Construção
6 de Janeiro de 2021

Pedreiro iniciante: saiba como ter sucesso na obra

Neste post, vamos explicar dicas essenciais para quem atua como pedreiro iniciante e deseja ter uma carreira de sucesso.

Tempo de leitura:

 

Você é um pedreiro iniciante e quer saber como evoluir na profissão? Como sabemos, esse profissional atua na construção de várias etapas de uma obra, desde a sua fundação até o acabamento. Não existe um truque para que os seus primeiros trabalhos sejam impecáveis, mas, com alguns cuidados básicos, é possível ter melhores resultados.

Para isso, é necessário ter bastante conhecimento sobre as ferramentas utilizadas, principais técnicas de construção e materiais. Tudo isso, sem se esquecer de entender as necessidades do cliente e seguir à risca o planejamento do projeto.

Caso você ainda não saiba como dar o primeiro passo, tudo bem! A seguir, listamos algumas dicas valiosas e que, certamente, ajudarão você a garantir uma obra de sucesso!

Entenda as necessidades do cliente

Para começar uma carreira como pedreiro, é necessário entender a fundo qual é a necessidade do seu cliente. Ou seja, o que a pessoa espera da obra? Quais são expectativas dela? Há algum ponto que merece mais atenção e cuidado?

O ideal é conversar com o cliente para conhecer o perfil e entender mais a respeito dos desejos dele em relação à obra. Nesse momento, também é interessante descobrir qual o limite de gastos para essa construção.

Pergunte, por exemplo, qual o orçamento de pintura, o de revestimento e o específico para a estrutura do imóvel. Isso ajudará você a definir quais serão os materiais utilizados no projeto, assim como o seu tamanho e o tempo necessário para que o serviço seja concluído.

Não se esqueça de passar tudo isso para o cliente, pois muitas vezes ele pode ter uma ideia de projeto, mas o dinheiro destinado para isso não ser o suficiente. É sempre bom alinhar as expectativas.

Faça um planejamento da obra

Independentemente do tamanho da obra, uma coisa é fato: você, como pedreiro iniciante, também precisará realizar o planejamento de todas as etapas. No Brasil, há um costume muito equivocado de planejar um projeto até certa fase e, depois, ir improvisando.

O ideal é não seguir esse método, especialmente, se o seu objetivo é evitar desperdícios e atrasos. E mais: com esse cuidado, é possível evitar improvisos e fazer com que o seu trabalho tenha maior qualidade.

Inclusive, essa fase pode ser dividida em alguns passos essenciais. Abaixo, listamos os principais deles:

  • equipamentos que serão utilizados;
  • orçamento necessário;
  • cronograma fundação, alvenaria, laje e telhado, rede elétrica, rede hidráulica e acabamento;
  • se existe a necessidade de contar com outros profissionais, como um servente.

Use materiais de alta qualidade

Sem dúvidas, os materiais utilizados fazem toda a diferença no resultado de uma obra. O ideal é investir em matérias-primas de qualidade, que não só contribuem para a parte estética da obra, mas também são mais resistentes.

Assim, o seu serviço será visto com bons olhos pelos clientes e você evitará problemas. Comece fazendo uma lista de todos os itens necessários para o seu serviço. Aqui, analise os detalhes básicos desde a escolha dos equipamentos elétricos até o acabamento. Entre eles, destacamos:

  • materiais para a rede elétrica, como fios, cabos e disjuntores;
  • cimento e areia;
  • tintas de qualidade;
  • revestimentos e porcelanatos.

Durante essa etapa, é necessário analisar a vida útil de cada material. Isso porque cada item pode ter um prazo de validade diferente. Antes mesmo de aplicá-los, considere essa informação para não prejudicar o seu desempenho ou passar por problemas ainda no início da obra.

Fora isso, indicamos fazer uma pesquisa com profissionais experientes na área. Esse cuidado é essencial para identificar as marcas mais renomadas do mercado e que conseguem oferecer um ganho estético ao fim da obra.

Ferramentas

Não acabamos por aí. A mesma dica é válida para as ferramentas, que devem estar sempre preparadas para as atividades de um pedreiro iniciante. A princípio, algumas podem apresentar um valor mais alto do que outras, porém, o investimento valerá a pena.

No kit de utensílios, inclua sempre os seguintes produtos:

  • martelo;
  • espátula;
  • serra mármore;
  • chave curva;
  • diferentes tipos de lixa;
  • suporte para azulejista;
  • espaçador;
  • batedor e misturador de argamassa;
  • protetor de vergalhão, entre outros.

Aceite apenas aqueles serviços que realmente sabe fazer

Uma boa recomendação para os pedreiros iniciantes é conhecer a fundo as técnicas básicas da profissão. Entre elas estão os conceitos de enquadro, nivelamento e alinhamento. Ter esse cuidado vai ajudar você a realizar o projeto com mais facilidade, além de preveni-lo da necessidade de ter que refazer algum trabalho.

Agora, se você encontrar algum desafio inesperado que, a princípio, você não domina bem, considere recusar o pedido e passar o trabalho para outro profissional mais preparado. Assim, você mostrará para o cliente que se preocupa com a satisfação dele e, como bônus, conseguirá reforçar a sua imagem no mercado de construção.

Conte com a ajuda de um servente

Também pode ser interessante contar com a ajuda de um servente. Esse profissional atua em diversas atividades em uma construção no preparo da massa de concreto, na organização do canteiro de obras, na limpeza do solo e por aí em diante.

Dependendo do caso, ele também poderá auxiliar na demolição de estruturas e na verificação dos equipamentos usados nas tarefas cotidianas. Para esse trabalho, o servente não necessita de um conhecimento técnico profundo. No entanto, é preciso que ele tenha uma excelente capacidade de realizar as solicitações e um bom desempenho físico.

Esse profissional presta um apoio importante para a produtividade da obra e a manutenção de qualidade da construção. Inclusive, é bastante natural que o servente, com seu tempo de experiência, torne-se também um pedreiro. Logo, ao trabalhar com você, ele também estará aprendendo as melhores práticas para o seu trabalho.

Antes de finalizar, não se esqueça de prestar um excelente atendimento ao cliente em serviços de pintura ou qualquer outra atividade. Com simpatia e dedicação, a sua imagem ficará mais sólida e, certamente, você será requisitado e lembrado pela qualidade da sua mão de obra.

Esperamos que você tenha gostado do post e que essas dicas te ajudem a ter mais sucesso na carreira de pedreiro iniciante. Caso tenha gostado e queira conferir outros conteúdos como este, aproveite para seguir a nossa página no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Comentários