Industrial
19 de Janeiro de 2023

A importância do lixamento em processos industriais e suas diferentes aplicações

Quer saber mais sobre como podemos escolher o abrasivo ideal para seu processo de lixamento? Confira!

Tempo de leitura:

 Por Davilson Fonseca, Engenheiro de Produtos e Aplicações

Os abrasivos revestidos, mais conhecidos como lixas, são ferramentas de corte largamente empregadas nos mais variados tipos de indústria e aplicações, executando desde o trabalho de desbaste até o de polimento. Além disso as lixas eliminam imperfeições, contaminantes, brilho e facilitam a aderência de produtos como tintas e vernizes entre demãos, permitindo um acabamento ideal. É a ferramenta certa para polir, nivelar, corrigir e uniformizar superfícies novas ou restauradas.

Quer saber mais sobre a importância das lixas e as suas aplicações? Então, prossiga a leitura e fique por dentro deste grande mundo industrial!

Lixas na Indústria Automotiva

Os abrasivos da Linha Automotiva possuem uma grande abrangência, pois contam com lixas especificas desde o processo inicial durante a concepção de carrocerias nas etapas da estamparia e união de painéis, neste caso encontramos lixas de maior robustez de construção contando com costados de fibras ou tecido poliéster combinando com grãos abrasivos grossos e médios em formatos de cintas, discos e folhas determinados a obter a maior remoção horária em menor tempo.

No processo de preparação de superfícies é possível encontrar lixas construídas em papel leve e/ou tecidos com grãos médios e finos em formatos de folhas manuais e discos que muitas vezes são projetados com furos de aspiração para obter maior qualidade de lixamento e limpeza do ambiente e local de trabalho através da utilização de centrais de aspiração. Também pode ser encontrado formatos menos comuns como, cintas estreitas “file belt”, discos flap, mini flap, rodas ou formatos especiais para atender qualquer região de difícil acesso para o lixamento ex.: Quadro de Portas. Enfim ao final da linha é hora de deixar a carroceria impecável! Após as etapas de pintura e aplicação de verniz é realizado o processo de polimento onde o objetivo principal é eliminar qualquer pequeno defeito proveniente das etapas anteriores, que neste caso pode ser usado lixas construídas em papel leve, filme polyester e tecidos com grãos microfinos (3, 5 e 9µm) em formatos de folhas manuais e discos.

Imagem2Foto: Divulgação/Internet

Lixas na Indústria de Fundições e Autopeças

Na indústria de autopeças e fundições podem ser encontrados muitos processos em que é utilizado ferramentas de abrasão, desde a formação dos moldes para fundição das peças até os processos de polimento. As lixas de granulometrias grossas a partir do P24 até P60, fabricadas em costados de tecido algodão/poliéster ou fibras podemos encontrar facilmente em fundições nas operações de rebarbação de canais de alimentação de metais, após o processo de desmoldagem da peça ou na uniformização de produtos forjados, facilitando o trabalho dos processos posteriores. Nas fundições também pode-se encontrar lixas de granulometrias médias e finas P80 à P320 e polimento P360 à P3000 com costados de papel ou filme poliéster nas operações chamadas de preparação de amostras metalográficas, local onde é retirada parte do material fundido da peça e preparado para o laboratório metalográfico realizar os ensaios mecânicos e análises de composição química.

Em indústrias de autopeças pode ser encontrado lixas durante as etapas de uniformização e acabamento, mas geralmente torna-se necessária uma operação suplementar de acabamento fino, como o processo de lapidação e superfinish. O objetivo desta operação suplementar é reduzir os efeitos negativos dos defeitos superficiais da peça causados pelas etapas anteriores atendendo rugosidades, circularidades e linearidades que podem ser aplicáveis em peças como: Eixo Comando de Válvulas, Eixo Carretel, Virabrequim, roletes, calandras e cilindros. Operações de lapidação e superfinish com lixas são fundamentais na indústria de autopeças pois garante a estabilidade motora, gerando menor atrito e consequentemente, menores taxas de ruído e desgaste das peças.

Imagem4Foto: Divulgação/Internet

Lixas na Indústria de Metal Mecânica

Indústrias de metal mecânica são classificadas como Caldeirarias, Estaleiros, Óleo & Gás e Metalurgia em Geral, nestas operações podemos facilmente encontrar produtos abrasivos e que em grande parte são dominados pelas lixas.

As lixas estão presentes em todo processo da indústria de metal mecânica uma caldeiraria por exemplo necessita de discos com costado de fibra ou flap disc em grãos P24 à P50 para preparação das partes metálicas que posteriormente serão unidas através de soldagem. Durante as etapas de nivelamento de superfícies soldadas é encontrado na maioria das operações o uso de discos com costado de fibra P24 à P80 devido à maior velocidade de lixamento e menor pressão de contato, onde contribui também para redução de fadiga dos operadores. Na etapa de finalização da superfície ou acabamento superficial é aplicável o uso de lixas em discos com costado de fibra, flap disc, rodas, cintas e especialidades dependendo do tipo da peça confeccionada e do nível de acabamento desejado. A indústria metal mecânica é composta por operações manuais através de equipamentos elétricos ou pneumáticos exigindo grande atenção dos operadores e respeito à diretrizes e normas de segurança no manuseio dos equipamentos. Para aprender mais sobre segurança no uso de ferramentas abrasivas, a Norton oferece conteúdos gratuitos na plataforma Norton Academy como o curso de Noções básicas sobre ferramentas abrasivas.

Imagem5

Foto: Divulgação/Internet

Lixas na Indústria de Móveis

O primeiro passo para obter uma boa pintura ou envernizamento da madeira é o lixamento. Ele influencia diretamente no resultado do móvel ou objeto de madeira. Se não for feito um lixamento adequado, com certeza, o acabamento não ficará conforme o esperado, isto é, muito aquém da qualidade que o comprador final espera. O objetivo do lixamento é eliminar os danos causados na madeira durante o seu processo de obtenção em diversos formatos, e com isso permitindo nivelar e alisar a superfície, proporcionando uma condição ideal para a aplicação de produtos químicos como seladores e vernizes.

Qual sequência granulométrica deve ser utilizada?

A granulometria da primeira etapa de lixamento deve ser escolhida através de algumas observações como: tipo de madeira, formato da peça e equipamento que se utiliza para lixar. As granulometrias seguintes devem ser progressivas e nunca ultrapassar duas faixas granulométricas em relação à da lixa anterior. Exemplo de seqüência granulométrica: P100 - P150 - P220 - P280 - P360. Esse procedimento é muito importante, pois elimina os riscos causados pelas lixas de maior abrasividade, os quais ficam evidentes no processo posterior ao lixamento onde seladores ou vernizes são aplicados, prejudicando o aspecto do móvel. Durante aplicação devemos trabalhar sempre no sentido do veio da madeira para não provocarmos ranhuras na superfície. Na indústria moveleira existem várias maneiras de efetuar o lixamento da madeira, que podem ser operadas manualmente com lixadeira de cinta estreita, mecanizadas e automatizadas com lixadeira de cinta larga. Com qualquer um dos sistemas, devemos tomar cuidado ao lixarmos superfícies curvas para não deformarmos a peça. Imagem6

Foto: Divulgação/Internet

As lixas fazem parte de outros inúmeros mercados industriais como, beneficiamento industrial de Alimentos, processos de acabamento do couro na indústria de curtumes, processos do desbaste ao polimento de pedras preciosas e muito mais!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância do lixamento em processos industriais e suas diferentes aplicações, sempre tenha em mãos os melhores produtos alinhados ao tipo de trabalho a ser executado, isso garante melhor qualidade de serviço, tempo de execução, custos de processo e além de tudo bem-estar e conforto para os seus empregados.

Gostou do conteúdo apresentado? Então, não perca tempo e aproveite para conhecer mais sobre nossos produtos em nosso site e baixe nosso catalogo digital de produtos clicando neste link.

Comentários