Automotivo
25 de setembro de 2019

O passo a passo para contratar um novo colaborador para minha funilaria/oficina

Precisando de ajuda na seleção de novos funcionários para a sua oficina ou funilaria? Neste post, listamos um passo a passo para ajudar você. Clique aqui!

Tempo de leitura:

Contratar bons profissionais é o primeiro passo para quem deseja ter uma oficina ou funilaria de sucesso. Afinal, eles lidam diretamente com os serviços e o atendimento que você presta para os seus clientes.

É por isso que, durante a seleção de funcionário, não é apenas o conhecimento técnico ou a experiência que devem ser levados em conta. Mas também pontos importantes como as referências, as indicações e o perfil pessoal.

E você, já sabe como fazer a seleção de novos funcionários? A seguir, descubra como contratar um novo colaborador de maneira eficiente!

Como fazer a seleção de novos funcionários para oficinas e funilarias?

Cada oficina ou funilaria tem um perfil único e suas próprias exigências. Mas há algumas dicas que são válidas para acertar na contratação de novos funcionários, sejam funileiros, preparadores, pintores, polidores, auxiliares, recepcionistas, entre outros.

Leve todos esses pontos em consideração ao fazer a seleção de novos funcionários e garanta os melhores talentos para a sua equipe:

1) Estabeleça o perfil desejado

Não importa qual seja o cargo. Antes de qualquer coisa, é necessário saber qual o perfil de pessoa que você deseja contratar.

Para isso, é preciso ter em mente o nível de qualificação almejado, as atividades a serem realizadas pelo profissional, a capacidade necessária de trabalhar em equipe, o desejo de crescer na empresa, entre outras questões que se alinhem com o objetivo da empresa.

Utilize esses requisitos para fazer as melhores escolhas na seleção de funcionário. E não se esqueça de deixá-los claros ao divulgar a sua vaga!

2) Busque por referências

Mesmo depois de encontrar um profissional com ótimo currículo e a experiência que você deseja, é preciso ter cautela e se certificar de que a sua contratação realmente será efetiva.

A melhor maneira de fazer isso é procurando por mais informações após a entrevista. O que pode ser feito com um simples telefonema, para um dos locais em que o seu candidato já tenha trabalhado. É neste bate papo com o dono da antiga oficina onde seu candidato trabalhava que será o seu termômetro, não deixe de perguntar sobre o dia a dia, o convívio com os colegas de trabalho, e o comprometimento de seu candidato.

Este é o caminho mais confiável e você evita surpresas indesejadas ao longo da seleção de novos funcionários.

 

Nova call to action

3) Faça testes de conhecimento

Mais uma forma de garantir de que experiências apontadas nos currículos sejam sinônimas de boas contratações é realizando testes durante a seleção de funcionário.

Optar por um determinado colaborador sem nem ver o seu trabalho é como contratar às cegas. Por isso, faça uma pré-seleção e teste a prática daqueles que têm mais chances.

Por meio de questionários, perguntas básicas ou até atividades rápidas junto à equipe, a seleção de novos funcionários pode ser ainda mais eficiente.

Você ainda pode fazer um teste de habilidade e colocar seu candidato para um teste de mãos na massa! Que tal colocar seu candidato para lixar massa, aplicar verniz, pintar uma peça ou que desejar. Adicione produtos de tecnologia e veja se o candidato conhece os procedimentos para fazer um polimento com produtos tecnológicos, sabe operar a lixadeira roto orbital e etc...

Outro ponto que vale à pena ser analisado é a qualificação e o histórico de cursos ou treinamentos realizados. Lembre-se que para garantir produtividade com qualidade é importante que o profissional esteja sempre alinhado com as novas tendências do mercado de funilaria e pintura. E por falar em tendências, você já acompanhou este blog post? Nele falamos sobre as tendências do mercado de reparação automotiva.

4) Determine um período de experiência

Para realizar um bom trabalho dentro de uma empresa, um dos pontos mais importantes é já estar familiarizado com ela.

A grande rotatividade de profissionais, portanto, pode ser um dos maiores desafios para as oficinas e funilarias que querem prestar um atendimento de excelência. E as dicas dadas nesse artigo servem justamente para evitá-las!

Apesar disso, mesmo uma boa seleção de funcionário pode falhar e trazer colaboradores pouco alinhados ou sem estímulo em relação à sua empresa.

Para se certificar de que a adaptação interna será boa e que há proatividade, interesse e cooperação com a equipe - além de um bom atendimento junto aos clientes, a melhor escolha é estabelecer um período de teste antes da contratação efetiva.

Assim, durante certo tempo, você se certifica de que a seleção de novos funcionários foi realmente assertiva. Ou, então, evita todos os gastos e a burocracia, caso seja necessária uma substituição.

colaborador

Ofereça um bom salário e ambiente

Todo mundo sabe que a maior motivação do profissional é ganhar um bom salário. Afinal, por mais que outras questões também sejam importantes, é ele que garante estabilidade e boas condições de vida.

Com isso em mente, a oficina ou funilaria que deseja fazer uma contratação eficiente deve oferecer uma remuneração adequada para a função.

Apesar disso, outras questões também são cada vez mais valorizadas. Como o ambiente, a relação com o patrão, o perfil da equipe, a capacidade de evoluir na empresa e a flexibilidade do trabalho.

Se você está pensando em contratar um novo colaborador para sua oficina, certamente você gostará deste artigo, onde apresentamos nossas dicas para ampliar sua oficina de funilaria ou ampliar seus serviços.

Atualmente, é bastante comum encontrar profissionais que não priorizam sempre os salários maiores. Na hora de analisar uma vaga, eles analisam também o clima do local onde irão trabalhar, sendo assim o perfil de como as relações em seu negócio acontecem, contam bastante na hora da seleção.

E você, já sabe agora como contratar sem errar na seleção de funcionário? Acompanhe outros temas importantes para a sua oficina ou funilaria em nosso blog.

Comentários

Assine a newsletter