Construção
14 de Junho de 2022

Quais são os principais tipos de forros para casas?

Quer se especializar em forros para casas? Então, não perca as dicas que separamos neste post. Confira!

Tempo de leitura:

Na construção, para dar um acabamento perfeito ao teto, existem diferentes tipos de forros para casas, cada qual com materiais, características, formatos e processos de instalação diferentes. 

Por isso, para quem trabalha com obras, conhecer e se especializar nesse tipo de serviço, também pode ser uma excelente alternativa para complementar a renda, ou até mesmo, de ser a atividade principal da profissão. 

E para saber mais sobre o assunto, hoje a gente preparou este post com algumas dicas e sugestões sobre os principais tipos de forros para casa e suas diferenças. 

Vamos conferir? Boa leitura! 

Conheça os principais tipos de forros para casas

Como destacado, hoje há uma infinidade de opções de forros para casa e em diferentes tipos de materiais. 

Para conhecer um pouco melhor quais são os mais convencionais, nós preparamos a lista a seguir. 

Forro de PVC 

Fácil de instalar, leve e muito flexível, os forros de PVC apresentam inúmeras vantagens para a construção, já que oferecem excelente resistência ao tempo, variedade de cores e modelos (alguns imitando madeira, inclusive), facilidade para limpeza e um acabamento impecável. 

Sua instalação se dá no mesmo padrão que os demais materiais, no qual se aplica primeiramente uma estrutura de ferro ou alumínio presa nas paredes, que devem ser bem fixadas com estirantes e réguas para não soltem com facilidade.

Aliás, há muitos casos de "profissionais" não muito capacitados que se descuidam desses detalhes e, consequentemente, a estrutura pode apresentar fragilidades ao longo do tempo.

Forro de madeira 

Outra alternativa entre os forros para casa é a madeira, material que permite dar um acabamento mais rústico e bonito ao ambiente, podendo seguir o mesmo padrão de tonalidade e estilo que outros detalhes, como rodapés, portas, pisos etc. 

Hoje, também já é possível encontrar tábuas pré-fabricadas desse material, devidamente lixadas, com medidas exatas e encaixes para as outras peças. 

Forro de isopor 

Outra tendência entre forros para casa são as placas de isopor, um material de grande capacidade térmica e acústica, e que também permite uma instalação rápida, fácil e limpa. 

Talvez, nesse caso, a desvantagem fique na aparência, já que a estrutura de ferro fica visível em algumas partes e o estilo remete mais a um ambiente comercial, mas nada impede de ser aplicado em residências também. 

As placas são vendidas prontas e a instalação se faz por meio de uma estrutura metálica presa às paredes e ao teto, permitindo encaixar placa por placa depois. 

Forro de gesso drywall

Por fim, uma alternativa muito comum entre os forros para casa é o chamado gesso drywall, que proporciona um acabamento impecável, leve e muito sofisticado ao ambiente. 

Entre os principais diferenciais desse tipo de forro, vale destacar a cobertura completa do teto sem demonstrar nenhuma parte da estrutura ou de espaços abertos, além da possibilidade de personalizar com detalhes, luminárias etc. 

É possível, por exemplo, rebaixar, adaptar decorações com sanca aberta ou fechada, ripados com iluminação, entre outras opções.

Em resumo, essas são apenas algumas dicas básicas sobre os principais tipos de forros, suas características e algumas diferenças nas estruturas e instalação. E como mencionamos, investir nessa ideia e se especializar no serviço, pode ser uma excelente alternativa de ganhos e de mais trabalho. Fica a dica! 

Curtiu? Quer mais dicas como essas? Então, aproveite para se inscrever gratuitamente na nossa newsletter para receber conteúdos diretamente em seu e-mail!

Comentários