28 de Julho de 2022

Os 6 principais EPIs para mecânico em oficinas e funilarias

Você sabe como garantir a sua própria segurança e de quem trabalha com você com o uso de EPIs adequados para oficinais mecânicas e de funilaria? Descubra!

Tempo de leitura:

Você já pensou em quais são os EPIs para mecânico e por que você deveria usá-los? Afinal, quem trabalha em oficinas e funilarias há algum tempo sabe que esse ambiente de trabalho envolve alguns riscos, como acidentes com as mãos devido ao uso de objetos cortantes, queimaduras durante o processo de soldagem ou outros. Também pode ser que você sinta o estresse de ficar submetido a altos ruídos ao longo do dia, o que gera cansaço e pode levar ao desenvolvimento de problemas auditivos ao longo do tempo.

É aí que os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) entram como produtos essenciais para mecânicos em oficinas e funilarias. Afinal, eles garantem a proteção contra diversos riscos que estão envolvidos com essas atividades, evitando acidentes e adoecimentos e garantindo que você se mantenha saudável para continuar trabalhando ao longo do tempo.

Quer saber quais são os principais EPIs para mecânico? Então, continue a leitura e descubra!

1. Máscara de proteção

Um dos principais EPIs para mecânicos, principalmente aqueles que trabalham com serviços de funilaria, é a máscara de proteção. Afinal, esse equipamento pode proteger olhos, nariz, boca e toda a cabeça do trabalhador, evitando sérios acidentes e lesões.

Porém, é importante que você saiba que existem diversos tipos de máscaras de proteção. Existem aquelas que são usadas apenas para a proteção das vias respiratórias — como é o caso das máscaras que se tornaram populares devido à pandemia de COVID-19. Elas protegem o trabalhador contra partículas que estão em suspensão e que são tóxicas e da contaminação em relação aos vírus e outros elementos.

É o caso, por exemplo, do aerossol de tintas, liberado em atividades como reparo de pintura automotiva. Além disso, também pode ser importante para a proteção contra a própria COVID-19, caso você trabalhe com uma grande equipe.

Porém, também existem máscaras mais complexas, que cobrem todo o rosto e, até mesmo, a cabeça do trabalhador. Esses equipamentos, geralmente, são usados para a proteção de quem trabalha com solda. Afinal, a atividade de soldagem envolve a liberação de faíscas e poeiras que são tóxicas para o ser humano.

2. Cremes e luvas para proteger as mãos

O mecânico lida com uma série de peças pontiagudas ou cortantes, que podem trazer lesões e gerar cortes para as mãos. Dessa forma, o uso de luvas de proteção é imprescindível para a realização de uma grande parte das atividades do seu dia a dia.

Porém, assim como existem diversos tipos de máscaras de proteção, também há diferentes tipos de luvas. Afinal, o corte não é o único risco para as mãos desse profissional, que também precisa lidar com a exposição às altas temperaturas, principalmente quando se fala no trabalho de soldagem, e às substâncias químicas, como é o caso de quem trabalha com pintura automotiva.

Portanto, também é importante ficar atento ao tipo de luva que você usará e sua indicação para a atividade que está realizando. Existem luvas específicas para a soldagem, por exemplo, que não são inflamáveis e ainda são resistentes à temperatura, evitando que o calor chegue até as suas mãos. Usar cremes após o trabalho, principalmente para quem trabalha com pintura, também pode ser importante de forma a evitar ressecamento devido ao uso de produtos químicos fortes.

3. Protetor de ouvidos

Já aconteceu de você chegar em casa extremamente cansado e estressado não apenas pela rotina de trabalho, mas principalmente devido à grande quantidade de ruídos da oficina mecânica? Pois saiba que essa situação gera não apenas estresse, mas diversos outros problemas para os trabalhadores.

É por isso que o protetor de ouvidos — também conhecido como protetor auricular — é um outro EPI importante para quem trabalha em oficinas mecânicas ou em funilarias. Afinal, ele reduz a quantidade de ruídos que chega até você, aumentando os níveis de conforto do dia a dia de trabalho.

Vale destacar que o tipo de protetor indicado para você depende dos níveis de ruídos da oficina. Dessa forma, é importante medir os ruídos de forma a adquirir os protetores adequados. Além disso, também é essencial buscar modelos confortáveis.

4. Óculos de segurança

Outro EPI para mecânicos que é essencial para a maioria das atividades desenvolvidas são os óculos de proteção. Afinal, esse equipamento é responsável por proteger os olhos contra faíscas resultantes da solda, além de evitar que peças ou resíduos atinjam os olhos dos trabalhadores, ocasionando graves lesões.

Dessa forma, é importante usar os óculos sempre que você for trabalhar em atividades que envolvam líquidos, como óleos ou tintas, ou poeiras e resíduos que podem ser liberados no ar. Além disso, pode ser interessante usar os óculos também em outras atividades nas quais exista o risco de que peças caiam ou sejam lançadas, evitando que isso atinja os seus olhos.

Aqui, vale ressaltar que esse é um item essencial para quem trabalha com solda, só sendo dispensado caso você utilize uma máscara de proteção que envolva, também, os olhos. Além disso, quem realiza polimento automotivo, processo no qual há liberação de resíduos no ar, também precisa usar os óculos de proteção adequados para evitar lesões nos olhos.

5. Calçados de segurança

Pense no chão da sua oficina mecânica e em todas as peças que estão presentes nesse local. Muitas delas podem atingir os seus pés ou de algum membro do seu time e gerar lesões, não é mesmo? É por isso que é tão importante investir em calçados de segurança como um EPI essencial para mecânicos.

Afinal, esses calçados evitam que você machuque os pés caso pise em algum objeto cortante, como pregos, parafusos ou peças de carro pontiagudas. Além disso, também vale ressaltar que eles são reforçados no caso de queda de objetos. Dessa forma, caso uma peça do carro caia nos seus pés, você também evita lesões mais graves quando usa os calçados adequados.

6. Avental de segurança

Por fim, um outro EPI importante para quem trabalha em oficinas mecânicas e funilarias é o avental de segurança. Ele protege o trabalhador em diversas situações, como, por exemplo, contra queimaduras ou cortes com peças que estão sendo manuseadas.

Para quem atua como funileiro, o avental de segurança é um item essencial. Afinal, você evita queimaduras tanto durante a solda quanto no manuseio de peças quentes. Também evita cortes ou perfurações quando estão transportando ou lidando com peças de carros. Dessa forma, o avental de segurança é um item essencial do seu dia a dia de trabalho, evitando acidentes e garantindo a sua saúde.

Com esse artigo, você descobriu quais são os principais EPIs para mecânico em oficinas e funilaria. Vale destacar que é essencial que você use os equipamentos adequados para evitar acidentes, lesões e adoecimentos ao longo do tempo, garantindo a sua saúde para continuar trabalhando. O mesmo vale para os colaboradores que atuam na sua oficina, sendo, inclusive, uma exigência legal que você forneça os EPIs adequados para esses profissionais.

A Norton Academy pode ser a sua grande aliada nesse aspecto. Afinal, oferecemos uma série de cursos que melhoram os seus conhecimentos sobre saúde e segurança no trabalho. Entre as nossas opções, confira os cursos de Segurança no Uso de Discos de Corte e Desbaste, Polimento Técnico, Setup e Proteção e Descontaminação, Mascaramento e Polimento de Farol e aprenda mais sobre o assunto!

Nova call to action

Comentários