Para o motorista, é uma situação comum se envolver em eventuais acidentes com o seu automóvel e ocorrer algum dano a ele, como arranhões ou lataria amassada, provenientes de uma batida. Visando a evitar essas avarias e a desvalorização do veículo, o proprietário rapidamente já leva em alguma oficina para repará-lo e não ficar com o carro amassado.

Por isso, é importante o profissional saber as melhores formas de contornar esse problema. Durante a leitura deste artigo, você vai entender por que deve aprender como desamassar lataria de carro, conferir as melhores dicas para realizar esse processo e se profissionalizar, fazendo alguns cursos da área. Confira!

Qual a importância de aprender a como desamassar lataria de carro?

Quando o motorista amassa o carro com uma colisão entre veículos na estrada, na hora de estacionar ou acidentalmente, em sua casa, ele procura por soluções caseiras para resolver o problema. Às vezes, essas opções não conseguem dar conta do recado, dependendo do dano.

Então, o dono do automóvel precisa recorrer rapidamente a uma funilaria com profissionais qualificados, e encontrar as maneiras corretas de lidar com essa questão. É extremamente importante que você esteja preparado para atender a esse tipo de situação. Vale a pena disponibilizar algumas dicas para o cliente resolver alguns danos relacionados a lataria de carros em sua casa, por conta própria, caso seja possível.

No entanto, é sempre recomendado indicar ao dono do veículo que consulte os serviços de funilaria para evitar que o proprietário cause danos maiores ao bem, caso seja leigo no assunto. Afinal, os métodos feitos pelos profissionais são os mais eficazes.

Quais as principais dicas para desamassar a lataria de carro?

No intuito de auxiliar você a solucionar os problemas de seus clientes em como desamassar lataria de carro o mais breve possível, listamos as melhores formas a serem seguidas e as mais utilizadas pelos profissionais. Confira!

Use uma bomba a vácuo

Essa ferramenta consiste em uma ventosa que se prende à parte amassada do veículo. Essa técnica é conhecida por ser uma maneira caseira, e acaba sendo usada por muitas pessoas.

Quando a válvula é pressionada até o nível recomendado, é necessário puxar o gancho da ferramenta em formato de T para desamassar a área afetada e deixar a lataria de volta ao seu estado normal.

Utilize água quente ou fria

Essa técnica utiliza o princípio do calor para desamassar a lataria de carro. Embora tenha que tomar bastante cuidado com as temperaturas usadas, o uso da água quente e fria vai fazer as moléculas da carroceria se afastarem e se unirem, causando uma dilatação no local afetado.

A água quente é para ser usada primeiro na parte externa. Logo após sua aplicação, pode-se jogar água fria nas áreas de difícil acesso para ter o choque térmico e desamassar a lataria.

Para acelerar o processo, você pode dar um empurrão na parte afetada com as mãos, caso seja possível. Sempre observe a temperatura ideal para não causar danos na pintura do automóvel.

Use secador de cabelo

O uso dessa ferramenta se baseia nas mesmas estratégias de utilização da água quente. É muito indicada para reverter os amassados em para-choques, caso sejam compostos de plástico.

Ela é usada em estratégias mais caseiras e consiste em usar o secador em sua potência máxima, colocando-o na frente da região amassada. Devem ser feitos movimentos circulares uniformes, e nunca deixar o vento quente do aparelho estacionado em uma única região. 

Martelinho de ouro

Uma das técnicas mais tradicionais entre os profissionais no ramo da funilaria e pintura tem origens totalmente brasileiras. Uma das motivações para a criação dessa estratégia é a preservação da tinta original de fábrica do veículo e a redução de custo de mão de obra para reparar o dano.

O uso dessa ferramenta, combinado com soprador térmico, lixadeira politriz de baixa rotação e martelo torna-se extremamante efizaz quando o assunto é como desamassar lataria de carro. Lembrando que não são todos os casos em que o martelo vai ser o suficiente, dependendo da região danificada.

Martelo de borracha

Esse tipo de martelo pode ajudar a como desamassar lataria de carro. Nas batidas da parte de trás dele, você pode utilizá-lo para colocar a região afetada de volta ao normal.

É importante que execute essa técnica gradualmente para não causar danos maiores no automóvel. Verifique constantemente o progresso e só o use caso tenha como mexer na parte traseira do veículo.

Uso do desentupidor de pia

O desentupidor de pia comum, que seja grande e não tenha furos ou dobras, pode ser o ideal em diversas situações. Tudo o que precisa ser feito é colocá-lo firmemente no local amassado. Após ter a certeza de que ele está bem preso à região, empurre-o bem e puxe para desamassar a parte danificada. Os resultados podem ser melhores se recorrer ao uso de vaselina

Como conhecer métodos mais avançados?

Caso queira aprender métodos mais profissionais e indicados para os seus clientes, é fortemente recomendado que faça cursos de capacitação profissional que ensinem tudo sobre os principais reparos nos veículos. Além dessa especialização, é indicado que você expanda seus conhecimentos, aprofundando-se em assuntos da mesma área, como polimento automotivo, higienização de automóveis, como desamassar lataria de carro, entre outros.

Dessa forma, visando a auxiliar no crescimento profissional, a Norton, marca líder de abrasivos reconhecida mundialmente, oferece uma gama de produtos projetados para executar qualquer aplicação em seus diferentes níveis de exigência.

Diante disso, a empresa também oferece diversos cursos com certificação para aperfeiçoar profissionais no mercado de trabalho. Ao participar dessas capacitações, você poderá potencializar seu negócio e até iniciar uma nova carreira. Todos eles estão disponíveis na página da Norton Academy.

Com a leitura completa deste conteúdo, você viu as principais dicas de como desamassar a lataria de carro e a importância de sempre recomendar um profissional capacitado aos seus clientes. Deu para perceber, ainda, a importância de oferecer um serviço mais especializado ao seu cliente.

Caso tenha gostado do nosso conteúdo, recomendamos dar uma olhada em nossos treinamentos e cursos livres com certificação da Norton Academy!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Saiba como colorir gesso e ofereça mais esse serviço aos seus clientes!

maio 25, 2023
Close