Construção
15 de Outubro de 2021

Quais são os EPIs necessários para pintura? Descubra!

Criamos um post com tudo o que você precisa saber sobre o EPI para pintura. Acompanhe a leitura e descubra como se proteger de acidentes!

Tempo de leitura:

Hoje, queremos falar com você sobre os EPIs para pintura. Isso mesmo! No setor da construção civil, existem várias atividades que são frequentemente procuradas pelo público, como é o caso da pintura de estruturas que têm como foco renovar diferentes superfícies. 

Diante disso, você, como um profissional da área, deve sempre ficar de olho nos detalhes para oferecer um serviço de primeira. Entre os pontos que não podem ser descartados estão as ferramentas de pintura necessárias ao longo do processo.

Além de contar com bons pincéis e outros acessórios, é muito importante que o pintor esteja preparado com equipamentos de proteção, evitando qualquer dano físico ou acidente ao longo do trabalho.

Aliás, existem vários itens que podem e devem fazer parte do seu kit de pintura. Mas, afinal, quais são eles? Onde comprá-los? É o que veremos neste post. Acompanhe a leitura e descubra como garantir resultados ainda mais eficientes e longe de problemas!

O que são EPIs?

Também conhecidos como Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs são acessórios desenvolvidos especialmente para preservar fisicamente e individualmente o trabalhador. 

No Brasil, o uso desses itens se popularizou após o crescimento da indústria de base, que ocorreu durante a gestão de Getúlio Vargas. Inicialmente, grandes companhias, como a Vale do Rio Doce e a Siderúrgica Nacional, foram as que abraçaram a ideia rapidamente a fim de minimizar os riscos ocupacionais entre os operários. 

Assim, e mesmo com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), na década de 1940, o uso dos EPIs se tornou essencial apenas 35 anos depois com o surgimento das Normas Regulamentadoras de Segurança no Trabalho (NRs). 

Qual é a importância do uso de EPIs para a pintura? 

Na Segurança do Trabalho, os especialistas estudam os diferentes tipos de riscos que podem atingir os trabalhadores independentemente de suas áreas de atuação. 

No caso da pintura, foram identificadas tarefas que podem comprometer a integridade física do profissional, especialmente, quando há atividades de revitalização de fachadas. Existem também situações em que o pintor tem mais chances de inalar componentes químicos nocivos, fazendo com que o uso do EPI para pintura se torne ainda mais necessário.

Aliás, assim que investir nesses equipamentos, será possível se prevenir contra uma série de complicações. A seguir, contamos as principais delas:

  • o contato frequente com tintas e demais componentes químicos; 
  • inalação de vapor, pó, thinner e outros tipos de solventes; 
  • contato das mãos com produtos químicos; 
  • contato dos olhos com produtos químicos e poeira; 
  • queda de alturas elevadas.

Quais EPIs são necessários para pintura? 

Agora que você já entende a importância do EPI para pintura, chegou o momento de conhecer quais são os acessórios mais utilizados ao longo do dia a dia de trabalho. 

Para adiantar, selecionamos os principais e que, certamente, farão com que os seus serviços sejam ainda mais satisfatórios. Anote!

Óculos de segurança

Os óculos de segurança ajudam a cobrir toda a região dos olhos e até as suas laterais. Com isso, é possível impedir que diversas partículas de produtos passem por essa barreira e acabem causando complicações de saúde. 

São acessórios confortáveis e que também podem ser ajustados para não incomodar. Eles ainda ajudam a impedir o contato com a poeira e outros respingos de líquidos ao longo das atividades.

Capacete de segurança

Especialmente em tarefas realizadas na construção civil, o capacete de segurança não pode faltar. Ao usá-lo, você conseguirá se proteger contra a queda de objetos e tombos. Para acertar na escolha, invista em um modelo do tamanho adequado, que consiga cobrir toda a cabeça e que conte com uma tira para prender sob o queixo.

Luvas de proteção

Sem dúvida, as luvas de proteção não podem ficar fora da nossa lista de EPI para pintura. Nessa categoria, os modelos nitrílicos são os mais indicados, principalmente, por serem descartáveis. No dia a dia, esse acessório é ideal para impedir que o profissional fique com as mãos sujas de tinta.

Porém, nada de preocupação: outro benefício dessa versão é que ela não compromete o tato e, tampouco, o desempenho do pintor. Dessa forma, é a solução perfeita para que você se proteja e garanta o acabamento perfeito da pintura.

Máscara com respirador

Muitos serviços de pintura são realizados em ambientes fechados, ainda mais, em se tratando de reparos residenciais. Diante disso, o pintor corre mais riscos de inalar químicos e vapores vindo das tintas o que pode causar enjoos, náuseas, dores de cabeça e até alergias na pele e vias aéreas.

Assim, a recomendação é utilizar uma máscara com respirador. Graças a esse acessório, é possível filtrar inúmeras partículas, protegendo a área da boca e as mucosas do nariz. 

Atenção! Este EPI é indispensável durante a aplicação de tintas spray à base de solvente.

Como comprar EPIs de qualidade?

O EPI para pintura pode ser adquirido tanto pelo próprio pintor quanto pelo gestor de uma empresa. Durante esse processo, é necessário observar alguns pontos cruciais e que ajudarão a assegurar a boa qualidade dos acessórios. São eles: 

  • se o EPI se adequa às atividades que serão exercidas; 
  • se o fabricante do equipamento é de confiança;
  • se o produto é, de fato, resistente;
  • o valor dos acessórios;
  • o grau de proteção de cada item, entre outros.

E não acabou! Ainda é válido fazer uma boa pesquisa de mercado e só fazer a compra de marcas renomadas. Veja, por exemplo, se os equipamentos são confortáveis e podem ser usados sem incômodo o dia inteiro. 

Caso a ideia seja adquirir EPIs para a sua equipe inteira, considere levá-los até a empresa e verificar se todos os colaboradores se sentem à vontade para utilizar as peças escolhidas. Certamente, é um cuidado que renderá bons frutos para todos os envolvidos, além de ajudá-lo a oferecer um atendimento mais qualificado para o cliente!

Como vimos ao longo do post, usar o EPI para pintura é imprescindível. Lembre-se de sempre adquirir equipamentos de qualidade e com longa vida útil para que o seu investimento valha a pena. 

E então, gostou de descobrir mais sobre o assunto? Ainda não sabe onde adquirir os seus acessórios de trabalho? Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer o nosso portfólio de produtos. Será um prazer te ajudar!

Comentários