Construção
7 de Abril de 2022

Entenda quais são os principais tipos de limas e quando utilizá-las

Você sabe diferenciar os tipos de limas para lixamento e acabamento que existem no mercado? Então, corre aqui que a gente tem as dicas certas!

Tempo de leitura:

Quem trabalha com obras em geral certamente já viu a quantidade e os tipos de limas disponíveis no mercado.

Porém, se há tantas opções assim, deve ter algum motivo especial, certo? De fato, essas ferramentas são muito versáteis e podem ter aplicações diferentes no dia a dia. Por isso, há variações de materiais, robustez e até formatos, justamente para poder atender a tarefas distintas.

E como de abrasivos e equipamentos a gente manja bem, hoje resolvemos fazer um post para você, pedreiro iniciante ou experiente, só pra compartilhar um pouco sobre os diferentes tipos de limas que você pode usar em seus trabalhos. Bora conferir?

O que são e para que servem as limas de lixar? 

Bom, pra começar, podemos fazer a seguinte comparação: limar é o processo de desbaste usando lima e lixar é o processo de desbaste usando lixa.

Porém, além de limar, muitos tipos de lima têm o objetivo de dar um acabamento ao material também. Ou seja, a ferramenta pode servir tanto para remover imperfeições mais brutas, como também finalizar determinadas superfícies.

De uma forma mais técnica, podemos considerar a lima como uma ferramenta de lixar e dar acabamento a diferentes materiais em obras ou trabalhos manuais, que é formada por uma haste dura de aço e diferentes "cortes" ou ranhuras na outra extremidade.

Na prática, essa parte serve para desbastar peças e objetos nos mais variados materiais, como metais, lata, alumínio, madeira, ferro etc.

E quais são os principais tipos de lima que existem no mercado? 

Além de tamanhos e formatos diferentes, as limas são confeccionadas em materiais específicos, o que dá a cada uma delas a capacidade de desbastar superfícies distintas.

Para exemplificar, separamos alguns exemplos práticos a seguir. Confira!

Lima Rotativa

Esse tipo de ferramenta é feita de carbeto de tungstênio e indicado para acabamentos em diferentes tipos de materiais, como cerâmica, pisos e azulejos.

A seguir, separamos uma pequena lista desse tipo de lima:

Lima Grosa

Para o profissional que trabalha com madeira, a grosa é uma das limas mais utilizadas para esse material. Entre seus formatos mais comuns, é possível encontrá-la achatada, arredondada e meia-cana.

Lima mecânica

Entre os tipos de lima, a chamada mecânica é indicada para oficinas e trabalhos de reparação automotiva.

As limas mecânicas são comumente classificadas como murças e bastardas, sendo a primeira mais indicada para acabamentos finais, enquanto a segunda se caracteriza por espaços maiores entre as linhas, o que a favorece desbastes mais brutos e grosseiros.

Lima rotativa

Em geral, as limas rotativas são adaptáveis a equipamentos de lixamento, como retíficas e lixadeiras. Elas servem para o desbaste e acabamento de diferentes materiais, como metais e aço, podendo também remover excessos de soldas e outras superfícies duras.

Para facilitar o trabalho, você encontra no mercado kits de limas completos com diferentes formatos e tamanhos para cada aplicação.

Essas são algumas dicas sobre os diferentes tipos de lima que existem e que, sem dúvidas, são indispensáveis na sua maleta de ferramentas. Vale destacar ainda que, como todo abrasivo, a exemplo dos tipos de lixas, discos e palhas, as limas também devem ser de qualidade e resistência garantida. Portanto, escolha sempre marcas e fabricantes de referência e entregue resultados satisfatórios a seus clientes. 

Gostou? Quer ficar por dentro de muitas outras dicas para seus trabalhos? Então, assine nossa newsletter e receba as próximas novidades em primeira mão. Até lá!

Comentários