Automotivo
29 de Dezembro de 2020

4 estratégias para diferenciar os serviços de funilaria na sua oficina

Que tal descobrir algumas dicas exclusivas para oferecer serviços de funilaria de primeira aos seus clientes? Neste post, vamos te explicar tudo!

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Que tal melhorar os seus serviços de funilaria? Isso mesmo! Assim como acontece em todas as áreas do mercado, o segmento está cada dia mais concorrido, exigindo que os empreendedores apostem em estratégias para se destacar e lucrar.

Daqui para frente, será preciso investir em vários truques, que vão desde o uso de produtos de altíssima qualidade até a capacitação dos profissionais da oficina mecânica.

Caso não faça ideia de como começar, estamos aqui para te ajudar em todas as etapas desse processo. Separamos 4 dicas exclusivas para melhorar os seus serviços de funilaria e fazer com que a sua oficina decole. Acompanhe!

1. Conte com produtos de alta qualidade

O primeiro passo para aprimorar os seus serviços de funilaria é utilizar produtos de qualidade. Até porque precisamos concordar: é em vão se esforçar para resolver os problemas dos clientes rapidamente e, em seguida, receber um retorno negativo por um produto ruim.

Nesses casos, é provável que você tenha um trabalho redobrado e, logo, também acabe desperdiçando material, tempo e dinheiro. Nada legal! A dica é somente fechar parcerias com fornecedores renomados. Pesquise a reputação da empresa, analise a sua experiência no segmento e procure oferecer ao público o que há de melhor em funilaria.

2. Invista na capacitação dos profissionais

De nada adianta prestar um serviço de qualidade se, no fim das contas, o seu time de profissionais não consegue lidar com o público. Por isso, um cuidado importante para ter uma oficina de sucesso é investir na capacitação.

O processo pode ser realizado de várias maneiras, seja reservando dias específicos da sua agenda para ensinar as atividades aos funcionários ou por meio de palestras, cursos e workshops disponibilizados pela própria funilaria.

Nessa fase, é preciso treinar os colaboradores com técnicas novas e, além disso, ensiná-los sobre por que devem priorizar o atendimento ao cliente. É essencial aprender a lidar com os variados perfis de consumidores e proporcionar um atendimento personalizado para cada cliente.

E se quiser mais facilidade, saiba que é possível utilizar softwares específicos de gestão de oficina e funilaria. Eles reúnem os históricos e informações relevantes sobre os seus fregueses.

3. Tenha serviços complementares para fidelizar seu cliente

Oferecer serviços diversos é um dos segredos para atrair a atenção dos clientes. Com essa estratégia, você conseguirá aumentar de maneira significativa o seu lucro e, em paralelo, ter mais valor no mercado.

Para isso, considere aumentar o número de atendimentos diários, assim como investir em atividades diferentes para os clientes. Além da funilaria, destacamos a troca de óleo, o espelhamento, a venda de acessórios, a restauração de veículos antigos, a lanternagem e por aí em diante.

Considere também contar com profissionais especialistas em outras áreas. Dentre os que mais apresentam demanda, além do próprio funileiro automotivo, estão aqueles que atuam nos setores de elétrica, lavagem, pintura e polimento. Com a oferta variada, o seu negócio será visto como um diferencial no bairro, onde o cliente conseguirá resolver inúmeros problemas em um só lugar.

4. Disponibilize garantia para os serviços prestados

Precisamos concordar que os serviços de funilaria, muitas vezes, não saem barato. Fato que faz com que muitos clientes desejem alguma garantia ao realizar esse tipo de investimento. Assim sendo, considere disponibilizar prazos para que eles possam voltar na loja após uma compra ou reparo. 

Normalmente, o limite para esse retorno é de, no máximo, um mês. Dessa forma, os clientes terão a segurança de que o seu trabalho é de qualidade e, de quebra, o seu nome terá destaque no ramo, tornando-se uma referência em excelência

Aqui, ainda aproveitamos para recomendar a prática dos programas de fidelização. Já pensou nisso? Basicamente, essa modalidade funciona como uma espécie de incentivo, para que o consumidor continue fechando negócios com a oficina sempre que precisar de um novo atendimento.

No fim, e após atingir um número específico de serviços, ele pode receber vantagens: acessórios para carro, tratamentos especiais ou lavagens bônus costumam ser os principais brindes.

Com essas dicas, esperamos que os seus serviços de funilaria fiquem cada vez melhores. Caso queira continuar se aprofundando no assunto, confira o nosso artigo sobre os reparos automotivos mais procurados!

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