Automotivo
18 de Agosto de 2021

Saiba como criar um plano de negócio para a sua oficina

Criamos um post completo para que você entenda o que é e qual a importância do plano de negócio. Acompanhe e tenha mais sucesso em sua oficina!

Tempo de leitura:

Hoje em dia, qualquer empresa de sucesso precisa de um bom plano de negócio seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Com esse cuidado, é possível criar uma série de estratégias e, a partir delas, controlar melhor os passos dados pelo negócio. E com uma funilaria não seria diferente.

Ainda que a oficina ofereça os melhores serviços e tenha uma boa cartela de clientes fiéis, é muito importante planejar direitinho as ações para fugir dos imprevistos e evitar os momentos de crise. Ou seja, a longo prazo essa ferramenta se tornará a sua grande aliada e conseguirá, até mesmo, apontar quais são os pontos positivos e os que podem melhorar dentro da empresa.

Assim, vamos dividir com você o que é um plano de negócios e quais são os passos para aplicar esse método em uma oficina. Já adiantamos que a missão é simples e muito valiosa. Não perca!

O que é um plano de negócios?

A primeira etapa é entender o que é um plano de negócio. Apesar de muitos gestores e empresários falarem sobre a importância dessa ferramenta, a verdade é que pouca gente realmente conhece as suas características e desenvolvimento. 

Então, podemos dizer que o plano de negócio consiste em um documento de planejamento, formado por todas as características que descrevem a sua empresa. Nele, há ainda os seus principais objetivos e quais caminhos deverão ser percorridos para que eles sejam alcançados.

Em outras palavras, ao contar com esse material você conseguirá observar a viabilidade de sua oficina por meio de diferentes pontos de vista, como: 

  • o estratégico;
  • o mercadológico;
  • o operacional;
  • o financeiro.

Resumidamente, o plano de negócio servirá como uma espécie de mapa, onde será possível identificar os melhores trajetos para que a funilaria alcance bons resultados.

Quais são os passos para montar um planejamento para uma funilaria?

É necessário ter atenção no decorrer desse processo. Isso porque, diferentemente do que algumas pessoas acreditam, o plano de negócio não consiste em um conjunto de informações desconexas ou ideias mirabolantes.

Muito pelo contrário: o documento deve ser construído a partir de uma pesquisa cuidadosa, além de uma boa análise de mercado sempre contando com dados reais para te ajudar no sucesso de sua oficina.

De qualquer forma, trouxemos alguns passos básicos e que podem te ajudar a dar o "pontapé" inicial nesse trabalho. Vamos lá!

Visão geral e público

Para começar, você vai precisa conhecer bem o seu mercado. Isso mesmo! Nessa fase, será preciso entender quem são os seus clientes, fornecedores e, claro, concorrentes. Aqui, também será preciso determinar os principais produtos e serviços que serão oferecidos em sua oficina.

Inclusive, pode até parecer um pouco óbvio, mas entender o seu público-alvo é algo essencial. Procure saber, por exemplo, onde o seu cliente ideal mora, quais são os seus desejos, as suas necessidades e até a sua classe econômica.

Com esses dados, será mais fácil traçar as próximas estratégias e até determinar os passos para conquistar mais o seu público. Essa ferramenta também é excelente para criar ações de marketing, promoções e demais atividades que deixem a sua funilaria em evidência.

Identidade visual do negócio

A identidade visual da empresa também é um detalhe poderoso dentro do plano de negócio. Afinal, é por meio dela que os clientes conseguirão identificar a sua marca e que você poderá se destacar em meio aos concorrentes.

A boa notícia? Existem vários serviços online ou profissionais de design capacitados para realizar esse trabalho. Em algumas plataformas, como o Canva, é possível criar toda a identidade de marca em um piscar de olhos. 

Com tudo pronto, lembre-se de incluir a logo, cores e outros detalhes em seu site, redes sociais e materiais impressos. Cartão de visitas, banners e folders estão nessa lista.

Investimento necessário

Claro que as questões financeiras não podem ser deixadas de lado em um plano de negócio. Você precisa ter a exata noção de seus gastos e do quanto precisa investir para criar uma oficina de sucesso. Por esse motivo, o documento que está sendo elaborado deve mostrar:

  • os seus custos iniciais;
  • as receitas;
  • as despesas;
  • o capital de giro;
  • o fluxo de caixa;
  • os lucros.

Plano operacional

Assim como as questões financeiras, é muito importante analisar a parte operacional de sua funilaria. Isso quer dizer que você deverá descrever como acontece o funcionamento da empresa identificando cada processo realizado até conseguir vender um produto ou serviço. Vale considerar algumas perguntas.

  • Quais são os processos operacionais realizados em sua funilaria?
  • Qual é a sua capacidade de distribuição?
  • Qual é o tempo dedicado ao armazenamento de produtos?
  • Qual é o prazo que cada fornecedor preestabelece para fazer as entregas?
  • Qual é o número de funcionários de sua oficina? Eles participam de quais processos?

Por que é importante ter um plano de negócios na funilaria?

Até aqui, já deve ter ficado clara a importância de um plano de negócio completo em uma oficina. Mas, caso você ainda tenha dúvidas, já adiantamos que existem várias vantagens ao adotar essa ideia. Veja:

  • será possível simular os cenários mais favoráveis para a sua empresa;
  • você terá um bom preparo para os momentos de improviso, reduzindo os erros e prejuízos financeiros;
  • a oficina estará mais alinhada em todos os eixos desde os sócios, até os funcionários e fornecedores; 
  • será possível realizar um acompanhamento detalhado e comparativo; 
  • você conseguirá identificar e corrigir os possíveis erros;
  • caso haja a necessidade de um financiamento, você terá mais facilidade para obter o crédito.

Em resumo: com esse instrumento poderoso, todo e qualquer empresário conseguirá ter uma visão prévia de como a oficina vai funcionar de acordo com as necessidades e a lógica do mercado. Consequentemente, você ter a oportunidade de otimizar os seus resultados e ter mais sucesso nos lucros. 

E então, gostou de conferir o nosso post sobre a importância do plano de negócio? Acredita que, com essas informações, vai ficar mais fácil ter bons resultados e fazer com que a sua oficina decole no setor? Por aqui, estamos na torcida!

Caso queira continuar acompanhando outras dicas especiais como estas, aproveite o momento para curtir a nossa página no Instagram e conferir notícias e informações que farão toda a diferença em seu trabalho.

Comentários