Antes de iniciar qualquer tarefa, como uma reforma em casa ou no carro, é importante consultar um profissional especializado para se certificar de que está usando os materiais corretos. Isso pode evitar problemas futuros e assegurar que aquela tarefa seja realizada da melhor maneira possível.

Se você é o profissional responsável pelo serviço, nesse caso, saiba que é muito comum ter dúvidas sobre qual é o melhor material a ser utilizado. Por isso trazemos este conteúdo até você: aqui você vai acompanhar os principais detalhes sobre as lixas Norton.

Por que é importante utilizar os materiais certos?

Na construção civil, é importante usar os materiais certos para garantir que as tarefas sejam bem finalizadas. Por exemplo, se você estiver construindo uma parede, vai precisar de tijolos e de argamassa.

Caso não utilize os materiais certos, a parede pode não ficar boa o suficiente podendo até mesmo cair. Com o acabamento não vai ser diferente, e o uso da lixa, nesse caso, será de extrema importância.

Já no setor automotivo, é igualmente importante usar os materiais corretos. Para garantir um bom acabamento ao pintar um carro, com certeza vai precisar de tinta e verniz de boa qualidade para isso.

É importante entender que o uso incorreto dos produtos pode ocasionar falhas no processo, além de um aspecto ruim e frágil na pintura. Por esse motivo é que, antes de pintar, você vai precisar de uma superfície bem lisa ou não vai conseguir o resultado esperado!

É aqui, que mais uma vez, entra a relevância de saber sobre o uso das lixas corretas para cada tipo de serviço.

Como usar lixas pode ser tão complicado?

É necessário estarmos atentos a tantos aspectos para cumprir uma tarefa que, aparentemente é simples para quem não é profissional dessas áreas. Durante este artigo, nós vamos conferir todos os detalhes específicos para essas ferramentas, assim como os mais diferentes tipos disponíveis para uso.

Abordaremos suas funções esperadas e como alcançá-los para realizar as suas tarefas do dia a dia e facilitar sua rotina de trabalho! 

O que são e quais os materiais que as lixas são fabricadas?

As lixas são ferramentas usadas para remover camadas da superfície de um material, como madeira, metal, paredes, grades, entre outros. Elas podem ser produzidas a partir de diversos materiais, incluindo papel, cola, resina e matais.

Disponíveis nos mais diversos tamanhos e graus de abrasão, conhecidos também pelo termo “granulação”, podem se adaptar às mais diferentes tarefas.

Na sequência você vai conferir mais detalhes sobre as lixas Norton e suas especificidades para cada uma das áreas que mencionamos.

Quais são os tipos de lixas?

 

 

Durante a prestação dos mais diferentes serviços manuais, principalmente em acabamentos, saber fazer a diferenciação dos materiais é muito importante para garantir que o profissional possa escolher o produto correto para o seu trabalho.

Isso permite que eles possam maximizar sua eficiência e consigam atender às necessidades e exigências de qualidade de seus clientes. 

A escolha de materiais certos também ajuda na redução do custo total dos serviços. Na construção civil, as lixas são geralmente mais largas e grossas do que as lixas usadas para o segmento automotivo, pois, elas precisam ser capazes de remover camadas mais espessas de sujeira e de pintura.

A fabricação desses materiais também oferece um revestimento adicional para proteger contra a umidade durante a execução da tarefa exercida.

No segmento automotivo essas ferramentas tendem a ser mais finas, pois precisam alcançar áreas menores com maior precisão e as sujeiras e pinturas antigas não são tão aderentes à superfície que está sendo trabalhada.

A seguir separamos em alguns tópicos os principais tipos de lixas e exploramos os detalhes que mais importam para a tomada de decisão mais acertada e para uma execução profissional. Acompanhe!

Quais os principais tipos de lixas Norton?

Agora que já sabemos que as lixas podem ter diversos tipos e modelos, cada um para uma necessidade específica, veremos cada um desses tipos, acompanhados de dicas sobre como utilizá-los da melhor forma. 

Lixas de Folha

Lixas de folha são lâminas muito finas e flexíveis feitas de materiais abrasivos. Geralmente, elas estão presas a uma base macia, que chamamos de costado, e podem ser facilmente dobradas ou enroladas para se adaptar às formas diferentes das superfícies a serem lixadas.

Folhas de lixa (como também são chamadas) podem ser usadas em conjunto com outras ferramentas, como discos de lixa e fibras abrasivas, para criar um acabamento perfeito em superfícies planas ou irregulares.

Lixas de Rolo

Lixas de rolo é o nome dado para as lixas que vêm em um rolo, literalmente. Esses materiais têm, geralmente, uma aderência muito forte às superfícies em que são empregadas, para mantê-las no lugar durante o uso.

São ideais para trabalhar em superfícies grandes, poupando o trabalho do profissional e otimizando o tempo de entrega do serviço!

Rodas de Lixa

Roda de lixa é uma ferramenta abrasiva usada para fazer a limpeza ou o acabamento de superfícies.

Essas rodas são feitas de papel ou tecido e vêm em uma variedade de tamanhos e texturas. Rodas de lixa são usadas com ferramentas elétricas rotativas, como polidores, esmerilhadeiras e retificadoras.

Discos de lixa

Discos de lixa são discos planos de papel ou plástico cobertos com grânulos abrasivos. Eles são usados ​​em ferramentas elétricas, como motosserras, lixadeiras roto orbitais e polidoras, para remover impurezas na superfície de um objeto.

Cintas de Lixa

A cinta de lixa é um tipo de fita abrasiva que pode ser usada para afiar ferramentas ou limpar profundamente outros objetos. Elas são feitas de uma variedade de materiais, incluindo papel, tecido e borracha. 

Quais as variedades que essas lixas podem ser encontradas na construção civil?

Como vimos, as lixas podem ser encontradas nos mais diversos modelos para utilização, cada uma com sua especialidade, podendo favorecer acabamento, limpeza, otimização de tempo e até mesmo afiação de ferramentas cortantes.

Ainda, temos, para cada um desses modelos, variedades que podem ser encontradas para promover o resultado que o profissional precisa em diferentes materiais. Veja a seguir, os principais deles.

Lixa para madeira

Lixas para madeira são ferramentas de lixamento usadas na construção civil para lixar a superfície da madeira, como o próprio nome diz. Tais lixas podem ser utilizadas de forma manual ou elétrica e vêm em diferentes tamanhos, formas e graus de abrasão.

Lixa para massa

São as lixas usadas na construção civil para aplicações durante a preparação e o acabamento de diversos tipos de massa, como gesso, acrílico ou massa corrida. Podem ser fabricadas com material abrasivo de vários tipos e encontradas em diferentes tamanhos e formas.

Lixa para vidro

As lixas para vidro também podem ser uma opção para uso na construção civil. Sendo fabricadas de um produto abrasivo mais delicado, são utilizadas para limpar e polir esse tipo de superfície.

Essas lixas vem, geralmente, em forma de uma lâmina ou disco, podendo ser fixadas em uma ferramenta rotativa ou usadas manualmente. Também podem ser classificadas conforme a dureza da matéria-prima usada na sua fabricação, bem como o tamanho do grão abrasivo. 

Se tiver alguma dúvida, é importante recorrer ao representante para saná-las, pois o risco de estragar o material em que está sendo empregado é alto. Por isso, todo cuidado aqui é pouco!

Lixa para metal

É mais uma das ferramentas de lixamento utilizadas na construção civil para remover a pintura, o verniz e, até mesmo, a oxidação dos metais. Pode ser encontrada em formato de folhas e também de disco de lixa, que pode ser composto (além do grão abrasivo) de papel, plástico ou tecido, com um diâmetro variando entre 4′ e 9′.

As lixas para metal podem ser usadas manualmente ou com máquinas elétricas, como furadeiras adaptadas ou lixadeiras profissionais.

Quais as variedades que essas lixas podem ser encontradas no segmento automotivo?

Da mesma forma que temos uma ampla gama de opções para a construção civil, também temos a mesma característica para o segmento automotivo. Acompanhe os principais aspectos dessas diferenças logo abaixo.

Lixas D’Água

As lixas d’água são abrasivos que utilizam a água para reduzir o atrito e produzir um acabamento mais suave. Esses produtos são feitos de materiais como granito ou areia, que se dissolvem facilmente quando entram em contato com a água.

As lixas d’água podem ser encontradas em diferentes tamanhos e formas, o que chamamos de granulação, dependendo do tipo de trabalho que precisa ser realizado.

Lixas Norton Black Ice

A Lixa Norton Black Ice é uma lixa feita de papel com grão Carbeto de Silício. Ela é indicada, principalmente, para a realização de acabamento com lixamento a úmido de vernizes automotivos.

A tecnologia aplicada em sua construção oferece ao profissional que a utiliza um melhor acabamento nesse segmento. Essas lixas também fazem com que os materiais aplicados tenham uma maior durabilidade.

Essas características são o que garantem que o serviço prestado pelo profissional tenha uma maior qualidade, deixando a fase do pré-polimento mais tranquila e mais simples, otimizando recursos.

Lixas a seco

Lixas a seco são discos de lixa que não precisam (ou não podem ter contato) de água para serem utilizados. São ideais para usar em superfícies secas e duras, sendo normalmente fabricadas de papel ou de outro material abrasivo sensível à água.

Elas podem ser usadas em qualquer superfície, inclusive na pintura do carro, como de paredes e chão que não tenham traços de umidade.

Extra: sobre o uso de lixa com maiores granulações, para uso tanto automotivo quanto na construção civil

As lixas de maiores granulações são indicadas para o nivelamento das superfícies mais pesadas, tanto em automóveis, quanto em paredes ou pisos.

Um dos principais cuidados que você deve ter ao utilizar essas lixas é não pressioná-las com muita força, pois isso pode danificar a superfície e prejudicar a qualidade do serviço que será entregue — ou, até mesmo, gerar prejuízos, o que é muito pior. 

Para utilizar essas lixas, é mais recomendável que você utilize um disco de polimento para ajudar na remoção das impurezas e da sujeira engatilhados nas lâminas.

Além disso, essa ação também facilitará o processo de nivelamento do seu automóvel ou da superfície em questão.

Como a Norton pode ajudar?

Os profissionais do segmento automotivo e da construção civil podem confiar na qualidade Norton para oferecer maior qualidade em seus serviços prestados. Saiba que a Norton é uma marca líder quando se trata de abrasivos (é uma empresa reconhecida mundialmente e com mais de 150 anos!).

Tem em seus catálogos uma linha completa de produtos, os quais são cuidadosamente projetados para executar qualquer aplicação ao nível profissional. A companhia é responsável por diversos investimentos na pesquisa e no desenvolvimento desses produtos, protegendo e melhorando o serviço que você presta. 

Acompanhamos esse mercado ajudando a gerar ideias inovadoras e revolucionamos constantemente os processos de fabricação e utilização de abrasivos, além de pensar outros produtos. 

Onde comprar lixas com qualidade Norton?

Os produtos da Norton podem ser adquiridos tanto online quanto presencialmente. Quer saber onde encontrar a loja mais próxima? Basta acessar o site. Nele, você confere um mapa dinâmico com todas as lojas em que você encontra nossos produtos.

Prefere não sair de casa? Saiba que é possível, também, encomendar os produtos com qualidade Norton diretamente para sua residência ou para a obra em que você está atuando. Para isso, confira uma lista completa dos principais revendedores Norton e escolha o seu preferido!

Chegamos ao fim de nosso conteúdo sobre os diversos tipos e funções dos diferentes modelos de lixas que a Norton pode disponibilizar para os profissionais do mercado, principalmente automotivo e da construção civil.

Vimos os diversos modelos possíveis e que estão acessíveis para sua escolha, como profissional, do que mais se adequa às necessidades de produção que você enfrenta no momento ou mesmo às exigências de qualidade de seus clientes.

Durante o texto, descobrimos que cada modelo de lixa tem uma função específica e que dentro de cada tipo apresentado existem variedades que servem para aplicações diferentes. Você pode contar com as lixas Norton e outros produtos com excelente nível de qualidade para otimizar seu trabalho.

Quer conhecer mais os produtos da marca Norton e promover mais qualidade na prestação de seus serviços? Acesse agora mesmo a loja online e adquira as ferramentas perfeitas para seu dia a dia!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Como deve ser feita o correto armazenamento de materiais no canteiro de obras?

julho 14, 2021
Close