Automotivo
19 de Janeiro de 2023

Guia completo de como encerar carro e deixá-lo novo!

Gostaria de saber como encerar carro e quais são as vantagens desse processo? Leia este artigo!

Tempo de leitura:

A cera é um produto utilizado para proteger a pintura dos automóveis contra danos e manchas que decorrem das ações do tempo. Encerar os carros também é fundamental para manter os veículos mais bonitos e, assim, atrair novos clientes para a funilaria.

Existem vários tipos de produtos automotivos com propriedades repelentes e que impedem os desgastes. Algumas ceras impedem que as sujidades, como a seiva de árvore ou as marcas de frutos, produzam efeitos diretamente sobre a pintura.

A cera possibilita o reparo de parte dos danos, impede que arranhões se desenvolvam e preenche pequenos riscos. Neste post, vamos explicar a importância de encerar carro e as vantagens de optar por um bom produto.

Quer saber qual cera escolher e qual quantidade deve ser aplicada durante o procedimento? Acompanhe a leitura!

O que significa encerar carro?

Encerar o veículo é um método que envolve passar um tipo de cera sobre a carroceria para preencher irregularidades. O produto elimina a dispersão irregular da luz, assim como acontece no polimento.

Em virtude disso, o automóvel volta a ter brilho. O encerramento não desgasta a pintura, já que os produtos utilizados não são abrasivos.

Quais as principais vantagens de encerar carro?

Ao encerar o carro, uma película é criada e começa a proteger a carroceria. O procedimento retira o aspecto áspero da pintura, remove as partículas de sujeira existentes, deixando a aparência do automóvel mais atraente, e recupera o brilho original da tinta, de modo que o veículo parece novo.

Alguns benefícios da cera são:

  • valoriza o carro;
  • protege a pintura;
  • ajuda a evitar lavagens frequentes;
  • deixa a superfície mais lisa.

Como você pode ver, encerar o carro evita que a pintura sofra queimaduras em decorrência dos raios solares e protege a camada de verniz. O produto impede riscos, manchas, oferece beleza e confere valor aos automóveis. O procedimento reduz gastos com manutenção e faz com que o veículo chame a atenção de potenciais compradores pela sua estética.

Qual a cera ideal?

A cera ideal vai depender da idade da pintura original, se houve repintura automotiva e das suas condições atuais. Os carros antigos, normalmente, estão com a pintura queimada ou oxidada, e precisam de uma cera com propriedades abrasivas para serem revitalizados.

Observe alguns detalhes:

  • cera em pasta: útil para dar proteção, esconder riscos superficiais e pode ser aplicada a cada seis meses;
  • cera líquida: usada para proteção do verniz, remoção de riscos superficiais, e deve ser aplicada uma vez por mês;
  • cera em spray: serve para proteger a pintura, para dar brilho e precisa ser utilizada depois do polimento;
  • cera de lava rápido: utilizada para dar brilho temporário à pintura em carros de cores claras.

Cada tipo de cera exige determinado tempo para a sua aplicação e oferta de resultados. Os veículos novos podem ser mantidos em perfeito estado com ceras líquidas que não contenham abrasivos. Você pode aplicar esses produtos utilizando esponjas ou algodão em movimentos circulares.

Qual a quantidade correta de cera?

A quantidade ideal de cera a ser usada em cada procedimento depende do tamanho e do modelo do automóvel, mas use uma pequena quantia por vez. No mercado, pode-se encontrar latas ou potes que contenham cera em pasta entre 100 e 300 gramas.

As ceras líquidas ou sprays, por sua vez, são vendidas em embalagens contendo de 300 até 500 mililitros.

Onde aplicar a cera?

O produto deve ser aplicado suavemente sobre a lataria do carro, conforme as instruções do fabricante. Cada componente do automóvel tem produtos ideais para a higienização e, sendo assim, a cera não deve ser usada em itens de borracha ou plástico. 

Qual o passo a passo para encerar carro?

Algumas etapas são necessárias para ter sucesso ao encerar o carro e evitar danos à sua superfície, confira:

  1. lave o carro com um produto de limpeza na sombra e depois seque-o;
  2. descontamine a pintura com uma barra descontaminante abrasiva;
  3. aplique a cera sobre a lataria com um pedaço de esponja;
  4. aguarde o tempo necessário para produzir efeito e retire o produto com um pano limpo. 

Esse é o guia completo de como encerar carro e deixá-lo novo! Utilize as nossas dicas para encantar os seus clientes e garantir o sucesso da sua funilaria. Respeite as orientações de fábrica de cada produto e procure dividir a lataria dos automóveis em seções para facilitar o trabalho. 

Gostou do conteúdo? Então, prossiga e confira 11 dicas para uma pintura automotiva profissional!

Comentários