NR-12: segurança na utilização de máquinas e equipamentos!

6 mins Pedro Nogueira Publicação: novembro 29, 2022 Atualização: novembro 29, 2022

Quando o assunto é a segurança dos funcionários, todo cuidado é pouco, afinal, é preciso zelar pelo bem-estar desses colaboradores, afinal, um manuseio errado de um equipamento pode levá-lo à invalidez. Nesse sentido, a NR-12 é uma regulamentação criada em 1978 pelo Governo Federal que tem como função oferecer ao trabalhador EPIs, proteção no seu ambiente de trabalho.

Somado a isso, são criadas regras para resguardar esses colaboradores de acidentes e doenças ocasionadas no ambiente de trabalho. Porém, é importante pontuar que não são todas as máquinas que exigem essa norma.

Gostou do conteúdo apresentado? Então, prossiga a leitura e fique por dentro de mais novidades acerca desse assunto!

O que é a NR-12?

Criada pelo Governo Federal, essa norma estipula regras que precisam sem cumpridas por todos os empregadores quanto ao uso de máquinas no trabalho, especificamente no âmbito industrial que, por sua vez, conta com aparatos mais complexos.

Nesse contexto, para que acidentes e situações danosas aos funcionários venham acontecer, as seguintes estruturas são monitoradas: transporte seguro para que não haja acidentes, a correta montagem, as diferentes instalações e ajustes.

Quais as principais regras da NR-12?

A NR-12 não busca apenas evitar acidentes, mas também promover melhorias no ambiente de trabalho. Listamos abaixo as principais regras dessa norma, leia com atenção!

Norma 1

É preciso adotar alguns cuidados no que se refere à estrutura e manutenção de pisos nos locais onde são instaladas as máquinas. Logo, o piso deve ser bem nivelado, resistente, limpo e livre de qualquer tipo de objetos e materiais.

Norma 2

Os equipamentos estacionários, ou seja, aqueles que não se movimentam devem apresentar medidas que garantam estabilidade e não sejam desbloqueados por questão de choques, vibrações e demais fatores.

Norma 3

Quanto ao funcionário, é dever obedecer algumas orientações no que se refere aos procedimentos de segurança durante a operação, alimentação, desmonte e descarte dessas máquinas. Além disso, em caso de danos nos dispositivos de segurança é importante informar os superiores para tentar resolver o problema.

Norma 4

Uma questão que merece todo o cuidado possível é a estrutura elétrica das máquinas, afinal, um cabo conectado de maneira errada pode ocasionar explosões, incêndios e choques.

Norma 5

É importante que os condutores da alimentação elétrica sigam algumas instruções a fim de evitar acidentes. Nesse sentido, é importante que a resistência mecânica seja adequada à utilização do equipamento, é válido desenvolver e planejar estratégias para facilitar o fluxo de pessoas e materiais com o intuito de otimizar a operação das máquinas.

Por fim, é preciso deixar a máquina em ambientes que não tenham contato com as partes móveis ou cantos vivos, em caso de reformas e obras, é preciso oferecer EPI para pedreiro.

Qual a principal finalidade da NR-12?

Uma das principais funções da NR-12 é o cumprimento da legislação, evitando disputas judiciais e dores de cabeça futuras. Além disso, com essas regras sendo seguidas de forma correta, o gasto com manutenção corretiva será irrisória. O combate a acidentes e afastamento por doenças ocupacionais podem ser minimizados com a aplicação da NR-12.

Somado a isso, é válido ressaltar que o descumprimento dessas normas pode gerar penalidades severas. Por exemplo, em caso de óbito pode haver a prisão dos responsáveis, a empresa pode ser interditada, aplicação de multas que chegam até 50 vezes o valor do equipamento e também a participação em licitações públicas são negadas.

Quais os procedimentos de adequação da NR-12?

Para que uma empresa esteja dentro das normas é preciso fazer algumas modificações. Em primeiro lugar, no que se refere a instituição que tem um inventário de máquinas, é preciso que ele esteja sempre atualizado, visto que ele informa todos os documentos das máquinas existentes na empresa.

Inventário das Máquinas

Em primeiro lugar, é preciso que a empresa tenha um inventário de máquinas sempre atualizado. Ele diz respeito a documentação de todas as máquinas que estão dentro da empresa. Nesse sentido, os dados, além de descreverem o modelo e a característica principal, informam sobre a produtividade da máquina.

Planta baixa

Esse recurso é um mapa que indica a posição central da máquina no canteiro, isso é importante porque facilita a localização desse equipamento, principalmente por pessoas que não conhecem muito bem o local. Nesse contexto, esse documento é extremamente relevante para processos de fiscalização e para agilizar resgates no caso de acidentes de trabalho.

Plano de Ação

Esse plano não é obrigatório, porém é muito usado para ajudar na adequação da NR12. Nesse sentido, esse planejamento vai ajudar os empresários a saber como fazer as adequações necessárias a fim de melhorar a qualidade de vida dos seus servidores.

Análise de riscos

É importante identificar todos os riscos que cada equipamento pode oferecer, visto que um defeito pode comprometer a integridade física de um colaborador. Logo, conhecendo esses riscos é possível desenvolver maneiras para amenizá-los, toda essa elaboração precisa ser feita baseando-se na NBR ISO 12.100:2013.

Diagnósticos

Um documento que contempla a análise de riscos é o diagnóstico. Nesse sentido, seu papel é oferecer uma lista de itens básicos em relação ao item da norma que atua sobre a máquina, mostrando de forma detalhada o cumprimento da NR-12 e a conclusão.

Manutenção de Operações e Manutenções

Ler bem o manual de operações faz toda a diferença no ambiente de fábrica ou indústria, afinal, o colaborador precisa estar ciente do equipamento que está manuseando e os seus principais riscos. Logo, essa exigência não é obrigatória apenas da NR12, mas, até mesmo, no Código de Defesa do Consumidor.

Por fim, é importante que as empresas respeitem as regras para otimizar a atuação de máquinas de forma segura e ágil. Nesse sentido, seguindo todas as normas o ambiente de trabalho se tornará um local mais seguro e com um maior nível de rendimento, afinal, zelar pela integridade do colaborador faz toda a diferença na produtividade de uma empresa.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é a NR-12, a sua importância, as suas principais normas e o seu dever de proteger os funcionários de doenças, lesões e invalidez, tente aplicar essas regras em sua empresa e busque sempre gerar bem-estar e conforto para os seus empregados.

Gostou do conteúdo apresentado? Então, não perca tempo e aproveite para conhecer mais sobre a Linha de EPIs da Norton!


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Fique por dentro das nossas novidades!