manter o seu negócio ativo no mercado.

Quer acompanhar mais novidades no ramo de reparação automotivafunilaria e pintura? Continue lendo o próximo conteúdo do nosso blog que trata acerca dos cuidados fundamentais de conservação!

Comentários