Automotivo
29 de Novembro de 2021

Como é o processo de repintura automotiva? Descubra!

Repintura automotiva: tudo o que você precisa saber para entregar um trabalho impecável. Acesse e confira!

Tempo de leitura:

A repintura automotiva é um procedimento de reparação da pintura original de um veículo. Ela pode ser realizada por várias razões e o ideal é que sempre seja feita por um profissional com conhecimento no assunto.

Há muitas dúvidas a respeito da repintura automotiva, pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo especial, com o suporte do consultor técnico responsável pelo Centro de Treinamento ATC na Akzonobel, Mateus Mendes.

No decorrer deste artigo você vai entender o que é e como funciona o processo de repintura automotiva e a diferença em relação à pintura original. Ainda, vai conhecer mais sobre o processo de polimento e as principais vantagens da repintura automotiva. Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra!

O que é repintura automotiva?

A repintura automotiva pode ser conceituada como um processo por meio do qual se faz a reparação da pintura original de um veículo. Entretanto, é importante saber que ela vai muito além da aplicação de tinta em uma área de desgaste, essa é apenas uma das etapas do longo processo que envolve uma repintura — falaremos mais sobre esses processos, adiante.

O procedimento é indicado principalmente quando acontece algum dano na lataria do veículo que afeta a pintura.

Alguns pequenos arranhões podem ser reparados com processo de polimento e pequenos amassados, com a técnica de martelinho de ouro. Quando não é possível reparar por essas técnicas, é necessário fazer uma repintura.

Qual é a diferença entre pintura e repintura automotiva?

Existem diferenças conceituais e práticas quando se trata de uma pintura original e de uma repintura. Conforme destaca Mateus:

A pintura automotiva é realizada na montadora, por meio de processos automatizados e produtos específicos. A repintura, por sua vez, é uma atividade mais artesanal e minuciosa, que deve ser realizada por um profissional com habilidade, já que isso faz toda a diferença na qualidade estética final.

Isso aponta para a importância de realizar o serviço com um profissional de confiança e que tenha conhecimento e habilidade para realizar o trabalho.

Como é o processo de repintura automotiva?

O processo de repintura automotiva é composto por quatro etapas essenciais: funilaria, preparação, pintura e polimento. Porém, cada caso deve ser avaliado individualmente, a fim de que sejam definidos todos os processos e produtos necessários para atingir o melhor resultado possível.

O profissional que realiza esse tipo de procedimento deve ter conhecimento sobre cores, composições químicas e aplicações. A repintura deverá chegar o mais próximo possível do tom original. Para isso, pode ser necessário misturar tintas até alcançar o tom ideal.

É necessário preparar o local onde a tinta será aplicada, o que pode incluir lixar a área, limpar e desengraxar. Depois disso, é aplicado um produto que favorece a aderência e prepara a superfície para receber a tinta.

Após a aplicação da tinta, é necessário verificar a tonalidade e a adequação relacionada à cor original do veículo. Depois disso, se dá o acabamento final, com a colocação de um produto de verniz.

Vale destacar que os processos e produtos utilizados devem ser avaliados de acordo com as particularidades de cada veículo e o dano na lataria. Para fazer uma repintura perfeita, além de usar produtos de qualidade, é necessário ficar atento:

  • aos processos que serão realizados;
  • às características originais do veículo, que devem ser respeitadas; e,
  • ao uso de produtos de acordo com a ficha técnica.

Quando se fala em processos, outro aspecto deve ser considerado: a cor original do veículo. Existem inúmeros tons de branco, por exemplo, e é fundamental conhecê-los e entender como alcançar um padrão ideal de cor para o veículo que será repintado.

Além disso, cores como preto, vermelho e azul-escuro evidenciam mais a sujeira. Os preços dos serviços prestados podem variar de acordo com as especificidades do veículo, inclusive a cor e a extensão do trabalho a ser realizado.

Como é o polimento nesses casos?

Entre as etapas de repintura, o polimento é, sem dúvida, um dos mais importantes, já que impacta diretamente no resultado final, como aponta Mateus:

O polimento é realizado para corrigir algumas falhas de aplicação do verniz, remover pequenas sujeiras, realizar o nivelamento de camada e proporcionar brilho em peças que foram retocadas. Por isso o polimento se torna quase indispensável ao processo de repintura.

Inclusive, o polimento automotivo é um processo importante quando a pintura original sofre desgastes naturais, causados pelo contato com a chuva e o sol, por exemplo. Ele permite corrigir imperfeições na camada de acabamento final, recuperando o brilho da pintura.

Quais os benefícios de realizar uma repintura automotiva?

Há duas razões principais relacionadas à procura por um serviço de repintura. A primeira — e mais comum — é quando ocorre um dano na lataria e na pintura original; a segunda, quando o proprietário quer customizar o veículo, parcial ou totalmente, mudando a sua cor.

O grande benefício desse trabalho é que ele permite reparar a pintura original, mantendo as características de fábrica, ou, caso o objetivo seja mudar a cor, ele traz a possibilidade de realização essa mudança garantindo a estética do veículo.

Depois de uma colisão, o veículo sofre danos em sua parte estrutural e é importante que isso seja reparado da forma correta em uma oficina de confiança para manter a segurança do veículo. A pintura é um aspecto estético que influencia diretamente na valorização do veículo.

A utilização de produtos de qualidade faz toda a diferença no resultado final, por isso os profissionais envolvidos em atividades de repintura precisam estar atentos na hora de comprar tintas e demais insumos.

Quando não são utilizados produtos de qualidade, muitas vezes não se consegue fazer um reparo de forma que fique semelhante ao original e, em poucos meses, a repintura já pode apresentar desgaste, sendo necessário refazer o serviço.

Como você pode ver, a repintura envolve um conhecimento técnico tanto sobre tintas e produtos, quanto sobre processos. Para atingir melhores resultados, o profissional deve optar por produtos de qualidade, caso contrário, corre o risco de ter que refazer a repintura alguns meses depois, em razão do risco de descascamento, entre outros problemas.

Quer saber como podemos ajudar você a entregar um serviço de repintura automotiva de alto padrão? Entre em contato conosco e descubra!

Comentários