Construção
28 de Julho de 2021

Saiba como aumentar a produtividade na construção civil!

Quer saber como melhorar sua produtividade no canteiro de obras? Então, esse post tem dicas perfeitas para você. Confira!

Tempo de leitura:

Acha que você e sua equipe poderiam render mais com os projetos e agilizar as entregas nos canteiros de obra? Quer saber como aumentar a produtividade na construção civil apenas reorganizando as atividades e otimizando o seu tempo?  

Bom, se tudo isso é realmente interessante para o seu trabalho, a gente tem umas dicas essenciais para você colocar em prática no dia a dia. Nós resolvemos preparar este post exclusivo para mostrar como é possível aumentar a produtividade na construção civil, seguindo alguns passos fundamentais. 

A tarefa não é fácil e vai depender de sua disposição e disciplina. Portanto, sem mais delongas, vamos direto ao ponto. Boa leitura! 

O que é preciso para aumentar a produtividade na construção civil? 

Não há uma “receita pronta” para você, pedreiro ou pintor, aumentar a produtividade no seu canteiro de obras. Afinal, são muitas as variáveis que vão influenciar esse processo, ok? 

Por exemplo, equipes desmotivadas, equipamentos inapropriados e falta de transparência na comunicação com o cliente já são alguns exemplos comuns, que certamente atrapalham quem quer aumentar a produtividade na construção civil. 

Por isso, é muito importante criar um objetivo e conseguir trabalhar, de forma coletiva, todas essas metas no dia a dia, beleza? Sabendo disso, confira agora os principais desafios a serem focados. Anota aí! 

Trabalhe com planejamento 

Fechou um projeto bom com um cliente? Mas aí, no meio da obra, começa a perceber que precisa de mais lixa, cimento, madeira ou outros materiais? Ou então, vai ter que prorrogar o prazo de entrega? Ou pior, vai precisar assumir custos com a equipe, porque o orçamento inicial não fechou certinho? 

Tudo isso pode ocorrer ao longo do projeto, mas pode ser evitado com um bom planejamento. 

Sendo assim, para fechar um bom negócio, as dicas essenciais são: visite o local do projeto, anote tudo o que vai precisar, estime um prazo, calcule os custos médios de compras e tenha tudo em mãos para iniciar o trabalho. 

Realize bons orçamentos  

Saber realizar um orçamento bem detalhado e sem surpresas extras é estratégia fundamental na rotina de um bom profissional.  

Um profissional precisa saber orçar por seus serviços, de forma transparente, justa e sem surpresas no meio do caminho. Para isso, serve reforçar as dicas anteriores do planejamento, mas também contar com certas cartas na manga, como fornecedores certos, médias de preços anotadas, saber que tipos e quantidades de materiais serão necessários, quantas pessoas vão trabalhar no projeto e, claro, o lucro final de seu serviço.  

Seja transparente na comunicação  

"Ah, esse serviço aí fica na faixa de tanto!"... "Esse tipo de material não é caro não, patrão!"... "No final a gente acerta, pode ser?"  

Esse tipo de comunicação está longe de ser um padrão profissional e não passa credibilidade para o cliente. Portanto, é importante focar a transparência e seriedade ao negociar um projeto!  

Em outras palavras, demonstre conhecimento técnico, venda seus diferenciais, convença o contratante de que ele está fazendo um bom negócio, passe orçamentos justos e evite surpresas para o cliente no meio do caminho. Em resumo, seja 100% transparente em tudo! 

Foque a gestão da obra 

Aumentar a produtividade na construção civil requer planejamento e organização, de ponta a ponta. Ou seja, tudo o que vimos até agora, podemos considerar como a primeira etapa de um projeto, certo? 

Começou lá no planejamento, passou pelo orçamento, e paramos na comunicação! Beleza! Mas depois que o cliente bater o martelo, outras preocupações precisam ser levadas em consideração até a entrega da obra. E isso se chama gestão de qualidade! 

Na prática, você pode, por exemplo, estipular horários e metas de trabalho entre sua equipe, definir tarefas e atividades, criar um cronograma, trabalhar em cima de uma planilha de custos, avaliar o desempenho dos ajudantes e passar feedbacks, gerir os fornecedores de materiais, entre outros fatores importantes. 

Use a tecnologia a seu favor  

Aproveitando o gancho das dicas acima, você pode usufruir da tecnologia para aumentar a produtividade na construção civil. Afinal, o que não faltam são aplicativos, sistemas e até planilhas prontas disponíveis para quem trabalha em canteiros de obras. 

Portanto, dê uma pesquisada sobre essas ferramentas tecnológicas para pintores e pedreiros e use isso a seu favor. Afinal, elas vão ajudar a melhorar seus controles, passar mais transparência ao cliente, registrar históricos de custos e otimizar seu tempo de trabalho. Fica a dica! 

Invista em equipamentos de qualidade  

Uma coisa é certa: se o trabalho for de qualidade, o cliente não vai se arrepender do investimento!  

Portanto, a dica é sempre buscar agregar mais custo-benefício do que preço em seus orçamentos. Ou seja, foque no resultado final e na satisfação do cliente. 

Contar com abrasivos, produtos e insumos de ponta vai impactar a entrega final, além de melhorar o desempenho de seu trabalho durante a obra. Ou seja, querer economizar aqui pode sair mais caro depois, seja por ter que comprar mais material, seja por não satisfazer a vontade do cliente. 

E quais outras dicas essenciais para aumentar a produtividade na construção civil? 

Até aqui, vimos dicas fundamentais de como se planejar para aumentar a produtividade na construção civil.  

Porém, há ainda muitos outros fatores imprescindíveis que todo profissional precisa considerar na construção civil para se destacar no mercado. E nesses casos, é preciso ir mais além! Por isso, confira e anote aí as dicas: 

  • invista na sua capacitação profissional com cursos e treinamentos; 
  • aumente seu conhecimento técnico e prático sobre equipamentos profissionais; 
  • aprenda novas técnicas e métodos; 
  • se atualize no mercado.

Essas são algumas dicas essenciais de como aumentar a produtividade na construção civil e, dessa forma, melhorar seus serviços, desde um bom atendimento até a entrega satisfatória ao cliente. Sem dúvidas, tudo isso tende a destacar seu nome no mercado, garantir mais credibilidade, reduzir custos e desperdícios e, principalmente, promover experiências diferenciadas à clientela.  

Curtiu? Quer ficar por dentro de muitas outras dicas? Então, aproveite pra nos seguir no FacebookInstagramLinkedIn e YouTube que a gente sempre tem boas novas para compartilhar. Até a próxima! 

Comentários