Automotivo
21 de agosto de 2019

4 tendências do mercado de reparação automotiva

Você está por dentro das tendências do mercado de reparação automotiva? Quer atualizar sua oficina, mas não sabe como?

Tempo de leitura:

Quem trabalha no mercado automotivo há pelo menos uns dez anos, especialmente com reparação automotiva, funilaria e pintura, sabe bem como as tendências em oficinas e as exigências dos clientes estão sempre em transformação!

Mesmo os profissionais mais novos podem perceber essas mudanças e novas demandas. Porém, nem sempre as oficinas são capazes ou estão interessadas em se adaptar para atender aos novos padrões e interesses do mercado - o que é um baita vacilo, vamos combinar!

Isso quer dizer que, mesmo nos dias de hoje, apostar na inovação ainda é o melhor caminho para quem deseja se destacar entre os concorrentes do setor!

A seguir, confira as 4 principais tendências em oficinas modernas!

1. Tenha equipamentos de alta tecnologia

A tecnologia nos automóveis não para de evoluir e, junto com ela, também cresce o padrão de exigências dos consumidores!

Se antes os itens para reparação automotiva eram mais básicos e não apresentavam grandes diferenças entre si no mercado automotivo, hoje as tendências em oficinas apontam para produtos cada vez mais diferenciados e específicos para cada tipo de função - capazes de agregar toda a tecnologia necessária para você ganhar mais competitividade!

Por meio de lixas com tecnologia anti-empastamento, por exemplo, é possível realizar lixamentos a seco com um grau de precisão muito mais elevado, com riscos muito menores de falhas e um manuseio muito mais fácil para os operadores!

Há ainda a possibilidade de apostar em uma cabine de pintura e na tinta à base d’água.

Esse tipo de diferencial, por menor que pareça, faz toda a diferença na produtividade e nos rendimentos da oficina ou funilaria - garantindo um padrão de qualidade mais avançado nos serviços e, também, um nível de satisfação muito maior dos clientes.

A questão da contaminação durante a pintura toma muito tempo dos profissionais para corrigi-las por meio de polimentos. Isso pode ser eliminado com uma boa cabine, evitando retrabalhos e garantindo mais agilidade em todo o processo.

Um bom exemplo são as seguradoras. Quando estas empresas vão pagar pelos serviços realizados por uma mecânica, as pessoas desconsideram as horas empregadas com o polimento, pois o veem como um retrabalho.

Em poucas palavras, quando o polimento é necessário, considera-se que a pintura não foi boa. Enquanto isso, com uma cabine de pintura, é possível eliminar esse tipo de problema!

Além disso, a cabine garante melhor qualidade da catálise do verniz. Já que a temperatura de cura é controlada e faz com que a tinta seque rápido, além do verniz ficar mais duro.

A tinta à base da água, por sua vez, aos poucos está ganhando o mercado brasileiro. Ela pode ser vista como um importante diferencial para os consumidores mais exigentes.

Isso porque contam com uma tecnologia biodegradável que não polui o meio ambiente. Fora isso, também não emitem o cheiro característico das tintas à base de solvente, tornando a pintura menos nociva aos profissionais.

Por mais que essas vantagens devam ser consideradas, a tinta à base de água ainda é restrita às grandes empresas do mercado de reparação automotiva. O motivo está no alto investimento. Apesar disso, vale a pena ficar de olho nos seus avanços!

2. Invista em um bom sistema de gestão

Investir em um bom sistema de gerenciamento em oficinas é muito importante, pois eles também auxiliam na produtividade e permitem um controle completo de tudo o que ocorre dentro da empresa!

As opções disponíveis no mercado são indispensáveis para medir os seus custos e saber exatamente onde investir ou realizar alterações no seu negócio.

Através de dados como o custo investido em cada produto ou até a quantidade de carros atendidos por cada item, é possível ter informações exatas sobre aquilo que a sua oficina faz e como está rendendo. Assim, você garante o melhor padrão de qualidade e saber quais tendências seguir no seu negócio!

 

Nova call to action

3. Prepare-se para atender menos carros individuais e mais veículos coletivos

Nos dias atuais, muitos motoristas trabalham em aplicativos de transporte - como o Uber, por exemplo. Esse perfil de condutor é muito mais exigente quando se trata de manutenções, exigindo não só um alto padrão de qualidade nos serviços, mas também ótimos prazos e uma boa relação de custo-benefício.

Ter uma boa gestão no seu negócio, como mencionamos no item anterior, é muito importante para atender a essas exigências. Porém, também é preciso garantir que a sua equipe esteja atualizada e participe de cursos que aumentem seu nível de especialização.

Nesse item, o uso de novas tecnologias também é indispensável! Voltando ao exemplo das lixas, opções como uma lixadeira roto orbital ou lixas No Fill garantem um trabalho mais eficaz em muito menos tempo - atendendo às necessidades que esses motoristas profissionais precisam na correria do seu dia a dia!

Diferenciais como um sistema de reparo Fast-Repair também pode fazer toda a diferença para a competitividade da sua oficina ou funilaria - já que oferecem um serviço muito mais rápido e não comprometem o trabalho de quem depende sempre do seu carro.

Nesse tipo de técnica, equipamentos de alto desempenho são usados para que os produtos sequem rapidamente, como é o caso de portáteis de led com cura UV. Assim, processos de pintura, aplicação de primer, entre outros, tornam-se extremamente ágeis. E, em muitos casos, podem ser entregues na hora do atendimento.

Apesar do valor mais elevado, ele permite que reparos simples - que normalmente levariam um ou dois dias para ficarem prontos - possam ser feitos entre duas e três horas. Incluindo todo o processo de pintura, verniz e polimento.

Leve em conta veículos utilizados em aplicativos como Uber, táxis, ônibus ou mesmo carros de frotas de empresas, por exemplo. O custo-benefício desse tipo de solução se torna muito vantajoso.

Outro diferencial é a possibilidade de que ele seja realizado em domicílio. Agregando ainda mais vantagens para os consumidores que precisam de praticidade e agilidade no dia a dia.

4. Pense em diferenciais para melhorar a experiência dos seus clientes

Após garantir o padrão de produtividade esperado pelo mercado e oferecer serviços diferenciados que sejam capazes de atrair novos clientes, é interessante fazer com que as pessoas conheçam os seus benefícios. Por isso, investir em no relacionamento com os clientes é fundamental!

O Marketing Digital, mais do que nunca, é uma ferramenta que contribui para que novos consumidores conheçam o seu negócio. Com ferramentas populares como o Facebook e o Instagram, é possível começar um trabalho assim sem precisar de grandes investimentos.

A publicidade tradicional continua sendo importante, assim como o bom e velho marketing boca a boca! Sendo assim, garanta que a experiência das pessoas na sua empresa seja excelente, com uma boa recepção, Wi-Fi liberado, ações promocionais, entre outros diferenciais capazes de fazer a diferença no mercado!

Outras tendências em oficinas que não podem ser ignoradas falam sobre a responsabilidade ambiental, que é uma exigência cada vez mais importante entre os consumidores.

Ao planejar o seu negócio no mercado automotivo, não deixe de adaptá-lo a essa realidade, adotando processos responsáveis e até certificações específicas na área.

E você, já estava por dentro das tendências em oficinas e das transformações no mercado automotivo? Que tal aproveitar e ler o post sobre nossas dicas para ampliar sua oficina de funilaria ou ampliar seus serviços.

Para acompanhar ainda mais novidades no ramo de reparação automotiva, funilaria e pintura, continue acompanhando o conteúdo do nosso blog.

Até a próxima!

Comentários

Assine a newsletter