4 passos para a limpeza de carros em funilarias

6 mins Pedro Nogueira Publicação: abril 21, 2022 Atualização: abril 21, 2022

O veículo do seu cliente precisa ser bem tratado para garantir a satisfação dele. Entre os cuidados mais importantes, podemos citar a higienização automotiva.

É fundamental cumprir boas práticas de limpeza de carro. Por isso, desenvolvemos este post especialmente para que você entenda como limpar o carro com eficiência, em alguns poucos e simples passos. Confira!

Qual é a importância da limpeza de carro?

Fazer a limpeza de carro é de máxima relevância para evitar que a sujeira fique acumulada na parte interna do carro, o que pode causar prejuízos à saúde dos ocupantes.

Outra razão para higienizar o automóvel é que a sujeira, com o passar do tempo, penetra mais fundo nos materiais, o que ocasiona o aparecimento de mau odor e manchas na cabine.

São fatores que resultam na desvalorização do veículo. Consequentemente, é fundamental efetuar uma limpeza cuidadosa do veículo periodicamente.

Uma operação que pode valorizar mais seu veículo é a reparação automotiva, uma tendência em alta no mercado.

Como limpar o carro?

Apresentaremos algumas etapas de limpeza de carro que você pode seguir na higienização automotiva:

1. Prepare o veículo

O passo inicial é preparar o veículo, fechando bem as janelas e puxando as palhetas do para-brisa. É importante que o carro esteja em local sombreado, já que, no sol, a secagem pode ser rápida demais e deixar manchas na lataria.

2. Separe os materiais necessários 

Separe os materiais que usará. Pode usar um kit limpeza de carro. A depender de seu planejamento e/ou serviço, você pode precisar de: mangueira de água, baldes, cera protetora, esponjas, hidratantes para couro, limpador de pneus ou gel para pneus, escovas para as rodas, panos para secar (algodão, silicone ou microfibra, que não arranham), shampoo com cera e silicone em gel.

3. Lave o veículo por partes

Você pode iniciar o trabalho pela parte de fora. Lance água com a mangueira, mas sem muita pressão para não causar danos à pintura. Em seguida, use a esponja com o produto específico para limpeza e água.

Comece de cima para baixo. Sempre que finalizar uma porta ou uma parte do capô, por exemplo, enxágue a espuma e mantenha a lataria sempre molhada.

A sujeira mais pesada se encontra nas rodas e embaixo da lataria. Limpe os pneus e as rodas com as escovas. Utilize a mangueira para limpeza de assoalho em ângulos diferentes (a roda de caixa, por exemplo).

Agora, chegou a hora da parte interna. Limpar carros por dentro exige mais cuidados que a limpeza externa. Vamos ver parte por parte:

3.1 Higienização do teto

Inicie, tirando a poeira do teto com um pano seco ou uma escova. Use em toda a extensão do teto. Depois, misture desinfetante, detergente e água e, com um borrifador, aplique no teto. Para terminar, utilize um pano.

3.2 Painel

É uma parte do carro que precisa de cuidado especial porque entra em constante contato com as mãos dos usuários. Mas é preciso lembrar que existem muitos elementos elétricos no painel — por isso, atente para os produtos que serão usados: silicone em gel e pano úmido são os ideais.

3.3 Estofado

O estofado compõe a maior parte do interior do veículo. Se os produtos de limpeza forem aplicados em excesso, a espuma pode absorvê-los.

De modo geral, o procedimento é similar ao do teto. É necessário aspirar o estofado e, em seguida, borrifar água com sabão neutro. Para finalizar, passe um pano seco. Se o estofado for de couro, porém, vale usar o hidratante específico para este material.

3.4 Bancos de couro

Bancos de couro são mais fáceis de limpar. Não é preciso aplicar nenhum produto porque ele pode causar manchas. O ideal é passar somente um pano úmido. É possível usar sabão de coco com o pano úmido.

Pode-se fazer também a hidratação do couro, usando determinados produtos automotivos, destinados a isso. Caso utilize sabão de coco, o processo de hidratação é dispensável, pois ele já é hidratante.

3.5 Carpetes e tapetes

Para a correta higienização, os tapetes devem ser removidos do interior do carro. Caso sejam de borracha, a limpeza pode ser feita com sabão e água.

Caso sejam de tecido, é necessário usar o aspirador. Borrife também a mistura de água e sabão, tal como fez no teto e no estofado. Por fim, passe um pano seco.

Para os carpetes, a higienização é mais cuidadosa. Aspire todo o carpete, passando o aparelho por baixo dos assentos da frente e embaixo dos pedais.

Há produtos no mercado destinados especificamente à limpeza de carpetes. Eles devem ser aplicados e atuar por 10 minutos.

Em seguida, use a escova em movimentos circulares, principalmente nos pontos em que a sujeira é mais evidente. No final, passe um pano úmido para remover os mínimos resquícios e deixe o carpete secar.

3.6 Vidros

Há produtos específicos também para limpeza de vidros. Aplicar outros produtos pode causar danos nos vidros e, assim, comprometer a segurança da direção (manchas nos vidros costumam gerar problemas de visibilidade, principalmente quando o motorista precisa guiar durante a noite).

Recomenda-se limpar os vidros uma vez por semana, pelo menos. Isso porque eles sujam com muita facilidade e com maior frequência.

3.7 Ar-condicionado

Ao limpar carros por dentro, é preciso ainda realizar a higienização do ar-condicionado. O sistema de refrigeração junta ácaros e resíduos, que podem se tornar ameaças à saúde dos ocupantes.

Um passo fundamental é trocar o filtro de cabine regularmente (uma vez ao ano, no mínimo). A função dele é a purificação do ar, que atravessa o sistema de circulação. O filtro retém as impurezas, permitindo a circulação de um ar limpo, saudável.

4. Seque o veículo

A lataria deve ser secada com pano seco (microfibra, algodão, silicone). Há duas maneiras básicas de secar:

  • passe o pano suavemente sobre a superfície molhada;
  • comprima o pano sobre a superfície molhada para que ele absorva a água.

Depois que o carro estiver seco, use cera ou outro produto semelhante com a finalidade de proteger a pintura, evitando que ela descasque ou desbote.

Uma dica é utilizar um polímero, produto com um custo maior que a cera, entretanto, pode ser mais durável.

Para encerrar esse post sobre limpeza de carro, vamos fazer algumas considerações adicionais. Não esqueça também que o painel é formado por diferentes peças de plástico. Por esse motivo, vale a pena utilizar silicone neles.

Porém, não se deve usar silicone no volante nem na alavanca de câmbio para que não fiquem escorregadios e interfiram na segurança durante a condução.

Gostou de nossas dicas? Já usa essas práticas em seu negócio? Aproveite para aprofundar ainda mais seus conhecimentos com o curso sobre Lavagem Convencional e Detalhada da Norton Academy!

{{cta(‘6826c025-2d10-44c5-9862-3a4219eaa676’)}}


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Fique por dentro das nossas novidades!