Construção
16 de Junho de 2021

Veja quais são os principais cuidados ao realizar a repintura de parede

Existem vários cuidados que devem ser tomados durante uma repintura de parede. Descubra quais são eles e melhore o seu serviço em poucos passos!

Tempo de leitura:

Vez ou outra, é comum que a gente enjoe do visual da casa e busque alternativas para repaginar a decoração. Uma das opções mais simples e eficientes é investir em um novo revestimento. Por isso, a repintura de parede é um serviço que tem um ótimo custo-benefício.

Mas sabemos que realizar essa tarefa não é tão simples assim. Ao longo do processo, você, como profissional, precisará tomar alguns cuidados básicos para evitar os problemas comuns como manchas ou relevos. Ao iniciar o trabalho, por exemplo, será preciso limpar bem o ambiente e ficar de olho na umidade do local.

Pensando nisso, e para te ajudar a conquistar a clientela, trouxemos para este post algumas dicas importantes para quem atua como pintor. Acompanhe a leitura para saber mais!

Quais os principais problemas na repintura de parede?

Seja você um pintor experiente no ramo ou "marinheiro de primeira viagem", a verdade é uma só certos problemas acontecem. Mas, apesar de parecerem problemas bem superficiais, eles podem gerar uma série de prejuízos.

Um deles diz respeito ao orçamento de pintura, já que todo o trabalho vai precisar ser refeito e os materiais, reutilizados. Depois, a sua imagem no mercado também correrá o risco de ficar manchada, especialmente, se tais situações se repetirem.

O primeiro passo é conhecer os problemas mais frequentes no decorrer do processo de repintura e, com isso, encontrar medidas que ajudem a evitá-los. A seguir, listamos alguns deles:

  • não checar as condições da parede que será pintada;
  • errar na quantidade de tinta, seja exagerando, seja aplicando pouco produto na parede;
  • pintar o local em dias chuvosos, prejudicando todo o processo de secagem;
  • colocar todo o pincel na lata de tinta, provocando desperdícios;
  • não dar uma atenção especial ao teto do ambiente;
  • aplicar várias camadas de tinta sem esperar que elas sequem;
  • escolher a tonalidade de tinta errada e esquecer da harmonização de cores.

Quais cuidados devem ser tomados?

Sabendo dessas questões, chega o momento de conferir quais são os cuidados básicos que devem ser tomados ao longo do seu serviço de repintura da parede. Anote todos e comece, agora mesmo, a colocá-los em prática.

Limpe o ambiente

Primeiramente, analise bem a área que será repintada. O ideal é que o ambiente esteja devidamente limpo e seco, sem nenhuma presença de gordura, poeira, mofo ou sabão.

Esse cuidado serve para garantir uma melhor aderência do produto, resultando em uma aplicação com cobertura e qualidade impecáveis. Ao seguir essa recomendação, a sua pintura de ambiente também ficará livre de relevos, nervuras e demais falhas.

Encontrou uma mancha de gordura ou graxa? Não pense duas vezes e remova o borrão com detergente neutro e água. Já o mofo pode ser retirado com água sanitária e água comum, em medidas de 1 x 1 por exemplo, para cada 1 litro de água, 1 litro de água sanitária.

Lixe com cuidado

A próxima etapa é lixar a parede. Basicamente, esse processo serve para eliminar a pintura antiga, assim como bolhas e outras imperfeições. Como resultado, a sua repintura de parede ficará impecável e com longa durabilidade, sem descascar facilmente com o passar do tempo.

E mais: caso seja necessário, use não somente uma lixa comum, mas espátulas próprias para essa finalidade ou uma lixa elétrica que vai agilizar e facilitar todo o trabalho.

Dica bônus

Quando o local já está pintado, é de extrema importância remover todas as camadas de tinta antigas para retirar os pontos descascados e, posteriormente, lixar o local, o deixando uniforme. Lembre-se ainda, de limpar a poeira que ficar acumulada na superfície. Para tanto, utilize um pano úmido ou uma vassoura.

Preste atenção na umidade

Antes mesmo de começar o processo de repintura, analise se a parede está seca. Isso mesmo! Pontos úmidos ou com problemas de infiltração serão responsáveis por comprometer todo o seu esforço, danificando a pintura em questão de dias.

Aqui, ressaltamos que as paredes novas devem aguardar, pelo menos, 28 dias até receberem uma aplicação de tinta. O mesmo cuidado deve ser tomado em casos de impermeabilização ou reparos no local, sempre checando se a massa está devidamente seca.

Prepare os materiais

Como você deve saber, existem vários materiais necessários em uma repintura de parede. São utensílios básicos, práticos e que te ajudarão a obter um resultado positivo ao término do trabalho.

Procure mantê-los por perto, em perfeito estado de conservação e higienizados. Isso também evitará qualquer dano à pintura. Salve a lista:

  • rolo sintético ou de lã;
  • pincéis;
  • cabo extensor para encaixar o rolo;
  • bandeja ou caçamba de tinta;
  • escova de aço;
  • espátula;
  • lixa tradicional ou elétrica;
  • escada;
  • pano;
  • luvas de borracha;
  • água, detergente neutro e água sanitária;
  • balde;
  • tinta.

Como bons equipamentos podem ajudar?

Todo pintor de sucesso precisa ter os seus próprios equipamentos para fazer a pintura e repintura de parede. Ou seja, nada de usar utensílios emprestados ou que não fazem parte de sua rotina profissional. Com todos os materiais em mãos, você perceberá uma maior produtividade, além da facilidade em realizar um trabalho impecável.

Ainda é necessário ressaltar que o improviso é o inimigo da perfeição. Em muitas situações, e por falta dos itens corretos, existem profissionais que acabam improvisando o serviço, apostando em elementos que, tampouco, fazem parte do universo da construção.

Diante disso, sugerimos não cometer esse erro. Se você deseja ter sucesso em seus reparos e fazer uma repintura de parede com qualidade, a melhor saída é adquirir acessórios novos e fabricados a partir de matérias-primas de boa procedência. Dessa maneira, será possível finalizar todo e qualquer trabalho com mais agilidade, sem precisar comprar novas ferramentas em um curto prazo. Não se esqueça!

Após essa leitura, temos certeza de que você está mais confiante para realizar a repintura de parede de seus clientes. E caso não saiba onde adquirir produtos de qualidade e longa durabilidade, aproveite esse momento para entrar em contato conosco. Os nossos consultores estão prontos para te ajudar a encontrar os melhores itens do mercado.

Comentários