Automotivo
6 de Outubro de 2021

Veja como diminuir a inadimplência de clientes!

Tem casos de inadimplência em sua oficina? Então, corre aqui, pois separamos algumas dicas práticas!

Tempo de leitura:

Não importa o setor de atuação, saber lidar com a inadimplência de clientes é fator essencial na rotina de todo gestor. Logo, em sua oficina de funilaria não poderia ser muito diferente!

Ainda que muitos serviços possam ser cobrados antecipadamente, flexibilizar alguns pagamentos e conceder créditos e prazos para seu público também podem ser estratégias interessantes para conseguir fechar mais negócios.

Mas então, como equilibrar essas duas coisas? É possível trabalhar essa flexibilização e, ao mesmo tempo, evitar problemas com a possível inadimplência de clientes?

Confira o post até o final e descubra algumas dicas imbatíveis. Vamos lá!

Reconheça os tipos de clientes inadimplentes

A primeira dica é tentar criar uma espécie de "gestão de inadimplentes" em sua oficina. Ou seja, busque mensurar os principais tipos de inadimplência de clientes que estão em aberto ou que tiveram certos problemas no passado.

Por exemplo, qual o perfil desses clientes, que tipos de serviços que não foram pagos em geral, quais os principais motivos alegados pelos inadimplentes etc.

Dessa forma, você consegue ter uma visão mais ampla e tomar decisões mais direcionadas.

Acerte no tom de voz

Em casos de inadimplência de clientes, a comunicação é fator fundamental para se buscar uma solução.

Para isso, indica-se, se possível, dedicar uma pessoa dedicada para esse tipo de atendimento ao cliente e com boas capacidades de negociação.

O tom de voz é um ponto diferencial nessas cobranças, pois é preciso saber ser persuasivo, direto e educado, e, em hipótese alguma, parecer agressivo ou ameaçador.

Esteja disposto a negociar

Busque sempre trabalhar de forma flexível e se coloque na posição do consumidor, principalmente daqueles que você tem certeza que estão dispostos a pagar, mas que por algum motivo estão encontrando dificuldades.

Para isso, converse, levante informações sobre os problemas e permita-se escutar as propostas do cliente. Juntos, tentem chegar a acordos que sejam bons para os dois lados! Lembre-se de garantir a satisfação do cliente, mesmo em tempos de dificuldades!

Organize o seu sistema financeiro

Uma dica fundamental para reduzir a inadimplência de clientes em sua oficina é investir na gestão financeira do negócio.

E quando falamos isso, estamos nos referindo a questões de planejamento e organização. Por exemplo, você tem controle completo de seu fluxo de caixa, trabalha com planilhas e sistemas específicos, há uma equipe cuidando das entradas e saídas diariamente, seus orçamentos estão coerentes, entre outras rotinas?

Pois bem, ter esses controles ajuda o gestor a entender melhor o que se passa no dia a dia de sua empresa, além de garantir uma saúde financeira mais eficiente.

Invista em ferramentas de cobranças

Por fim, uma última dica para gerir suas inadimplências de clientes é investir em ferramentas próprias para isso. Inclusive, se achar necessário, hoje, há até a possibilidade de terceirizar este tipo de serviço com empresas especializadas.

Fora isso, há diversos softwares e ferramentas disponíveis no mercado, que oferecem soluções completas de cobranças eficientes.

Em resumo, essas são algumas dicas sobre como gerir seus casos de inadimplência de clientes e reduzir os atrasos — ou mesmo faltas — de pagamentos por seus serviços na oficina.

Curtiu? Quer mais dicas como essas? Então, não deixe de nos seguir no Facebook e Instagram e fique por dentro de nossas próximas publicações. Até lá!

Comentários