Automotivo
7 de Julho de 2021

Saiba como comunicar o diferencial competitivo da sua oficina!

O que torna a sua oficina mecânica diferente da concorrência? Se ainda não sabe responder, dá uma olhadinha nestas dicas!

Tempo de leitura:

Já parou para pensar e analisar todo o potencial de sua oficina de repação automotiva, mas nunca deu aquele tempo merecido pra tirar algumas ideias do papel e colocar os projetos em prática?

Bom, isso acontece com todo dono de negócio e, quase sempre, o estabelecimento não consegue usufruir de todo o seu diferencial competitivo e acaba ficando estagnado.

Mas e se a gente desse uma forcinha especial hoje para finalmente você bater o martelo na mesa e começar a trabalhar melhor todo o potencial de seu negócio?

Então, sem mais delongas, confere este post até o final. Separamos dicas de como comunicar melhor o diferencial competitivo de sua oficina e tornar o seu estabelecimento uma referência nos serviços que presta. Bora começar?

Afinal, o que seria ter um diferencial competitivo na oficina?

Olha, por mais que a oficina da esquina ofereça os mesmos serviços que a sua e, mesmo que ela seja maior, com mais orçamento e infraestrutura, sempre dá para achar um diferencial competitivo, ok?

Talvez você não saiba, mas uma pesquisa recente entre consumidores brasileiros apontou que quase 70% dos donos de carros têm preferência por oficinas particulares e pequenas quando precisam realizar um serviço. Por ser mais barato? Não!

De acordo com o levantamento, as pessoas confiam mais e preferem quando tratam diretamente com o profissional de confiança. Sendo assim, logo de cara, a gente esquece aquela velha ideia de que competir no mercado é só oferecer preço baixo.

E é justamente isso que define o conceito de diferencial competitivo! São os pontos fortes que sua oficina tem e que, talvez, o concorrente não ofereça no mesmo patamar ou nem consiga chegar perto. Isso pode estar, por exemplo, no atendimento, na qualidade, na organização, na transparência, na variedade de serviços, no orçamento etc.

Mas como identificar o diferencial competitivo de sua oficina?

Tanto em oficinas como em qualquer outro estabelecimento comercial, muitos gestores pecam ao tentar encontrar "receitas prontas" para o sucesso. E não é bem assim, né?

Claro que dá pra ter ideias e até copiar algumas ações de outras empresas, mas o verdadeiro diferencial competitivo de um negócio quase sempre está em algum fator exclusivo que só você tem ou, pelo menos, acredita no potencial.

Até aqui, beleza! Mas na prática, como identificar esse diferencial competitivo de minha oficina? Aí é preciso estudar o mercado e o seu próprio negócio. Anota aí pra ficar mais fácil!

Faça uma análise SWOT

Se você nunca ouviu falar nessa estratégia, saiba que ela é utilizada em muitos negócios e com bastante eficácia. O termo vem de uma siga em inglês para as palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, que em português significam: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Sabendo disso, você pode criar um quadrinho e começar a listar todos esses fatores em sua área de atuação. Por exemplo, quais são os pontos fortes do estabelecimento, quais oportunidades podem ser geradas ao longo do trabalho, quais são os riscos e pontos fracos.

A análise SWOT é uma estratégia de planejamento, que vai permitir você colocar no papel e enxergar melhor as possibilidades que sua empresa tem para crescer, entendeu?

Analise por que os clientes procuram sua oficina 

Você já se colocou na posição dos clientes para entender por que eles buscam a sua oficina em vez do concorrente? Isso é muito importante também para identificar o seu potencial competitivo e trabalhá-lo cada vez mais, tanto na manutenção dos clientes que já são fiéis, como para a captação de novos consumidores. 

Se isso não estiver muito claro para você, não hesite então em realizar pequenas pesquisas e enquetes, ou mesmo bater um papo mais próximo com as pessoas que te contratam.

Saiba o que o mercado busca

Sua oficina pode funcionar há anos e com sucesso, mas é preciso entender — e muitas vezes aceitar — que o mercado muda. E hoje isso é muito mais dinâmico que em anos passados. Portanto, fique de olho nas tendências, atualize-se, mude seu atendimento, amplifique suas oportunidades, acompanhe a concorrência e analise o mercado como um todo.

Lembre-se de que os clientes estão cada vez mais exigentes e em busca de experiências novas. Logo, não é o mercado que corre atrás de seu negócio, mas o contrário!

Capacite sua equipe e invista em equipamentos

Aproveitando um pouco o gancho acima, o consumidor atual está muito mais preocupado com o resultado e a experiência do que com o preço do serviço. E para se conquistar isso, duas peças fundamentais para o sucesso se encontram na capacitação profissional de sua equipe e na infraestrutura de seu estabelecimento.

Logo, invista em cursos, preparatórios e eventos para suas equipes e não abra mão de sempre contar com equipamentos de alta qualidade para trabalhar, desde a lixa de polimento até o elevador automotivo moderno.

Como trabalhar melhor o diferencial competitivo da oficina?

Sabendo identificar o diferencial competitivo de sua oficina, é hora de investir nele e divulgar isso ao máximo para que todo o mercado saiba e te procure.

Para isso, há infinitas formas de trabalhar diferentes estratégias. A gente separou algumas ideias a seguir:

  • capriche no marketing, com divulgação, promoções e outras ações; 
  • invista nas redes sociais e alimente-as diariamente com conteúdos de qualidade;
  • aposte em novas tecnologias, como plataformas, aplicativos e sites específicos para mecânicos;
  • estude diferenciais como programas de fidelidade, ofertas exclusivas e serviços extras;
  • torne seu atendimento superior ao que o mercado oferece;
  • invista na qualidade máxima dos serviços, com equipamentos de linha, organização, agilidade e resultados satisfatórios.

Quais são os benefícios de destacar o diferencial competitivo? 

Como o próprio nome  sugere, essa estratégia visa tornar sua oficina de reparação automotiva mais competitiva no mercado, ou melhor, diferente de tudo o que a concorrência pode oferecer.

Mas vale destacar que isso, trabalhado de forma eficiente em sua gestão de oficina, ainda pode agregar outros benefícios, como fidelização de clientes, confiabilidade da marca, referência na região, aumento de demandas e até expansão do negócio. 

Em resumo, essas são as dicas essenciais sobre como e por que investir no diferencial competitivo de sua oficina, visando principalmente destacar o seu negócio no mercado e oferecer experiências e serviços diferentes ou de qualidade superior aos seus clientes.

Se você curtiu e está se preparando para tirar as ideias do papel, a gente ainda tem mais umas dicas pra compartilhar. Separamos 4 estratégias certeiras para diferenciar seus serviços de polimento automotivo. Corre lá e confere!

Comentários