14 de Julho de 2021

Como deve ser feita o correto armazenamento de materiais no canteiro de obras?

Planejamento e organização em canteiros de obras: saiba tudo o que é preciso fazer para armazenar corretamente seus materiais.

Tempo de leitura:

Muito mais do que entregar um belo projeto finalizado ao cliente, é preciso transparecer também o seu profissionalismo e compromisso durante toda a construção. E boa parte disso você já consegue sabendo organizar e fazendo um bom armazenamento de materiais no canteiro de obras.

Se você também concorda que esses detalhes contam muito para a sua imagem profissional, o desempenho da obra e a satisfação final do contratante, chegou ao lugar certo!

Neste post, a gente separou uma série de dicas e motivos exclusivamente sobre como garantir um correto armazenamento de materiais no canteiro de obras. Sendo assim, sem mais delongas, vamos direto ao ponto! Boa leitura! 

Qual é a importância de armazenar materiais de forma correta no canteiro de obras?

Não! Não é simplesmente por questões de evitar bagunça e desordem no canteiro! Claro que isso conta muito e sem dúvidas é fundamental em qualquer construção. Afinal, nem o contratante, nem a equipe querem um ambiente bagunçado e desorganizado, onde não se encontra nada, pois isso atrapalha a rotina da obra.

Porém, muito além disso, manter o armazenamento de materiais no canteiro de obras pode agregar muito mais vantagens do que se imagina. E a gente vai listar algumas delas a seguir. Confira!

  • redução de custos: ambiente desorganizado e com materiais espalhados no canteiro de obras pode ser sinônimo de novas compras e reposições desnecessárias;
  • prazo de entrega: canteiros bagunçados tendem a aumentar o tempo de serviço da equipe por influenciar diretamente no desempenho profissional; 
  • perdas: materiais de obras têm validade e podem se perder se forem mal armazenados; 
  • profissionalismo: nenhum contratante quer ver seu canteiro de obras sujo, desorganizado e sem nenhum compromisso das equipes; 
  • desempenho: canteiros de obras organizados tendem a ser mais eficientes e com um desempenho muito mais dinâmico das equipes; 
  • segurança: organização e planejamento são pilares da segurança em um canteiro de obras.

E como fazer o armazenamento de materiais no canteiro de obras?

Com um bom planejamento e organização iniciais, é possível evitar uma série de desperdícios e garantir um canteiro de obras muito mais dinâmico e eficiente, do início ao fim do projeto.

Por isso, antes mesmo de querer encontrar meios e soluções de armazenamento de materiais em seu canteiro de obras, tente iniciar esse processo no momento em que fecha o negócio com o cliente. Pra entender um pouco melhor e com mais detalhes, confira alguns conselhos a seguir. E tome nota!

Faça um planejamento antecipado

Bem como destacamos acima, tudo deve começar com um bom planejamento da obra. E isso se dá na hora de visitar o espaço de trabalho e montar o orçamento para o cliente.

Afinal, é nesse momento que você vai mensurar o tempo e a quantidade de material que vai precisar pra entregar o projeto finalizado, concorda? 

Sendo assim, busque se planejar também com os pedidos e as demandas de materiais, conforme a capacidade de armazenamento do canteiro. Por exemplo, se você vai precisar de 10 mil tijolos, mas acredita que um único pedido vá ocupar muito espaço de armazenagem, divida-o em partes, de acordo com a evolução da construção.

E isso vale para todos os materiais de construção, com cimento, tintas, massas, equipamentos etc. Reservar espaço para trabalhar com mais segurança e calma sempre será mais eficiente do que ocupá-lo com materiais que ainda não serão necessários naquele momento.

Defina os locais de armazenagem

Além da questão abordada acima, é preciso que os espaços definidos para armazenamento de materiais em canteiros de obras sejam adequados e propícios para guardar esses produtos e equipamentos.

Afinal, muitos desses materiais podem sofrer influência do tempo, contaminar outros e até mesmo perder suas validades. Sem contar também que uma armazenagem correta e em local acessível evita perdas de produtos e minimiza os riscos de acidentes ao manuseá-los.

Siga as instruções do fabricante

Aproveitando um pouco o gancho do tópico acima, caso haja dúvidas sobre como armazenar determinado material no canteiro de obras, a dica é consultar sempre as indicações dos fabricantes.

Em geral, essas informações constam nas próprias embalagens, mas se for preciso, não hesite em entrar em contato direto com vendedores ou o SAC do fabricante.

Atente à posição dos itens

Um dos principais cuidados no armazenamento de materiais em canteiros de obras é a posição de determinados itens.

Por exemplo, indica-se que latas de tinta, vernizes e produtos líquidos sejam armazenados no chão ou em áreas mais seguras, pra evitar derramamentos ou quebras, podendo não apenas desperdiçar o material, como também contaminar outros abaixo.

Pisos e azulejos também devem ser mantidos na horizontal e sem muito peso em cima. Caso precise armazená-los de forma vertical, garanta um bom apoio e não exagere nas carreiras.

Quais materiais devem ser bem armazenados no canteiro de obras e quais são os cuidados? 

Qualquer tipo de material a ser utilizado no canteiro de obras pode ser armazenado no local, desde que siga as orientações destacadas acima.

No entanto, como todo pedreiro iniciante precisa saber, há alguns itens que, inevitavelmente, estarão presentes a todo momento na obra. Portanto, é sobre eles que vamos destacar algumas dicas essenciais a seguir. Anota aí:

  • cimento: mantenha sempre o saco fechado e longe de locais úmidos ou com água próxima, para evitar o contato, perda, sujeira e o endurecimento desnecessário do pó;
  • areia: ao finalizar o serviço, recomenda-se cobrir a areia com uma lona para evitar contaminação, contato com a chuva ou até atrair animais;
  • tijolos: o indicado é receber tijolos conforme as necessidades e ter muito cuidado ao empilhar e manusear o material, devido à sua fragilidade;
  • madeiras: evitar contato com umidade, água e exposição ao sol, especialmente se não forem previamente tratadas;
  • pisos e azulejos: evitar sobrecarga em cima das pilhas armazenadas e materiais que possam respingar sobre a superfície;
  • pincéis e abrasivos: o ideal é separar todas essas ferramentas essenciais para pedreiros em potes ou caixas ao final do serviço. Os itens devem ser devidamente higienizados e, no caso do pincel e rolo, umedecidos para não ressecar.

Esses são alguns cuidados essenciais sobre armazenamento de materiais no canteiro de obras e algumas das vantagens que essa prática proporciona ao serviço e à imagem do profissional. Como bem vimos, não se trata apenas de uma questão de organização, mas também de agregar outros benefícios, como redução de custos, aumento da produtividade e até mesmo maior satisfação dos contratantes. 

Curtiu as dicas? Sabe de mais alguma pra compartilhar? Então, deixe seus conselhos nos comentários abaixo e contribua ainda mais com novas informações!

Comentários