Automotivo
11 de Julho de 2019

Passo a Passo de Como Organizar o Estoque e Compras da Sua Oficina

Uma gestão de oficina nota 10 exige alguns cuidados fundamentais. Confira nosso passo a passo de Como Organizar o Estoque e Compras de sua oficina!

Tempo de leitura:

Garantir uma boa gestão empresarial, gestão financeira ou gestão de estoque em uma oficina ou funilaria é uma missão cada vez mais importante para quem deseja fazer sucesso nesse ramo.

Uma gestão de oficina nota 10, porém, exige alguns cuidados fundamentais!

A seguir, conheça o passo a passo para lidar com esse desafio e descubra como garantir o melhor padrão de organização para as compras e para o estoque da sua oficina! Vamos lá?

Quais os principais meios de realizar a gestão empresarial em sua funilaria e oficina?

O meio de controle mais simples e antigo para gestão de oficina é o manual. Porém, hoje em dia, ele deve ser restrito apenas às pequenas empresas. Afinal, organizar tudo manualmente é algo muito complicado, além de ser um modelo de gestão das antigas!

Todavia, mesmo nesse modelo, é preciso ter o mínimo de controle, fiscalizando notas fiscais de compras de peças e realizando anotações básicas sobre o estoque.

As planilhas de controle, por sua vez, feitas em programas comuns como o Excel ou o Calc, são indicadas para a gestão empresarial de qualquer funilaria ou oficina média que conte com um gestor capaz de elaborar e alimentar um documento simples, objetivo e autoexplicativo para toda a equipe.

Por fim, em grandes oficinas, sistemas informatizados de gestão já são utilizados, permitindo um controle completo e integrado entre todos os setores da empresa - que não só facilitam a gestão das entradas e saídas financeiras e de estoque, como também proporcionam uma visão melhor do negócio para seus gestores.

Como tornar a gestão financeira e a gestão de estoque mais eficiente?

Depois de encontrar o melhor sistema de gestão para a realidade da sua empresa, é hora de garantir um controle realmente eficiente do seu estoque e das suas operações financeiras! É aquela coisa: ninguém quer fechar o mês no vermelho, né?

Para alcançar esse objetivo, confira as dicas a seguir!

Avise seus colaboradores sobre a importância da organização da empresa

Não adianta estabelecer uma organização bem elaborada se todo o pessoal envolvido não estiver interessado em sua manutenção. Portanto, avise seus camaradas e mãos à obra!

Além de separar funções e treinar seus funcionários, procure esclarecer a importância de manter os controles sempre atualizados e a importância do papel de cada colaborador nessa missão.

Faça a contagem de seus produtos no estoque

Fazer sempre a contagem dos produtos que você utiliza no dia a dia é importante para o seu controle interno - pois permite uma comparação entre o que está de fato no estoque físico com o que está registrado na contabilidade.

De nada adianta realizar diversos serviços de pintura ao longo da semana, por exemplo, se no final você não sabe a quantidade de lixas, verniz, massa, entre outros itens que foram utilizados.

Ter esse tipo de cuidado é fundamental na hora que você for fechar o caixa do mês e garantir que não terá surpresas desagradáveis, como fechar o caixa no vermelho.

 

Nova call to action

Tenha os fluxos de entrada e saída sob controle

Além de possuir um levantamento completo de todos os itens utilizados em sua oficina, é preciso também realizar um controle para saber quais são aqueles mais utilizados durante os serviços e que precisam sempre de reposição.

Identificando aquelas opções que precisam de novas aquisições semanais, mensais, bimestrais, etc., fica mais fácil manter as compras em dia - evitando que faltem ferramentas para o seu trabalho e que você tenha que fazer negócios emergenciais (que geralmente são mais caros) ou possíveis problemas de prazo.

Para facilitar esse tipo de controle, também é possível investir em bons softwares ou, até mesmo, planilhas de gestão empresarial, que permitem monitorar as entradas do estoque, sua adequação com as notas, a frequência das aquisições, entre outros pontos importantes que permitem um melhor controle do negócio.

Investir em cursos de gestão para a sua equipe também pode ser uma boa alternativa nesse sentido. Além de excelentes opções disponíveis na internet, também existem opções de incentivo empresarial como o Sebrae, que podem auxiliar os profissionais em sua constante capacitação!

Crie um bom relacionamento com seus fornecedores

Um bom controle de estoque passa por uma boa relação com os fornecedores. Afinal, são eles quem podem negociar as quantidades que você precisa pelos valores e prazos que mais forem convenientes. Ou seja, tenha seus fornecedores no lado esquerdo do peito!

Muito além de encontrar boas parcerias no mercado, procure por negócios dispostos a atender conforme à sua rotatividade de produtos e a garantir boas condições de desconto.

As próprias planilhas de gestão que mencionamos no início do texto podem contar com opções que incluam os fornecedores e garantam um melhor controle do seu trabalho - garantindo vantagens tanto para quem precisa de novos materiais insumos, tanto para quem os vende!

Quer saber ainda mais sobre a gestão de oficinas?

Você gostou de saber mais sobre como garantir uma gestão de oficina ou de funilaria eficiente? Quer receber mais novidades sobre o assunto? Então, continue acompanhando o nosso conteúdo exclusivo para ter as melhores dicas em gestão empresarial, gestão de estoque e gestão financeira no ramo!

Comentários

Assine a newsletter