Construção
13 de Janeiro de 2022

Como evitar as microfissuras, fissuras, trincas e rachaduras na parede na construção civil?

Quer evitar problemas na sua obra? Saiba quais são as causas de rachaduras nas paredes e como evitá-las!

Tempo de leitura:

As construções civis são projetadas para durarem por décadas e até mesmo séculos, desde que realizada a manutenção periódica da edificação. Nem sempre esse trabalho será simples, pois rachaduras na parede exigem uma intervenção mais drástica, que pode colocar a casa toda em obras por um longo período. A umidade é outro fator que deve ser considerado, pois, representa outro grande problema para as estruturas de alvenaria.

Para evitar que isso aconteça, é interessante que projeto inicial da construção considere o eventual aparecimento desse problema. Antes mesmo de ser colocado o primeiro tijolo, todo um trabalho de planejamento deve ter sido feito, pra que falhas no terreno ou na execução não condenem a construção. O projeto também deve facilitar a realização da manutenção ao longo dos anos, dessa forma os consertos ficam menos onerosos e o imóvel preservará suas boas condições.

Quer saber mais sobre as rachaduras na parede e como evitá-las? Separamos as principais dicas para que esse problema não aconteça na sua obra. Confira!

Faça um estudo de solo

Conhecer o terreno onde será feita a construção é a primeira recomendação para evitar as trincas na parede. Alguns lotes são instáveis, e isso pode gerar problemas, como o recalque da edificação, que é o rebaixamento em determinados pontos em razão da diferença no adensamento do solo.

Com o rebaixamento surgem as rachaduras na parede, pois a estrutura da construção se moverá em busca de um novo encaixe. Trata-se de um problema bastante comum, que costuma ser remediado com as vergas e contravergas nas aberturas, mas quando há o agravamento nessas rachaduras, é bom ligar o sinal de alerta.

A correção do problema deve ser feita rapidamente, com a identificação da causa do problema e o reforço da estrutura, bem como a selagem das fissuras. Tais pontos costumam facilitar a infiltração de água nas paredes, o que traz consequências bastante ruins para a pintura de paredes e para a própria edificação. Por isso, o reparo deve ser feito o quanto antes.

Escolha bem os materiais que serão utilizados

Quem gasta errado, geralmente, gasta duas vezes, pois a economia em muitos casos costuma sair caro, ainda mais na construção civil. Como mencionado, as edificações são feitas para durarem por muito tempo, sendo que a escolha dos materiais é uma das mais importantes para que isso se torne realidade.

Nas lojas há uma grande variedade de produtos, marcas e preços. Ponderar entre a qualidade e o preço é uma tarefa mais que recomendável. Entre o seguro e o duvidoso, escolha sempre o primeiro, mas não deixe de participar de fóruns sobre o setor para conhecer a experiência de outras pessoas com determinados produtos.

Molhe a superfície

Quem já tem certa experiência na construção civil sabe que a argamassa só deve ser aplicada após molhar a superfície em que ela será colocada. O trabalho de preparar a parede também vale para as áreas concretadas, pois durante a secagem o cimento deve ser molhado em benefício do seu processo de cura, assim ele ganhará resistência e estabilidade.

Não se esqueça das juntas de dilatação

Materiais como o cimento e a argamassa se comportam de diferentes maneiras em razão da variação térmica e da umidade. Eles costumam se dilatar em determinadas condições, e esse aumento no volume pode gerar microfissuras, fissuras e até trincas/rachaduras na parede quando não são feitas as juntas de dilatação, que são riscos feitos de forma espaçada para que essa movimentação seja absorvida.

Segundo a norma de impermeabilização (NBR 9575:2003), as microfissuras têm abertura inferior a 0,05 mm. As aberturas com até 0,5 mm são chamadas de fissuras e, por fim, as maiores de 0,5 mm e menores de 1,0 mm são chamadas de trincas ou rachaduras.

O cuidado com a obra deve incidir sobre todas as fases, da fundação ao acabamento, assim como nas manutenções periódicas. As rachaduras na parede devem ser evitadas ao máximo, o que exige trabalho, mas que será recompensado pela qualidade da construção.

Gostou dessas dicas? Saiba mais sobre o orçamento de pintura e descubra como precificar o seu trabalho para a sua clientela!

Comentários