Construção
30 de Setembro de 2020

8 melhores práticas que você deve adotar ao usar discos de corte

Veja 8 dicas para garantir o desempenho e a segurança ocupacional ao trabalhar com discos de corte!

Tempo de leitura:

Indispensáveis na construção civil e também nas serralherias e oficinas, os discos de corte ajudam numa série de funcionalidades. Só que, mesmo sendo bastante populares, nem sempre conhecemos todas as melhores práticas de conservação, manutenção e utilização desses produtos.

Os discos de corte são utilizados em máquinas portáteis — tanto as elétricas quanto as pneumáticas. Servem para o trabalho de cortes de variados tipos de materiais, por exemplo: aço (vergalhões, tubos e barras), alumínio, cerâmica, pvc e pedras.

Estamos falando de uma ferramenta bem simples e fácil de manusear, que é aplicada em vários setores do mercado de serviços e da indústria. Mas como a sua má utilização pode causar riscos ocupacionais — especialmente físicos —, o segredo para garantir uma operação tranquila é contar com medidas de prevenção.

Foi pensando nisso que preparamos este conteúdo focado no assunto. Fique com a gente e aprenda como ter melhor desempenho, mais qualidade do trabalho, máxima durabilidade do equipamento e total segurança na utilização.

Tome nota das 8 melhores práticas para trabalhar bem com discos de corte!

1. Proteger o disco da umidade e do calor

Por mais que o disco de corte seja fabricado com um material bem resistente, se ele ficar ao ar livre, pode perder a vida útil. Então, nada de deixá-lo exposto a sol, chuva e umidade, combinado?

Esses fatores acabam diminuindo a performance e a longevidade dos discos, além de comprometerem a segurança no uso dos produtos. E você não quer ver uma redução da qualidade de corte entregue pela sua máquina, não é mesmo?

2. Armazenar o disco na própria embalagem

O armazenamento certo do disco é dentro da própria embalagem. Você pode ter certeza de que ela vai oferecer as condições adequadas de conservação recomendadas pelo fabricante. O objetivo desse cuidado é manter o seu material de trabalho sempre pronto para você oferecer os melhores serviços.

3. Não apertar demais o disco na hora da montagem

Antes de tudo, vamos lembrar aqui que a montagem do disco de corte na esmerilhadeira ou na policorte é um procedimento bem simples. Para fazer isso, utilize sempre os flanges originais da máquina, que devem estar em perfeito estado de conservação e limpeza.

Depois, na hora de completar a operação, você terá de usar a chave de aperto. Faça isso com cuidado, aplicando apenas a força necessária para proporcionar o torque adequado à montagem.

4. Respeitar a rotação máxima do disco

Seja qual for o material do disco ou da peça que está sendo cortada, um dos principais parâmetros de corte que precisa ser respeitado é a velocidade máxima de giro do disco.

Mantendo a rotação orientada no rótulo do produto, você garante que a operação não alcance valores de temperatura e força de corte acima dos ideais. Um cuidado importante que se reflete em segurança e melhor desempenho da ferramenta.

5. Utilizar o disco de corte a 90 graus da superfície que será cortada

A melhor recomendação é a de sempre fazer uso do disco de corte em um ângulo de 90 graus em relação à peça-obra. Esse é o nível certo para que você tenha segurança na operação. Além do mais, outros ganhos de seguir essa orientação são a melhoria de eficiência e o aumento da produtividade de trabalho.

6. Contar com os EPIs corretos

Não importa qual material esteja sendo cortado, nem pense em utilizar uma ferramenta dessas sem vestir Equipamentos de Proteção Individual — os famosos EPI's. Eles servem para controlar riscos físicos das atividades de corte, como estes aqui:

  • ruídos excessivos — atenuados pela proteção auricular;
  • risco de corte — minimizados pela utilização de luvas de proteção;
  • impactos de partículas contra os olhos — evitados com o uso de óculos de proteção.

No mais, consulte sempre o técnico de segurança responsável pela obra — ele é o profissional capacitado para indicar os EPI's mais adequados para o trabalho a ser realizado.

7. Verificar as trepidações da máquina

As trepidações — ou, melhor dizendo, as vibrações — em uma máquina equipada com um disco de corte são sinais de que algo não vai bem! Indicam que a ferramenta não está sendo utilizada do jeito certo. Também pode ser que a qualidade de corte do disco esteja comprometida por causa de um excessivo desgaste abrasivo.

Pode indicar que a ferramenta abrasiva esteja danificada ou até que a máquina ou as suas flanges estejam com problemas. A dica aqui é: refaça a montagem e, se as vibrações persistirem, substitua o disco. Depois, mesmo que a troca do disco tenha solucionado a situação, o indicado é encaminhar a máquina para manutenção. Só assim você garantirá 100% de confiança no uso em longo prazo.

8. Respeitar as especificações técnicas do fabricante

Antes de usar um disco de corte, sempre verifique quais são os parâmetros ideais de funcionamento sugeridos pelo fabricante. Todas as orientações estão listadas no rótulo do produto. Aqui estão alguns exemplos de informações que você poderá encontrar:

  • velocidade máxima permitida;
  • restrições do nível de umidade durante a operação (corte a seco ou com fluido);
  • incompatibilidade de materiais (jamais corte materiais com dureza superior ao disco utilizado);
  • ângulo de trabalho;
  • material para o qual o disco é indicado.

Por que você deve adotar medidas preventivas?

São várias as vantagens de aplicar essas e outras medidas preventivas quando o assunto é disco de corte. Entre as principais, podemos destacar:

  • assegurar um trabalho mais confortável;
  • aumentar a segurança;
  • conseguir usar a ferramenta no seu máximo potencial sem que isso seja perigoso;
  • garantir a vida útil do disco informada pelo fabricante;
  • elevar os níveis de produtividade;
  • elevar o padrão de qualidade das entregas e, assim, conquistar clientes.

Você chegou até aqui com a gente e, agora, está por dentro das melhores práticas para usar os discos de corte.

Vale reforçar que a aplicação das medidas preventivas que indicamos neste conteúdo vai além da garantia da qualidade de corte. Você sabe, né? Elas impactam diretamente a segurança e o conforto no dia a dia de trabalho!

Quer mais dicas práticas para ser ainda mais reconhecido como profissional? Siga a gente lá no Facebook, no Instagram e no YouTube e tenha acesso gratuito aos melhores conteúdos!

Comentários