Realizar uma boa gestão de obras é uma tarefa desafiante para qualquer pedreiro iniciante. Entregar a obra no prazo, com qualidade e manter o projeto conforme o planejado, exige muito cuidado com cada etapa da construção. Por isso, adotar algumas estratégias pode contribuir para poupar tempo e evitar problemas.

Para quem consegue finalizar seus projetos com qualidade e responsabilidade com o uso dos materiais, não falta trabalho, independentemente de onde esteja.

Se você quer melhorar a condução de suas obras e conseguir finalizar tudo conforme proposto no início do projeto, continue a leitura e confira nossas dicas!

O que significa fazer a gestão de obras?

O gerenciamento de obras se refere a administração de materiais, equipamentos e pessoas envolvidos na execução de um projeto. Por meio dela é possível acompanhar a evolução de cada etapa e conferir se tudo concorda com o cronograma.

O responsável pela gestão normalmente atua em diversas frentes, incluindo o planejamento, coordenação da equipe, execução de tarefas e conferência da obra. Assim, é fundamental contar com um time especializado e equipamentos eficientes para lidar com qualquer problema que possa aparecer durante a condução das atividades cotidianas.

Qual a relação da gestão do tempo com o sucesso do trabalho?

Saber controlar seu tempo pode poupar muito trabalho durante as obras. Assim, é importante adotar estratégias que funcionem e lhe proporcione maior organização para cumprir todos os prazos e assegurar uma agenda de serviços lotada. Veja como.

Tenha uma estratégia de administração de tempo

Ao fazer a gestão de tempo em suas obras, você consegue melhorar a administração do período de trabalho. Assim, ganha mais produtividade e eficiência. Ou seja, nas tarefas que você demorava muito tempo, conseguirá melhorar o desempenho.

Além disso, você poderá informar ao cliente um prazo adequado e que realmente pode ser atendido. Portanto, vale a pena investir em meios de gerenciar melhor o seu relógio durante seu trabalho.

Faça a gestão de tarefas

Um controle de tempo adequado permite que você saiba fazer a gestão de tarefas adequadamente. Por exemplo, imagine que você não sabe que em determinada atividade demora uma quantidade x de horas e em outra y.

Ao adotar a gestão de tempo, você consegue compreender qual é o prazo médio para realizar cada tarefa de um projeto. Assim, suas estimativas para terminar todo o serviço são melhores e os prazos estabelecidos mais adequados para garantir o sucesso da obra.

Otimize os processos

Quando a gestão de tempo é colocada em prática, você consegue ter uma visão mais clara do que toma muitas horas e o que pode ser melhorado no decorrer das atividades. Por exemplo, imagine que um processo de reboco da parede que é demorado e feito todo manualmente.

A partir da gestão de tempo você consegue identificar e investir em soluções que otimizem os procedimentos, adotando ferramentas que gerem mais eficácia durante o trabalho. Dessa forma, você terá clientes mais satisfeitos.

Tenha controle orçamentário

Assim como gera benefícios na fase de execução, a gestão de tempo pode otimizar o orçamento e reduzir custos da obra. Dessa forma, você consegue ter maior controle do projeto.

Ou seja, no fim de tudo é possível melhorar a qualidade do serviço, gastar menos tempo e assegurar que os clientes ficaram satisfeitos com o seu trabalho. Viu como esse gerenciamento pode trazer muitas vantagens?

Como fazer o gerenciamento da obra?

Agora que você já compreende a importância de aplicar algumas estratégias de gestão em sua obra, siga com a leitura e confira como é possível realizar o gerenciamento de seus próprios projetos.

Faça um estudo de viabilidade

O estudo de viabilidade representa a primeira etapa de qualquer empreendimento, independentemente do seu porte. Ele se refere a uma análise sobre os custos da construção e a probabilidade de venda, caso seja esse o intuito.

Por meio desse documento, os investidores podem entender se vale a pena seguir com a obra ou se essa não é uma boa aplicação dos recursos exigidos. Assim o estudo deve orientar se há possibilidade de alto retorno sobre o investimento inicial ou não.

Ele precisa incluir os materiais e métodos utilizados para a construção, além do custo de mão de obra. Além disso, questões legais, restrições geotécnicas e problemas de zoneamento urbano também devem ser considerados nesse estudo. Para isso, um curso de gestão de obras pode ajudar.

Tenha um bom levantamento de preços

Manter o projeto no orçamento estipulado previamente é essencial para a satisfação dos proprietários e para uma boa condução das obras. Por isso, é importante que o levantamento inicial de preços seja feito corretamente, inclusive considerando a margem relativa ao reajuste de preços que pode ocorrer durante o andamento dos trabalhos.

A ideia é que esses preços sirvam como uma referência para o quanto a obra deverá custar. Isso faz com que o projeto tenha a verba suficiente para ser finalizado e não haja problemas de natureza financeira.

Planeje suas etapas, ações e recursos

O bom andamento das obras começa com o planejamento. Nesse sentido, você deve entender quais são as etapas necessárias, o que você precisará para cumprir todas, como alocar cada um de seus ajudantes e quais são os recursos importantes para não faltar nada e tudo sair conforme seus planos.

Assim, é importante listar materiais, quais são as fases da obra, quanto tempo cada uma demorará e todas as informações necessárias para cumprir os prazos e entregar um serviço impecável. Além disso, vale a pena considerar fatores sob os quais você não tem controle, como mau tempo. Dessa forma, você estipula tudo com mais certeza.

Otimize a organização de tarefas

Ter tarefas organizadas e determinar os responsáveis por cada uma delas pode garantir que você gaste menos tempo e entregue tudo no prazo combinado. Assim, vale a pena ter recursos que ajudem na otimização desse quesito.

Por exemplo, existem aplicativos simples de utilizar que você pode baixar no seu celular para organizar o que precisa ser feito. Assim, nada é deixado para trás, você consegue estipular como fazer cada etapa e garante mais agilidade para o andamento da obra.

Viu só como é importante investir em recursos para a gestão de obras ser impecável e tudo ocorra tranquilamente? Ao aderir nossas dicas, você garante que tudo fique no seu controle e consegue andar mais rápido com a obra. Assim, os clientes vão ficar satisfeitos e encantados e não faltará serviço bem pago para você.

Gostou deste artigo e quer ter acesso a mais conteúdos que podem lhe ajudar? Então, assine a nossa newsletter e receba mais artigos em seu e-mail.

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Como vender nas redes sociais tendo uma loja de materiais de construção?

novembro 7, 2023
Close