Construção
4 de Outubro de 2021

5 dicas de como eliminar bolhas na parede durante a pintura

Trouxemos para o post algumas dicas exclusivas e que ajudarão você a fugir das bolhas nas paredes. Confira e melhore a qualidade de seus serviços!

Tempo de leitura:

Sem dúvida, o trabalho de um pintor é repleto de desafios. E no decorrer de suas atividades, é provável que esse profissional se depare com as temidas bolhas na parede. Muito comum, esse problema costuma surgir em superfícies internas e externas, gerando um grande incômodo aos moradores de uma propriedade. 

Assim, o ideal é entender as razões desse cenário para conseguir contorná-lo de forma eficiente. Depois, o especialista em pintura ainda deverá seguir uma série de etapas para renovar a tinta do local e impedir que o problema volte a aparecer. Ou seja, é um duplo cuidado! 

Por aqui, queremos que os nossos leitores e clientes estejam sempre atualizados e prontos para driblar qualquer surpresa desagradável. Pensando nisso, explicamos no post de hoje as causas das bolhas e dividimos algumas dicas especiais para que fique fácil lidar com esse quadro. Vamos lá?

O que pode causar bolhas nas paredes?

O primeiro passo para se livrar das bolhas na parede é, de fato, compreender as suas causas. Já adiantamos: existem várias razões que podem desencadear o problema. A seguir, mostramos as principais delas.

Pintura por cima de tintas antigas

Quando a região é uma repintura, que está com vestígios de papel de parede ou apresentando descascamentos, é provável que as incômodas bolhas apareçam. Por essa razão, a principal indicação é, antes de tudo, remover por completo a tintura anterior por um processo chamado de raspagem. 

Pintura em superfícies com muita poeira

Você sabia que a poeira pode ser a grande vilã na aderência da pintura? Fora isso, quando a umidade da tinta evapora após a sua secagem, as partículas acabam "empurrando" a película formada pela pintura. E, quando isso ocorre, as bolhas teimam em aparecer. Nessas condições, se faz necessário não apenas lixar, mas, principalmente, limpar toda a superfície na hora de iniciar o procedimento.

Pintura sobre áreas úmidas

Paredes que estão úmidas e recebem a aplicação de tinta também podem apresentar bolhas no futuro. Tal cenário acontece quando o processo é feito em dias chuvosos ou quando a umidade do ar é superior a 80%.

Outras possíveis causas:

  • pintura em parede com mofo; 
  • repintura sem o devido lixamento da superfície; 
  • aplicação de massa corrida em locais que estão em constante contato com a água;
  • pintura em áreas que possuem placas soltas ou aspecto esfarelado.

Como preparar bem a parede para a pintura?

Com todas essas informações em mente, o pintor já pode sair em busca de alguns métodos específicos para impedir o surgimento das bolhas na parede e fazer com que o seu trabalho fique impecável. Aliás, estamos falando de táticas indicadas tanto para superfícies internas, quanto externas. Anote!

1. Limpe bem o local 

Como foi dito acima, as bolhas na parede podem surgir, por conta de mofo ou poeira. Diante disso, um dos cuidados imprescindíveis ao longo do caminho é higienizar corretamente a área. Nesse caso, será preciso utilizar um pano seco e limpo e, depois, remover todo e qualquer resíduo presente no local.

Encontrou focos de mofo ou manchas? Então aplique um pouco de água sanitária ou outros produtos próprios para remover os fungos. Para facilitar, pegue um borrifador e, nele, acrescente 1/3 de água sanitária para 1 parte de água. Aplique a mistura na região e espere que ela seque completamente.

2. Conserte possíveis problemas 

Se a área estiver descascando, você precisará contornar a situação. Indicamos utilizar uma espátula e retirar todas as partes soltas de tinta. Caso existam buracos ou rachaduras, a massa corrida não pode ser descartada. Saiba como cumprir essa etapa:

  • utilize uma espátula e, com ela, pegue uma pequena quantidade de massa corrida;
  • espalhe o material na parede utilizando uma desempenadeira; 
  • procure aplicar sempre as mesmas quantidades de produto na superfície — isso garantirá que haja melhor nivelamento; 
  • comece a aplicação "de baixo para cima"; 
  • o ideal é fazer duas demãos — a primeira é ideal para consertar imperfeições e buracos grandes, e a segunda deve ser feita após 12 horas; 
  • espere de 4 a 5 horas para lixar o local.

3. Lixe a parede de forma adequada

Assim que finalizar o processo, lixe bem a parede. Isso garantirá que a área fique uniforme e bem nivelada. Com tudo pronto, considere limpar mais uma vez a superfície e eliminar qualquer sujeira que possa comprometer a pintura.

Ainda tem insegurança ao utilizar a lixa? Veja um passo a passo que preparamos para te ajudar:

  • a lixa deve ser usada assim que a massa corrida for aplicada e estiver seca; 
  • prefira utilizar uma lixa fina — se quiser mais praticidade, uma lixadeira é bem-vinda; 
  • realize movimentos circulares — procure colocar certa força nessa etapa; 
  • quando acabar, ilumine com uma lâmpada e verifique se a superfície está uniforme;
  • continue lixando até obter o resultado desejado.

4. Lembre-se do selador

Para pinturas novas, o próximo passo é aplicar uma demão de selador acrílico no local que receberá a tinta. Para quem não sabe, estamos falando de um produto responsável por preencher todos os poros existentes na parede. Certamente, isso fará com que a aplicação da tinta se torne mais fácil, além de impedir possíveis desperdícios. 

Em se tratando de repinturas, deve-se aplicar uma demão de fundo preparador de paredes. Esse composto ajudará a aglutinar as possíveis sujeiras remanescentes.

E mais! A massa corrida não pode ser aplicada em áreas úmidas ou que podem receber respingos de água.

5. Finalize com a tinta

Por fim, chega a hora de aplicar a tão esperada tinta. Nesse momento, veja se será preciso diluir o produto, além do tempo de intervalo entre cada demão. Para obter essas informações, basta observar o rótulo da tinta escolhida. Todas as indicações do fabricante podem ser encontradas lá. 

E mais! Obviamente, você não deseja manchar ou danificar o espaço que será pintado, correto? Portanto, também é fundamental isolar as superfícies do ambiente. Entre elas, destacamos os batentes das janelas, os rodapés, os pisos, as tomadas e, é claro, os móveis. Caso haja a possibilidade, remova os equipamentos eletrônicos e mobiliários fabricados em materiais nobres. 

A melhor saída para cumprir essa função é utilizar uma lona de plástico, jornal e fita crepe. Tais elementos são ótimos para impedir que os respingos de tintas atinjam as superfícies ou que haja acúmulo de resíduos. 

Viu só? Como foi possível notar ao longo do post, existem várias ações que devem ser realizadas pelo pintor para evitar as bolhas na parede. Ao colocá-las em prática, será possível promover um trabalho de alta qualidade, fazendo com que os seus serviços se tornem referência no mercado. 

E se você ainda não sabe onde adquirir excelentes artigos para o seu dia a dia profissional, aproveite para conhecer os produtos Norton. É só acessar a nossa página e explorar as opções. 

planilha

Comentários