Construção
23 de Junho de 2021

Como pintar drywall de maneira impecável? Saiba aqui!

Pintura em parede drywall? Saiba tudo e mais um pouco em nosso post e descubra como oferecer um serviço impecável ao cliente.

Tempo de leitura:

Nem gesso e nem parede! Se você quer saber como pintar drywall de maneira correta, é bom se informar sobre o que é esse tipo de material e quais os cuidados necessários para entregar um serviço de primeira linha ao seu cliente. 

Pensando justamente nisso, a gente resolveu preparar um post exclusivo hoje só para falar sobre como pintar drywall da forma certa e evitar certos errinhos comuns. Isso vai fazer toda a diferença na qualidade da obra. Então, sem mais delongas, bora direto ao que interessa. Anota aí! 

Em primeiro lugar, o que é parede drywall?

Certamente você já viu ou até já trabalhou com uma parede drywall, certo? Esse tipo de "parede modular" é montado a partir de pequenos tubos de aço galvanizado e placas de gesso. Por isso, as paredes drywall não utilizam argamassa, cimento ou tijolos em sua estrutura.

No entanto, o que muitos profissionais não sabem é que existe uma série de tipos de paredes drywall no mercado, cada qual com funções e aplicações diferentes. Por exemplo, há sistemas acústicos que podem conter espumas no interior, placas mais finas para separação de ambientes, outras mais espessas para sustentação etc. 

Logo, cada sistema requer cuidados especiais em casos de obras e pinturas, já que se diferenciam da alvenaria tradicional.

Como escolher tintas para drywall? 

Certamente, esta é a primeira dúvida para quem quer saber como pintar drywall. Afinal, dá pra usar os mesmos tipos de produtos e fazer a harmonização de cores como em uma parede "normal"? Dá sim, sem problemas!

Afinal, apesar de a estrutura do drywall ser diferente da alvenaria, a superfície que recebe a pintura sempre será a de gesso e, portanto, está apta a absorver os principais tipos de tintas do mercado, da mesma forma que se fosse em uma argamassa.

E como pintar drywall na prática?

A seguir, destacamos 4 etapas que são consideradas essenciais para a pintura de paredes drywall. Aplique-as sempre que tiver um serviço nesse tipo de material.

Preparação da superfície

Assim como uma parede de alvenaria devidamente emassada, a superfície do drywall deve ser plana e isenta de qualquer imperfeição. A vantagem desse sistema é que, em geral, as placas já vêm lixadas e prontas para instalação.

No entanto, entre uma placa e outra, é preciso realizar uma emenda com uma fita específica e que, por sua, recebe massa por cima para fixação. Nesse caso, é a única parte em que precisa receber um lixamento para acabamento.

Além disso, durante a aplicação, provavelmente haverá processos de cortes e perfurações, que inevitavelmente vão precisar receber um pouco de massa e lixamento. Para isso, indica-se o uso de massas específicas para Drywall, e lixas de granulação entre 120 e 180.

Pintura de fundo 

Com a superfície pronta para receber a pintura, indica-se usar um Selador Acrílico (especialmente em paredes novas, que nunca foram pintadas) ou até mesmo um Fundo para Gesso. Para repintura, utilize um Fundo Preparador de Paredes, caso a parede esteja “calcinada”, ou seja, com manchas na superfície, o que pode causar o descascamento e/ou destruição da tinta. Se a parede estiver em bom estado, aplique diretamente a tinta de acabamento.

Nivelamento

Após a secagem da primeira etapa, confira se há resquícios ou imperfeições na superfície. Caso as encontre, faça o uso de uma boa massa corrida e lixamento leve para nivelamento. Para isso, use uma lixa d'água.

Pintura e acabamento 

Antes de começar a etapa final, certifique-se de que não há pó ou imperfeições do processo anterior. O número de demãos vai depender da qualidade do produto escolhido e do fundo aplicado. O mais recomendado é escolher tintas acrílicas ou PVA. Evite CAL ou materiais semelhantes para a pintura de drywall.

Dicas finais de como pintar drywall

Para finalizar nossas dicas de como pintar drywall com mais perfeição, separamos alguns conselhos importantes e boas práticas de trabalho. Confira:

  • avalie previamente o local de trabalho e a superfície escolhida;
  • organize seus materiais antes, durante e depois do serviço;
  • utilize lixa de parede, massas, tintas e outros materiais de qualidade;
  • forre o chão com capas de proteção;
  • capriche na entrega, preocupando-se com a limpeza e pequenos detalhes.

Essas são algumas dicas de como pintar drywall de maneira mais profissional e, consequentemente, conquistar a satisfação do cliente com um bom trabalho final. Para isso, ao fazer seu orçamento de pintura, leve em consideração todas as dicas acima, invista em materiais de qualidade e busque sempre se informar sobre bons procedimentos.

Gostou? Ficou alguma dúvida? Então, converse agora com um de nossos especialistas e saiba mais detalhes e onde encontrar os melhores materiais para suas obras!

Comentários