Construção
22 de Outubro de 2021

Confira as 7 principais patologias em pinturas e saiba como evitar!

Veja quais são as 7 principais patologias na pintura e o que você deve fazer para evitar o surgimento de cada uma delas!

Tempo de leitura:

As patologias em pinturas são modificações indesejáveis que comprometem o trabalho feito sobre uma superfície, que podem prejudicar a sua imagem enquanto profissional ainda levar ao retrabalho. Por isso, conhecer esses problemas e saber como preveni-los é fundamental para quem trabalha na área.

Ter os cuidados necessários é importante não apenas pensando na questão estética, mas também na proteção, que é uma das finalidades da pintura. Ela ajuda a preservar a superfície contra a umidade, fungos, oxidação e outros agentes considerados nocivos aos mais diversos materiais.

Quer saber mais sobre as patologias em pinturas? Selecionamos as 7 principais e ainda trouxemos dicas sobre as causas, para que você saiba como evitar esse tipo de problema. Confira!

1. Eflorescência

A eflorescência pode ser notada quando surgem aqueles pontos esbranquiçados na superfície pintada. A causa é a aplicação sobre o reboco ainda úmido, pois essa umidade libera vapor e o acúmulo de substâncias alcalinas na parede, gerando essas manchas.

2. Saponificação

Essa é outra patologia, mas que está diretamente ligada ao modo como a eflorescência é tratada. Pode ser considerada como agravamento da eflorescência, sendo percebida pelo aspecto pegajoso nas mencionadas manchas, o que retarda e prejudica o processo de secagem das tintas de acabamento.

3. Mofo

O mofo é formado por micro-organismos que se espalham sobre a superfície, provocam cheiro forte e podem ser um gatilho para crises alérgicas. Ele costuma ser causado por dois problemas que geralmente estão associados, que são: a presença de umidade no ambiente e a pouca ventilação.

Se a umidade for um problema irremediável, o ideal é que seja usada tinta antimofo, porém, é também é importante fazer a limpeza da superfície usando solução de Hipoclorito de Sódio e água, na proporção de 1:1 — 1 parte de Cloro para 1 parte de água. É só aguardar agir por 10 minutos e enxaguar com água limpa.

Após a secagem completa da superfície, proceda com a pintura. Melhorar a ventilação do ambiente também pode prestar uma ajuda significativa, ainda que de forma artificial, com a instalação de ventiladores e ar-condicionado.

4. Bolhas

Esse problema está ligado principalmente à preparação da superfície, que pode estar empoeirada ou com a presença de oleosidade. O problema pode ser evitado com o lixamento, cura adequada da superfície e eliminação de focos de umidade, sempre com uma limpeza cuidadosa antes da aplicação da tinta.

5. Enrugamento

O enrugamento tem como causas a aceleração da secagem superficial e a aplicação de camadas muito espessas. Nesse caso, a solução do problema pode ser o uso de solventes menos voláteis e também a diminuição da espessura da camada de tinta, respeitando os intervalos entre uma aplicação e outra.

6. Cratera

Essas são erosões que surgem na pintura de paredes quando a tinta é aplicada com a presença de óleo ou outros materiais viscosos na superfície, bem como água. Outra possível causa é a diluição em produtos não recomendados, como querosene ou gasolina.

7. Descascamento de alvenaria

Assim como a maioria dos problemas aqui apresentados, esse tem a ver com a preparação inadequada da superfície. O descascamento é causado pela presença de elementos soltos, como poeira, gordura ou umidade, e outros agentes que causam reação entre a tinta e a superfície.

Criar um bom portfólio de pintura que demonstre a qualidade do seu trabalho e o torne atraente para novos clientes passa por uma boa qualificação e conhecimento. Assim, esses problemas não ameaçarão a sua evolução profissional. Por isso, saber quais as principais patologias em pinturas, suas causas e soluções é algo indispensável para quem quer se garantir no mercado.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais, pois, com toda certeza, ele será útil para seus colegas de profissão e até mesmo clientes!

Comentários