Automotivo
17 de Maio de 2022

8 estratégias para diferenciar os serviços de funilaria na sua oficina

Quer saber como diferenciar a sua oficina de funilaria entre as concorrentes? Este post traz dicas para te ajudar.

Tempo de leitura:

Que tal melhorar os seus serviços na oficina de funilaria? Isso mesmo! Assim como acontece em todas as áreas do mercado, o segmento está cada dia mais concorrido, exigindo que os empreendedores apostem em estratégias para se destacar e lucrar com seus negócios.

Daqui para frente, será preciso investir em vários truques, que vão desde o uso de produtos de altíssima qualidade até a capacitação dos profissionais da oficina mecânica.

Caso não faça ideia de como começar, estamos aqui para te ajudar em todas as etapas desse processo. Separamos 8 dicas exclusivas para melhorar os seus serviços na oficina de funilaria e fazer com que o seu negócio decole. Acompanhe!

1. Conte com produtos de alta qualidade

O primeiro passo para aprimorar os seus serviços de funilaria é utilizar produtos de qualidade. Até porque precisamos concordar: é em vão se esforçar para resolver os problemas dos clientes rapidamente e, em seguida, receber um retorno negativo por um produto ruim.

Nesses casos, é provável que você tenha um trabalho redobrado e, logo, também acabe desperdiçando material, tempo e dinheiro. Nada legal! A dica é somente fechar parcerias com fornecedores renomados. Pesquise a reputação da empresa, analise a sua experiência no segmento e procure oferecer ao público o que há de melhor em funilaria.

2. Invista na capacitação dos profissionais

De nada adianta prestar um serviço de qualidade se, no fim das contas, o seu time de profissionais tem dificuldade em lidar com o público, por exemplo. Por isso, um cuidado importante para ter uma oficina bem-sucedida é investir na capacitação.

O processo pode ser realizado de várias maneiras, seja reservando dias específicos da sua agenda para ensinar as atividades aos funcionários ou por meio de palestras, cursos e workshops disponibilizados pela própria oficina de funilaria.

Nessa fase, é preciso treinar os colaboradores com técnicas novas e, além disso, ensiná-los sobre por que devem priorizar o atendimento ao cliente. E se quiser mais facilidade, saiba que é possível utilizar softwares específicos de gestão de oficina e funilaria. Eles reúnem os históricos e informações relevantes sobre os seus fregueses.

3. Tenha serviços complementares para fidelizar seu cliente

Oferecer serviços diversos é um dos segredos para atrair a atenção dos clientes. Com essa estratégia, você conseguirá aumentar de maneira significativa o seu lucro e, em paralelo, ter mais valor no mercado.

Para isso, considere aumentar o número de atendimentos diários, assim como investir em atividades diferentes para os clientes. Além da funilaria, destacamos a troca de óleo, o espelhamento, a venda de acessórios, a restauração de veículos antigos, a limpeza do filtro do ar-condicionado, a lanternagem e por aí em diante.

Considere também contar com profissionais especialistas em outras áreas. Dentre os que mais apresentam demanda, além do próprio funileiro automotivo, estão aqueles que atuam nos setores de elétrica, lavagem, pintura e polimento. Com a oferta variada, o seu negócio será visto como um diferencial no bairro, onde o cliente conseguirá resolver inúmeros problemas em um só lugar.

4. Disponibilize garantia para os serviços prestados

Precisamos concordar que os serviços de funilaria, muitas vezes, não saem baratos. Fato que faz com que muitos clientes desejem alguma garantia ao realizar esse tipo de investimento. Assim sendo, considere disponibilizar prazos para que eles possam voltar à oficina de funilaria após uma compra ou reparo.

Normalmente, o limite para esse retorno é de, no máximo, um mês. Dessa forma, os clientes terão a segurança de que o seu trabalho é de qualidade e, de quebra, o seu nome terá destaque no ramo, tornando-se uma referência em excelência.

Aqui, ainda aproveitamos para recomendar a prática dos programas de fidelização. Já pensou nisso? Basicamente, essa modalidade funciona como uma espécie de incentivo, para que o consumidor continue fechando negócios com a oficina sempre que precisar de um novo atendimento.

No fim, e após atingir um número específico de serviços, ele pode receber vantagens: acessórios para carro, tratamentos especiais ou lavagens bônus costumam ser os principais brindes.

oficina de funilaria e pintura

5. Invista no marketing digital

Quando precisam de algum produto ou serviço, a internet é o primeiro lugar onde muitas pessoas procuram. Esse é um ótimo meio de fazer a sua oficina de funilaria se tornar mais conhecida, construir uma imagem positiva para sua marca e trabalhar no seu relacionamento com os clientes.

Para começar, você pode criar perfis oficiais nas principais redes sociais, como Instagram e Facebook. Lá, será possível divulgar os serviços, promoções, informar os clientes sobre horários de atendimento e permitir que entrem em contato para tirar dúvidas ou agendar horários, por exemplo.

Além disso, ainda dá para publicar vídeos curtos da execução dos serviços, o que desperta a curiosidade do público e ajuda a mostrar a seriedade com a qual sua oficina trabalha. Enviar mensagens para seus clientes por uma conta Business no WhatsApp também pode ser uma boa opção, já que o aplicativo é muito utilizado no Brasil.

6. Conheça as necessidades do público

Um fator que chama a atenção dos clientes em qualquer negócio é a capacidade que os profissionais têm de entender exatamente o que eles precisam. Nesse sentido, outra estratégia que não pode faltar para uma oficina de sucesso é você conhecer quem é o seu público-alvo.

Se o preço é um ponto-chave na decisão dos clientes, por exemplo, saber disso permite que você crie promoções e ofereça descontos em pacotes de serviços. Se a rapidez na realização dos reparos automotivos é um aspecto que pesa bastante, você pode se organizar para ter mais agilidade no trabalho.

Então, descubra o que pode ser um diferencial importante para os seus clientes e ofereça isso a eles.

7. Preze pela transparência

Infelizmente, no ramo de oficinas de serviços automotivos há quem não se comporte com a devida idoneidade, inventando que o veículo precisa de reparos que não são realmente necessários e até mesmo cobrando por serviços que não foram executados. Embora seja uma exceção, esse tipo de atitude deixa muitos clientes desconfiados de todos os profissionais do setor.

Por isso, é importante que você preze pela transparência em todos os serviços da sua oficina de funilaria. Quando um cliente solicitar um orçamento, faça isso por escrito e deixando todas as informações bem claras. Se a pessoa pedir explicações sobre o que será feito, compartilhe todos os detalhes relevantes.

Em suma, faça com que o cliente sinta que pode confiar nos seus serviços. Dessa forma, a pessoa vai não só querer voltar outras vezes como também vai ter confiança em indicar o seu estabelecimento para os amigos.

8. Ofereça atendimento personalizado

Em uma oficina de funilaria, é essencial aprender a lidar com os variados perfis de consumidores e proporcionar um atendimento personalizado para cada cliente. Para isso, é preciso conversar com eles e demonstrar interesse em realmente solucionar os problemas do veículo.

Outro diferencial interessante é ter um espaço agradável para receber as pessoas e permitir que eles aguardem no local, caso se trate de um reparo ou avaliação rápida no carro. Esse é o tipo de detalhe que chama a atenção dos clientes e contribui para que voltem mais vezes.

Adotando todas essas estratégias, sua oficina de funilaria terá diferenciais competitivos que vão ajudar a atrair e fidelizar mais clientes. Assim, seu negócio vai se destacar cada vez mais no mercado, construindo uma imagem sólida diante do público e aumentando o faturamento para fazer a empresa continuar crescendo e oferecendo serviços de qualidade.

Com essas dicas, esperamos que os seus serviços de funilaria fiquem cada vez melhores. Caso queira continuar se aprofundando no assunto, confira os materiais especiais gratuitos que preparamos para você!

New call-to-action

Comentários