Automotivo
7 de Julho de 2022

Conheça as 4 principais vantagens do serviço de micropintura automotiva

Descubra como funciona o serviço de micropintura automotiva e por que vale a pena investir no procedimento na oficina!

Tempo de leitura:

Manter o automóvel bem conservado não é apenas uma questão estética. Na hora em que seu proprietário decidir vendê-lo, esse zelo fará todo o sentido para cobrar uma quantia justa ou até acima do que é normalmente praticado.

Sabemos que no dia a dia, com o simples uso do veículo, acontece um desgaste natural. Mesmo sendo normal e até esperado, não significa que o condutor não possa recorrer a alternativas que limitem esse processo.

Um dos mais eficientes é o serviço de micropintura automotiva. Já ouviu falar dele? Sabe como funciona? Prepare-se para saber mais sobre o método e suas 4 principais vantagens!

O que é o serviço de micropintura automotiva?

Trata-se de um método de correção de pequenos danos causados à lataria do carro. Mais prático que o tradicional, ele foca apenas na área prejudicada, preservando o resto da pintura original do veículo.

Falando em pintura original, essa é uma das vantagens da micropintura: seu objetivo é apenas desfazer as imperfeições, tornando-as invisíveis ou o mais próximo possível da versão anterior.

Esse serviço é perfeito para aqueles clientes que, aqui e ali, notam que a máquina foi arranhada seja em uma manobra que não foi bem planejada, pelo cachorro que cravou as unhas ou até por vandalismo, ao estacionar em uma rua não muito segura. Recorrer à micropintura automotiva é o processo mais fácil, evitando investir em meios mais complexos de funilaria.

Como funciona o serviço de micropintura automotiva?

Existem duas formas de usar a micropintura com o objetivo de obter o reparo. Conheça-as melhor a seguir.

Técnica de spot repair

Esta é a técnica mais indicada. Nela, primeiro a área danificada é lixada e, depois, o aplicador realiza a correção da superfície utilizando pouca massa poliéster e primer. Em seguida, é feito o acerto de cor e aplicada a tinta seguida do verniz, usando uma pistola de pintura.

Aerógrafo

O aerógrafo é uma ferramenta parecida com uma caneta que exige técnica adequada para aplicação e sendo bastante fácil de manusear.

A melhor opção é orientar seus clientes a acionarem um profissional com experiência para fazer o serviço, assegurando que o procedimento fique exatamente como o esperado. Investindo exclusivamente na mão de obra especializada, o condutor ainda evita o prejuízo de gastar duas vezes.

Quais são as vantagens do serviço de micropintura automotiva?

Ter um veículo demanda gastos diários, como com combustível, manutenção periódica, seguro... Por isso, se um condutor tiver como economizar sem abrir mão de qualidade, ele irá fazê-lo sem culpa.

A micropintura automotiva é uma excelente alternativa para oferecer entre os serviços que a sua oficina presta, pois serve para corrigir pequenos riscos na pintura do veículo. Conheça as 4 principais vantagens!

1. Agilidade no procedimento

No tópico anterior, quando abordamos as técnicas disponíveis, deu para notar como é rápido para fazer o serviço, não é? Isso depende, é claro, de sua experiência e qualificação ao realizá-lo.

Uma boa forma de começar é por um curso específico de micropintura. Nessas condições, o procedimento será feito rapidamente e, em pouquíssimo tempo, o carro volta para seu dono com cara de novo.

Para se ter uma noção, quando o serviço é de funilaria tradicional, pode levar até um mês para o procedimento ser realizado na oficina (o que depende da disponibilidade do local). Já a micropintura exige apenas cerca de duas horas para ser finalizada.

2. Baixo custo

Ao optar pela micropintura, a pessoa está fazendo um excelente negócio. Vamos explicar o porquê: como o reparo é exclusivamente na área danificada, a oficina vai economizar volume de massa, primer, tinta, verniz e outros produtos, o que é diferente do processo de funilaria e pintura tradicional.

Com esses materiais poupados, há economia de mão-de-obra e otimizações no tempo e produtividade na oficina.

3. Conservação da pintura

Conforme ressaltamos, a micropintura permite chegar mais próximo da pintura original do automóvel.

Pode parecer óbvio, mas quando isso não acontece (ou quando não se usa produtos de qualidade), o resultado, naturalmente, será comprometido. Inevitavelmente, o proprietário terá prejuízos e, por vezes, optar por refazer o serviço em outro lugar. Este fator pode, inclusive, prejudicar o processo de fidelização do cliente.

4. Valorização do automóvel

Quanto mais zelo o dono do automóvel tem por ele, maiores são chances de vendê-lo por um bom preço no futuro. Mas isso tem um custo, seja com manutenções preventivas periódicas ou com recursos que renovem o carro como o serviço de micropintura automotiva.

Porém, se a intenção é colocá-lo à venda em breve, a despesa deve ser vista como um investimento, e não como um gasto em si. Vale ressaltar que a conservação não depende apenas de reparos como esse, mas do bom uso por parte do condutor.

Por fim, é importante mencionar que a micropintura não é milagrosa. Ela chegou ao mercado como uma alternativa à funilaria tradicional, representando uma inovação e economia para as oficinas e os motoristas, mas não se trata de um método perfeito.

No entanto, o serviço consegue restaurar o local, de modo que fique mais próximo da pintura original, o que, em termos estéticos, é suficientemente relevante. Além disso, sua eficácia é maior em veículos de tom escuro, como preto e azul (nas cores metálicas, é possível que ele não chegue ao resultado esperado).

Portanto, para garantir que o serviço de micropintura automotiva saia como planejado, não abra mão de profissionais qualificados na oficina, que entendam como o procedimento funciona. E mais: use sempre produtos renomados para executar o trabalho, o que é igualmente fundamental e decisivo para que o serviço seja feito com excelência.

A Norton oferece soluções mais adequadas às demandas de seus clientes. Fale com a gente e descubra como podemos ajudá-lo!

Comentários