Automotivo
10 de Março de 2022

Ferramentas abrasivas: principais usos e segurança

Entenda o que são as ferramentas abrasivas, onde são utilizadas e os principais tipos. Veja, também, algumas dicas de segurança relacionadas a elas!

Tempo de leitura:

Por conta de sua vasta utilidade, as ferramentas abrasivas têm grande presença nas indústrias. Você sabe quando e de que modo elas podem ser usadas? O uso de discos abrasivos pode ser citado como frequente em obras e construções no Brasil.

Por outro lado, como é de se imaginar, os riscos potenciais de seu uso indevido podem causar sérios acidentes de trabalho. E muitos deles podem ser evitados.

Em nosso conteúdo, vamos explicar o que são, os principais usos e tipos de ferramentas abrasivas. Além disso, você vai aprender como garantir a segurança ao usá-las — algo extremamente importante. Quer saber mais sobre o tema? Então, siga com a leitura para descobrir tudo sobre esse assunto!

O que são ferramentas abrasivas?

Em resumo, elas são utilizadas para desbastar materiais e realizar acabamentos em objetos. Para tal, as ferramentas vêm nos mais diversos formatos e em diversos tamanhos.

Podemos citar, a título de exemplo, discos de desbaste, lixas e escovas de aço como as ferramentas abrasivas mais utilizadas em acabamentos. A variedade de objetos, peças e materiais que podem receber o acabamento de ferramentas abrasivas é grande.

Em geral, ferramentas abrasivas são categorizadas em dois tipos: as naturais e as sintéticas. Apesar de servirem ao mesmo propósito, há uma pequena diferença em seus usos e materiais.

Ferramentas abrasivas naturais

Como o próprio nome diz, esse tipo vem da natureza. Alguns minerais ou rochas têm essa particularidade de atuar como ferramentas que dão acabamento.

Podemos citar o diamante, utilizado em forma de pó, que dá polimento em peças. Apesar do alto custo, por ser um cristal caro, o resultado é significativo. Outros exemplos são o quartzo e o topázio, que exercem a mesma função e dão resultados semelhantemente satisfatórios como ferramentas abrasivas naturais.

Ferramentas abrasivas sintéticas

Os abrasivos sintéticos são os mais utilizados por conta do seu preço mais em conta e facilidade de produção. Essas ferramentas são produzidas especificamente para determinadas finalidades. Podemos citar os tipos de abrasivos silicosos (de carboneto de silício) e aluminosos (de óxido de alumínio, ferro e silício).

Por meio de pesquisas e testes, já foi possível chegar a um resultado bem próximo do diamante, por exemplo, e de outros abrasivos naturais. Isso aumenta cada vez mais a opção por esse tipo de ferramenta, que é de mais fácil produção e valor mais em conta.

Onde as ferramentas abrasivas são utilizadas?

As ferramentas abrasivas podem ser utilizadas em uma diversidade de situações para dar acabamento. Por conta disso, no mercado são encontradas variadas opções de tamanhos e tipos diferentes. A seguir, vamos destacar mais sobre as suas utilidades.

Há uma classificação das ferramentas, de acordo com as partículas. As maiores numerações têm partículas de tamanho menor. Elas podem ir de 16 (o tamanho mais grosso) até 2500 (o tamanho mais fino). Por conta disso, as ferramentas abrasivas podem ser utilizadas em etapas de desgaste, polimento e limpeza de uma pluralidade de objetos e superfícies.

Por conta da grande versatilidade que elas têm, as ferramentas abrasivas são utilizadas em indústrias e companhias dos mais diversos ramos. Podemos citar as fábricas de móveis e outras que lidam com a madeira como matéria-prima.

As que lidam com construção civil também se beneficiam das mencionadas ferramentas. Assim como as empresas da indústria mecânica, em que as ferramentas ajudam na montagem e acabamento de peças de metal.

Quais são os principais tipos de ferramentas abrasivas?

Agora que você já sabe o que são e onde as ferramentas abrasivas são utilizadas, vamos apresentar alguns dos seus principais tipos.

Lixas

O item número 1 entre os principais tipos de ferramentas abrasivas é a lixa. Ela está presente na pintura de uma casa, por exemplo, quando utilizada para lixar uma parede.

A lixa tem os grãos finos colados em uma folha resistente e flexível. Em geral, ela pode ser utilizada apenas uma vez, visto que se desgasta com rapidez.

Discos de desbaste

Os discos de desbaste têm várias funções. Podemos citar a remoção de pequenas irregularidades e imperfeições em superfícies, assim como em objetos.

A utilização do disco de desbaste dá um efeito mais profissional do que a lixa, por exemplo, já que seu acionamento é automático. No entanto, é recomendável a utilização de equipamento de proteção individual (EPI) para seu manuseio, assim como o conhecimento correto das técnicas.

Rebolos

Também entre os principais tipos de ferramentas abrasivas, estão os rebolos. Em formato de disco, costumam ser menores que os discos de desbaste. No entanto, a sua intenção é a mesma: desgastar determinadas superfícies de modo a dar um acabamento mais profissional.

O rebolo é utilizado com uma lixadeira, na maioria dos casos.

Limas

A lima é uma ferramenta que, à primeira vista, se assemelha a uma agulha ou chave de fenda. Com uma superfície anatômica (cabo) para segurar e outra abrasiva, ela serve para a limagem (ou desbaste) de uma diversidade de materiais.

Em geral, usa-se a lima para afiar outras ferramentas de metal. No entanto, ela serve também para madeira, alumínio e diversos outros.

Escovas de aço

O último da lista dos principais tipos de ferramenta abrasiva que vamos apresentar é a escova de aço. Ela, também chamada de escova copo, é, geralmente, acoplada a uma base giratória.

O seu aço trançado ajuda na limpeza e no acabamento de superfícies resistentes. Podemos citar o ferro, a borracha, o granito e o próprio aço.

Como garantir a segurança no uso dessas ferramentas?

Essa é uma parte muito importante na hora de manusear as ferramentas abrasivas. Por isso, vamos dar algumas dicas para garantir o uso correto delas.

Atentar a essas questões é promover segurança no ambiente de trabalho. Além de utilizar outras medidas, como o EPI, é preciso tomar alguns cuidados.

Primeiramente, utilize a ferramenta certa para cada tipo de trabalho. Além disso, tenha atenção com as ferramentas que são consumíveis. É preciso verificar se estão desgastadas e precisam de substituição. Também é importante lembrar para ter cuidado na hora de fazer as trocas.

Sempre realize a inspeção antes de começar o trabalho. Desse modo, você perceberá se algo está errado logo antes de começar o serviço. Muitos acidentes são evitados quando dedicamos uma atenção prévia antes de partir para a ação.

É essencial saber quais são e como manusear as ferramentas abrasivas corretamente. Ao seguir as nossas dicas, você promoverá ainda mais segurança no local de trabalho.

Este assunto tem grande importância e deve ser tratado com atenção. Você gostou do nosso conteúdo? Para não perder mais nada do que postamos, não deixe de assinar a nossa newsletter. Assim, você recebe em seu e-mail as dicas de conteúdo mais recentes!

Nova call to action

Comentários