Construção
25 de Outubro de 2021

Afinal, como pintar portão de ferro? Entenda!

Pintura em portão de ferro: saiba todos os cuidados e preparos necessários para entregar um serviço de qualidade. Leia o post!

Tempo de leitura:

Para saber como pintar portão de ferro e entregar um serviço de qualidade, bonito e durável para o seu cliente é preciso lembrar — antes de tudo — que há materiais e produtos específicos para esse tipo de aplicação.

Por isso, não dá para adaptar ou querer aproveitar os mesmos materiais usados na pintura de parede, por exemplo, e esperar o mesmo resultado em uma superfície de ferro. 

Pra saber tudo direitinho e realmente caprichar no serviço, a gente vai adiantar alguns dicas básicas e conselhos úteis sobre como pintar portão de ferro da forma certa e com garantias de satisfação do cliente. Então, bora lá!

Quais são os materiais para pintar portão de ferro? 

Da mesma forma que se deve saber como preparar a parede para a pintura, uma superfície de ferro também deve ser cuidada antes de receber a tinta. E para isso é importante lixar, remover resquícios de tintas antigas, ferrugens, oxidações, excessos de soldas e outros elementos.

Entre inúmeros abrasivos e produtos químicos para esses fins, podemos destacar aqueles realmente essenciais para preparar o ferro antes da tinta. São eles: 

  • lixas para ferro (recomenda-se uma de maior granulação para a remoção de imperfeições e uma de menor grão para acabamento final);
  • escova de aço;
  • espátula;
  • solventes ou outros produtos químicos;
  • acessórios para pintura (rolos, pincéis, bandejas etc.);
  • tintas específicas para ferro (Recomenda-se a aplicação de um Fundo Antiferrugem, e após isso, uma tinta esmalte ou epóxi como acabamento).

Quais são as melhores práticas para pintura de portão de ferro? 

Para pintar ferro, é sempre indicado levar alguns fatores e cuidados especiais em consideração antes de começar o trabalho. Afinal, esse tipo de superfície conta com características muito específicas, como rápida oxidação e fácil absorção de temperaturas.

Logo, as dicas essenciais de como pintar portão de ferro sem dificuldades seriam as seguintes:

  • prefira dias secos;
  • use sempre lixas próprias para ferro para melhor resultado e acabamento;
  • lixe a superfície antes, mesmo que esteja em boas condições;
  • limpe e retire todo o pó do lixamento antes de aplicar a tinta; 
  • use produtos antiferrugem e que aumentem a proteção da superfície contra o tempo.

Qual é a importância da tinta ao pintar portões de ferro? 

Como bem destacamos, além das lixas e abrasivos para ferro, a escolha da tinta é fundamental para pintar esse tipo de superfície. Em geral, as melhores tintas para superfícies de ferro são os esmaltes sintéticos ou tintas Epóxi, pois possuem maior poder de aderência na superfície e oferecem uma maior proteção e melhor acabamento.

Há tintas para ferro à base de água e outras à base de solventes. Ambas são aplicáveis em portões de ferro, variando apenas a intensidade do cheiro e o tempo de secagem. É importante ressaltar que os esmaltes e epóxi a base água oferecem alta durabilidade com baixo odor durante a aplicação e secam em 30 minutos ao toque. Já os base solvente oferecem a mesma durabilidade, porém possuem odor residual e o processo de secagem é mais longo. Além disso, há variedades imensas de tonalidades dessas tintas, possibilitando uma harmonização de cores e estilos, conforme as necessidades do cliente.

Essas são as dicas básicas sobre como pintar portão de ferro da maneira correta e garantir um serviço de mais qualidade e durabilidade ao seu cliente. Sabendo disso, vale reforçar que a escolha dos abrasivos e dos produtos não influencia apenas no resultado final de seu trabalho, mas também significa menos custo, tempo e esforço na pintura.

Gostou das dicas? Quer saber mais detalhes sobre produtos, lixas e equipamentos para pintura de ferro? Então, confira a loja da Norton mais próxima de você e se informe com um especialista.

Comentários