Construção
4 de Agosto de 2021

Quais são os estilos de pintura de parede mais procurados? Fique por dentro!

Você sabia que existem diversos estilos de pintura de parede? Neste post, contamos mais sobre eles e as suas recomendações. Acompanhe!

Tempo de leitura:

Os serviços de acabamento estão sendo muito procurados no momento. Afinal, eles podem ser acessíveis e conseguem renovar completamente um ambiente, ajudando também a transmitir a personalidade de um determinado projeto.

Logo, essa é a solução perfeita para quem deseja valorizar seu imóvel e lucrar mais na hora de uma venda ou locação. Por essa razão, é muito importante que os profissionais do ramo conheçam os principais estilos de pintura de parede e saibam como aplicá-los. 

Hoje, e diante da alta demanda dessa atividade, podemos contar com várias opções de tintas para repaginar as paredes de um espaço. Há, por exemplo, aquelas com efeito brilhoso, enquanto outras carregam uma proposta mais fosca. Em paralelo, há as pinturas com texturas, que normalmente utilizam outros tipos de produto para garantir resultados diferenciados e repletos de autenticidade. 

Diante disso, é bom se preparar. Antes de começar a anunciar os seus serviços por aí, o que acha de aprender mais a fundo sobre os estilos de pintura de parede e se destacar no setor? Para te ajudar, criamos este post completo. Nele, explicamos a importância de se atualizar e mostramos as principais tendências do momento. Não perca!

Qual a importância de aprender vários estilos de pintura?

A alta concorrência é um fator que tem dominado vários nichos do mercado. E com o de serviços gerais, isso não é diferente. Hoje em dia, não é raro encontrar bons profissionais que sabem pintar bem uma parede e provavelmente, você é um deles. 

No entanto, assim como acontece em outras ocupações, é sempre interessante contar com um diferencial — tanto no atendimento, quanto no serviço prestado. Quando adquirimos experiência ou habilidades exclusivas, conseguimos nos destacar no setor e, com isso, alcançar mais popularidade entre um público bem exigente.

Portanto, ao aprender vários estilos de pintura de parede, você conseguirá: 

  • diferenciar o seu trabalho; 
  • mostrar ainda mais talento ao longo de um projeto; 
  • se destacar no mercado; 
  • alcançar novos clientes que estão em busca de novidades; 
  • aumentar o seu lucro;
  • se tornar um especialista no ramo. 

Quais são os principais estilos de pintura de parede?

Um fato curioso é que o universo de decoração, reforma e construção está cada vez mais diversificado. Especialmente após o isolamento social, quando boa parte da população passou a viver mais tempo dentro de casa, foram surgindo diferentes estilos de pintura de parede. 

O objetivo é tornar os ambientes residenciais mais acolhedores, com personalidade e valorizados. Em contraponto, essas técnicas podem ser facilmente aplicadas em empreendimentos corporativos ou comerciais. Tudo dependerá do "gosto do freguês". 

Mas afinal, quais são as principais opções que se destacam? A seguir, explicamos mais sobre elas e apontamos suas características. Anote!

Pintura com texturas 

De uns tempos para cá, muitas pessoas passaram a desejar que as paredes de seus espaços tivessem um "quê" a mais. Foi aí que a textura começou a ser implementada nos projetos arquitetônicos, seja para diferenciar o visual de um dormitório, sala de estar, cozinha, área externa ou fachada

Basicamente, essa técnica utiliza uma massa de textura, que deve ser aplicada logo após o selante. De modo geral, a sua tonalidade é branca, mas também há a possibilidade de encontrar outras cores no mercado. Ao usá-la, será possível moldar desenhos em relevo, assim como formas geométricas, linhas verticais e horizontais. 

Em uma única parede 

Outro estilo de pintura muito procurado no momento é o da parede única. Como o nome já diz, a proposta é pintar somente uma parede de cor diferente das demais em um cômodo. Assim, o local fica bem mais interessante, com uma atmosfera despojada, mas sem exageros. 

Parede que serve como lousa 

Seguindo a mesma proposta acima, alguns moradores têm apostado na técnica da "parede lousa". Em resumo, a ideia é transformar uma determinada parede em lousa, servindo, assim, para a realização de anotações ou ilustrações diversas. 

O segredo é utilizar uma tinta específica para essa finalidade, como as versões em verde escuro ou preto bem fosco. Após a superfície ficar completamente seca em torno de 20 dias , a parede poderá ser utilizada como lousa. É uma ótima solução para quartos infantis, cozinhas, áreas gourmets e até escritórios.

Parede emborrachada

Com as famosas tintas emborrachadas, os moradores de um local podem aproveitar inúmeros benefícios. Diminuição da sensação térmica e melhora na acústica dos cômodos são bons exemplos disso. Fora tais detalhes, esse tipo de acabamento é bastante resistente, apresentando boa durabilidade e flexibilidade. Vale conhecer!

Tinta que pode ser lavada

Por fim, há também as tintas laváveis. Já ouviu falar nelas? São produtos muito resistentes e à prova d'água. Assim, sempre que o indivíduo sentir a necessidade, o local pode ser lavado, especialmente se a área estiver suja. 

Identificá-las no mercado também é simples. Basta analisar o rótulo das embalagens para garantir essa característica. Só não se esqueça de que as versões que tendem a ser laváveis são as brilhantes e acetinadas. As foscas, por sua vez, costumam apresentar manchas após o contato com a água. 

Como aprender mais estilos de pintura?

A boa notícia é que existem vários caminhos que podem ser seguidos por quem deseja aprender novos estilos de pintura de parede. Um deles é por meio da internet. Em diferentes plataformas online, como os blogs e os canais do YouTube, há diversos tutoriais e dicas exclusivas, contadas "de profissionais para profissionais".

Com elas, é possível descobrir não somente a fazer o acabamento perfeito, mas, também, a realizar a harmonização de cores e prevenir os erros mais comuns desse trabalho.

A recomendação é estar em constante aprendizado e, sempre que possível, fazer testes em superfícies que você tenha em sua própria casa. Com o tempo, o seu trabalho ficará aprimorado e você terá total confiança na hora de atender a um cliente. Vale a pena!

E então, após esse post completo você conseguiu aprender mais sobre os estilos de pintura de parede? Esperamos que sim! Agora, comece a colocar essas dicas em prática para surpreender os seus clientes. Temos certeza de que eles vão adorar! 

Se gostou do conteúdo e deseja se aprofundar no tema, assine já a nossa newsletter. Ao se cadastrar, você receberá dicas e informações exclusivas diretamente em sua caixa de e-mail. Nos vemos por lá!

Comentários