Construção
10 de Maio de 2022

Conheça os 7 melhores tipos de argamassa

Você conhece os tipos de argamassa existentes? Leia nosso post, conheça agora as 7 melhores e descubra qual é a mais adequada para seu projeto!

Tempo de leitura:

São utilizados diferentes tipos de argamassas na construção de alvenaria com base na aplicação, material de ligação, densidade e finalidades. A argamassa é uma pasta trabalhável preparada pela adição de água a uma mistura de material ligante. Esta pasta plástica é útil para unir materiais de construção como pedra ou tijolo.

A argamassa é essencial para qualquer tipo de construção. Ela é uma espécie de cimento feito de areia, cimento, e às vezes, também são acrescentados outros aditivos. Tem o papel de unir blocos, assentar pisos e cerâmicas, revestir paredes, entre outras aplicações, fazendo a impermeabilização e regularização de superfícies, ou promovendo um acabamento perfeito a elas, independentemente de serem ásperas, lisas ou texturizadas.

Neste post, falaremos sobre 7 tipos de argamassas. Confira!

1. Argamassa de revestimento

Esse tipo de argamassa tem o papel de cobrir estruturas, corrigir defeitos, além de dar rugosidade. Com ela, pode ser realizado o serviço de chapisco em paredes, com o intuito de melhorar a aderência na alvenaria. É possível corrigir as imperfeições, pois é mais consistente e promove melhores resultados para o visual da textura da parede.

Ela é feita para assentar pisos e revestimentos. Neste cenário, revestimento possui um sentido bem mais vasto. Inclusive, ele é tão amplo que tudo feito com essa argamassa é normalmente executado em 3 etapas:

  1. Chapiscar: quando uma parede é erguida, é muito comum fazer uma parte com cimento e mais outras 4 partes com areia grossa para fazer o revestimento dessa parede com essa massa mais grossa.
  2. Emboçar: essa segunda camada será responsável pelo nivelamento da superfície da parede, para deixá-la preparada para a última etapa.
  3. Rebocar: nessa fase é feito o acabamento da argamassa na parede, fazendo o nivelamento total da obra.

2. Argamassa para pisos

A argamassa utilizada para assentar pisos precisa oferecer aderência entre o piso e o contrapiso. Ela pode ser usada em cerâmicas, ladrilhos, entre outros tipos de materiais utilizados nestas peças.

É importante ressaltar que por mais que esse tipo de argamassa seja utilizada para fazer o assentamento dos revestimentos, é preciso saber diferenciá-la da argamassa de assentamento (veremos no próximo tópico). Uma possui a função de unir blocos e a outra é utilizada para revestir o ambiente da forma correta.

É essencial saber disso, pois utilizar o tipo errado de argamassa para esse trabalho pode prejudicar o serviço em um curto prazo de tempo. Algo que poderia acontecer, por exemplo, são os pisos logo se descolarem da massa.

3. Argamassa de assentamento

Essa argamassa possui a função de unificar várias estruturas. Há alguns tipos prontos disponíveis no mercado, como a estabilizadora, com a função de desacelerar a hidratação do cimento, auxiliando na minimização de desperdícios.

Um tipo de argamassa para assentamento muito utilizada é a polimérica em bisnaga, que promove um ajuntamento mais eficiente entre blocos, auxiliando na vedação, aumentando o rendimento e viabilizando a agilidade no assentamento dos blocos.

4. Argamassa de rejuntamento

A argamassa de rejuntamento tem a função de fazer os preenchimentos de brechas, vãos e de peças. Ela apresenta uma pigmentação diversificada e oferece um acabamento mais perfeito. Além disso, ela ajudará na cobertura dos espaços existentes entre cerâmicas e porcelanatos. É possível comprá-la pronta, mas há certas marcas que são necessárias adições de água na sua composição.

5. Argamassas colantes

A argamassa colante é produzida com cimento, agregados e alguns aditivos químicos não tóxicos, que após ser adicionada água, é formada uma pasta plástica, viscosa e aderente, contendo uma quantidade maior de polímeros, promovendo adesividade. Lembrando que é essencial para este tipo de argamassa, sempre analisar as especificações dos fabricantes.

Ela é recomendada para fazer assentamentos de porcelanatos, pedras, cerâmicas, entre outros tipos de materiais. Apresenta ótima capacidade de retenção de água e grande aderência.

Existem 4 tipos de argamassas colantes: AC-I, AC-II, AC-III e AC-III E. Cada argamassa industrializada ou colante apresenta sua propriedade específica, em virtude da sua peculiaridade e da quantidade de aditivo.

A argamassa AC-I é bem mais resistente a temperatura, esforços e umidade em locais internos, havendo a possibilidade de ser utilizada em regiões secas ou úmidas. Algumas delas, inclusive, podem ser utilizada em espaços com mais umidade, como banheiros e cozinhas.

No caso da argamassa AC-II, ela possui boa adesividade e também resistência à temperatura e umidade, além de ser utilizada, especialmente, em revestimentos de piscinas, fachadas, e na aplicação de pisos cerâmicos em locais públicos.

A argamassa AC-III, por sua vez, apresenta maior aderência que as já citadas anteriormente (AC-I e AC-II). Por essa razão, é possível utilizá-la em lugares como piscinas de água quente e saunas, devido ao fato de ter maior resistência às alterações de temperatura.

Por último, a argamassa AC-III E nada mais é que uma variação da argamassa AC-III. É importante frisar que é maior o tempo dela de cura.

6. Argamassa de grauteamento

Geralmente, a argamassa de grauteamento sofre uma adição de superplastificante, a fim de deixar o graute superfluido e promover um melhor desempenho da obra. Essa argamassa é utilizada na produção de bases para pequenas máquinas e também de algumas estruturas. Inclusive, serve para fazer o preenchimento de cavidades.

7. Argamassa impermeabilizante

Existem alguns locais da obra que exigem um reforço maior quando o assunto é umidade. Por essa razão, existe esse outro tipo de argamassa. Ela é especialmente utilizada em tetos e paredes, a fim de evitar problemas com infiltrações, por exemplo. Além disso, é recomendada para impermeabilizar e recuperar rodapés e paredes.

Inclusive, pode ser utilizada no revestimento de paredes em locais externos e internos, além de reformas e pequenos reparos.

Como vimos, são muitos os tipos de argamassa disponíveis no mercado para sua obra. Escolher a argamassa certa é especialmente importante para a segurança de grandes estruturas, como casas e outros edifícios, que abrigam pessoas e as protegem dos elementos da obra.

O uso da argamassa adequada evita custos maiores e oferece mais segurança. Assim, é possível evitar problemas como desmoronamento de estruturas, por exemplo. Lembrando que investir nos materiais certos, deixa o acabamento muito mais apresentável, além de poupar futuros problemas ou refações.

Curtiu nosso post? Então, receba mais conteúdos como esse gratuitamente direto na sua caixa de e-mail, assine nossa newsletter!

Comentários