Construção
20 de Outubro de 2021

5 técnicas de pintura profissional que você precisa conhecer

Conheça 5 das principais técnicas de pintura que todo profissional deve dominar e oferecer para seus clientes!

Tempo de leitura:

As técnicas de pintura não podem ser resumidas à diluição da tinta e à escolha do pincel, rolo ou brocha. Há, na verdade, uma grande variedade de possibilidades para a aplicação da tintura em uma parede, que são capazes de proporcionar diversas sensações e ainda valorizam bastante todo o acabamento e harmonia do mobiliário.

Conhecer as técnicas e saber como aplicá-las faz toda a diferença no portfólio do profissional, que estará apto a oferecer serviços diferenciados, e isso aumenta as chances de contratação. Realizar um serviço que atenda às expectativas e gere satisfação para a sua clientela é uma excelente forma de conseguir novos serviços.

Quer conhecer as 5 técnicas de pintura profissional que estão em alta? Selecionamos as mais solicitadas atualmente com suas particularidades e os resultados esperados. Confira!

1. Pintura em degradê

Gera um efeito agradável e moderno para o ambiente em que será aplicada, mas cuidado para não exagerar na dose. O ideal é que apenas uma das paredes receba esse tipo de técnica, tanto por ser bastante difícil replicar os mesmos tons nas outras quanto por gerar informações demais se for utilizada excessivamente, o que deixaria o ambiente cansativo.

É uma técnica complexa, pois exige que a parede seja dividida em 9 partes por meio de linhas bem suaves feitas com lápis. Nessa parte surge a primeira dificuldade, que é a divisão igualitária dos espaços, sendo que para isso você deve contar com uma trena. O nivelamento também é importante para um serviço bem-feito.

Para a preparação da tinta, o profissional deve contar com 8 bandejas, que receberão as misturas. Primeiro deve se ter uma cor base, da qual as demais serão variações, geralmente com a adição da cor branca. Na primeira cor derivada será colocado pouco pigmento branco, já as outras receberão mais pigmento.

Com a cor base e suas derivações, você terá criado o efeito degradê. Normalmente a cor mais forte será aplicada na parte inferior da parede e a transição seguirá a ordem das mais fortes para as mais claras, que são aquelas que receberam uma maior mistura do branco.

A cor final se aproximará do branco ou será ele, propriamente. Por isso é importante preparar a parede para pintura, nesse caso, com a cor branca.

2. Pintura em grafiato

Essa técnica já passou pelo seu "boom", mas ainda encontra muitos adeptos, por isso é importante dominá-la. O grafiato é considerado um produto em si, uma espécie de reboco ou gesso, que recebe uma porção de granulados e quando é aplicado na parede gera a textura cheia de ranhuras.

Como essas ranhuras podem atingir o fundo da parede, você deve prepará-lo com uma tintura acrílica que combinará com aquela que será aplicada no acabamento. Após a secagem do fundo, a massa do grafiato será aplicada com uma desempenadeira e logo em seguida poderá ser utilizado o pente "risca fácil".

O sentido em que serão feitas as ranhuras também merece uma atenção especial, para que você não tenha um resultado que seja desagradável aos olhos. Também tome cuidado com o excesso de produto em algumas partes, o que você pode eliminar com alguns tipos de lixa e criar um resultado ainda mais refinado.

Por ser um produto caro, apenas se arrisque quando você tiver adquirido bons conhecimentos sobre a técnica e estiver seguro para realizar o trabalho.

3. Pintura em stencil

O stencil era uma técnica bastante utilizada para manifestações de cunho político, que gravavam mensagens e as faces de líderes nos muros das cidades. Recentemente a técnica se popularizou também entre o público que busca efeitos diferenciados para suas paredes, com a colocação de figuras decorativas, como flores e animais.

O primeiro trabalho é a procura por figuras que funcionem nesse tipo de técnica, isto é, que consigam refletir o item em questão dentro de um molde vazado, que você também pode comprar em lojas de material de construção ou pela internet. Com o molde em mão, você deve apoiá-lo sobre uma parede já pintada na posição que considerar a mais adequada, de acordo também com as orientações do seu cliente.

Para a pintura do molde, o ideal é que exista um contraste entre a cor que será aplicada e a da parede. Por exemplo, uma figura preta recebe um destaque bastante interessante em uma parede branca, sendo que o contrário também pode ser interessante. A sobreposição de tons também pode gerar bons resultados, como uma parede azul-escura e uma figura em azul-claro.

Para um quarto infantil você pode apostar na parede colorida com desenhos brancos. Tendo em mente a proposta do seu contratante, use a sua criatividade para pensar nas cores que melhor serviriam ao propósito dele, considerando também a pintura de outros ambientes, para que haja um todo harmônico.

4. Pintura esponjada

Serve como uma alternativa ao grafiato, que, como demonstrado, é bastante complexo e caro. Com essa pintura, a textura é feita por meio de uma esponja, como suposto, sendo que cada tipo criará um efeito diferente. Uma esponja de cozinha, por exemplo, dará vida a uma textura com mais ranhuras do que uma esponja de banho.

A técnica é muito simples, basta você aplicar uma cor de fundo da forma convencional e, após a secagem, aplicar a mesma cor ou alguma outra com a esponja para criar o efeito. Apenas tenha cuidado com a combinação, para que fique harmônica, e com a quantidade de tinta na esponja, para que não escorra, eliminando suas chances de alcançar o acabamento perfeito da pintura.

5. Aplicação de adesivos

Os adesivos também estão em alta e representam uma boa forma de complementar o trabalho com a pintura de forma simples e acessível. É justamente a praticidade que atrai tanto os profissionais quanto o público leigo, pois não demanda uma preparação mais ampla da parede e tampouco intervenções drásticas para se alcançar um ótimo resultado.

Se por algum tempo eles foram deixados de lado pela baixa capacidade da cola para aderir à superfície de alvenaria, hoje em dia esse problema foi completamente sanado, desde que você busque os fornecedores certos. Tanto na modalidade autoadesiva quanto na que demanda a aplicação da cola, é possível modificar completamente o visual de uma ou mais paredes com bastante rapidez e facilidade.

Quem busca manter a relevância no mercado e a agenda cheia precisa se atualizar constantemente, afinal, novas tendências são criadas e outras perdem um pouco do apelo que antes ostentavam. É algo natural e não um problema em si, desde que você continue aprendendo novas técnicas de pintura.

Gostou das nossas dicas? Aproveite a visita e saiba mais sobre a harmonização de cores!

Comentários