Construção
29 de Setembro de 2021

Como se manter dentro do orçamento de obra?

Hoje falamos sobre a importância de respeitar o orçamento de obra durante a realização de um projeto. Acompanhe o post e entenda tudo sobre o assunto!

Tempo de leitura:

Pintar a parede? Fazer um bom reboco? Que nada! O maior desafio de um pedreiro é conseguir se manter dentro do orçamento de obra. A princípio, pode até parecer uma bobagem, mas quando o profissional extrapola o limite de gastos, é provável que ele também sofra prejuízos. 

Esse é o caso do atraso nas entregas, dos desperdícios e, até mesmo, da insatisfação dos clientes que precisarão desembolsar uma quantia maior do que a inicialmente planejada. Por isso, todo cuidado é pouco: se o seu objetivo é fazer um trabalho de primeira e, ao mesmo tempo, conseguir novos clientes, é muito importante ficar de olho nesse detalhe e fugir de problemas futuros. 

E, para te ajudar, listamos aqui alguns truques de experts no ramo. Ao colocá-los em prática, as suas tarefas se tornarão bem mais eficientes e, de quebra, a sua imagem no mercado será superpositiva. Acompanhe e saiba mais!

Entenda o planejamento da obra

Nenhuma obra se torna um sucesso sem que os profissionais envolvidos tracem um bom planejamento. E, independentemente do tamanho do projeto, você, como pedreiro, também precisará analisar essa questão. 

Para ficar dentro do orçamento de pintura ou de qualquer outra atividade, é necessário analisar minuciosamente as atividades que serão realizadas, bem como os materiais necessários em cada etapa. É preciso considerar os equipamentos, a data de entrega e se há a possibilidade de contar com uma mão de obra extra para auxiliar. 

Assim, podemos dizer que o planejamento é o passo principal para uma organização adequada. Ao longo dessa tarefa, lembre-se ainda de estipular qual será o tempo de duração do seu trabalho, sempre procurando evitar os desperdícios e controlar os imprevistos.

Analise os riscos

Seguindo com as nossas dicas sobre orçamento de obra, não podemos deixar de citar a análise de riscos. Basicamente, essa tarefa consiste em realizar uma previsão de todos os empecilhos que podem ocorrer ao longo do projeto. 

Dessa forma, será possível evitar surpresas indesejadas e, claro, economizar bastante. Já entre os problemas mais comuns que podem ocorrer em uma construção, destacamos: 

  • atrasos por falta de mão de obra qualificada; 
  • complicações oriundas de variações climáticas; 
  • demora na entrega dos materiais, entre outros. 

E não é só isso! Além de identificar os imprevistos, procure elaborar estratégias capazes de contorná-los. Esse método é importante para quem deseja levar um projeto até o fim com um excelente controle orçamental. Aqui, uma dica é também se antecipar sempre que possível, para que haja um fluxo de trabalho mais fluido, tranquilo e eficaz. Anote já!

Faça o controle dos materiais utilizados

Hoje em dia, e com o avanço da tecnologia, muitos pedreiros estão contando com ferramentas digitais para conseguirem ficar por dentro do orçamento de obra. Com as plataformas certas, você pode aproveitar várias vantagens, que vão desde mais praticidade, até a possibilidade de se organizar melhor. Aliás, um detalhe que não pode ser ignorado diz respeito ao controle de estoque dos materiais. 

Nessa fase, a recomendação é analisar de forma detalhada o aproveitamento de cada insumo, verificando as datas de entrada e saída de cada um deles. Certamente, esse trabalho te ajudará a ter mais segurança ao longo do projeto, evitando gastos desnecessários. 

Ao saber com exatidão quando um material está chegando ao fim ou, até mesmo, apresentando algum defeito, você terá um tempo hábil para agilizar o processo de compra e não atrasar o cronograma. 

Não sabe quais são os programas mais indicados para essa finalidade? Tudo bem! O primeiro deles é o bom e velho Excel ou o próprio Google Sheets. Neles, é possível criar planilhas completas e com todas as etapas de uma construção. Ou, se preferir, também existem outras duas opções:

Tenha um cronograma bem registrado

Mesmo que as obras já estejam em andamento, é importante continuar acompanhando o seu cronograma e o desenvolvimento do projeto. 

De modo geral, esse cuidado serve para identificar se cada etapa está saindo como o planejado, se as atividades estão devidamente dentro do prazo, se os materiais foram entregues corretamente e se há a necessidade de acelerar alguma entrega. 

Com isso, é possível ter mais controle e, caso algum problema seja identificado, conseguir driblá-lo a tempo. Vale ressaltar, que uma comunicação clara e objetiva é de extrema relevância em todas as etapas desse serviço. Muitas vezes, um simples mal-entendido já consegue prejudicar todo o orçamento e causar uma situação desagradável entre o pedreiro e o cliente. 

Diante disso, procure estabelecer um bom relacionamento com todos os envolvidos sejam eles serventes, fornecedores ou o próprio público. Se possível, faça reuniões semanais, use quadros de avisos ou crie um canal de contato via WhatsApp para que nenhuma informação passe despercebida. Quanto mais transparente for o diálogo, melhor será a compreensão e a obra poderá ser concluída sem ultrapassar o orçamento.

Conte com bons fornecedores

Quer conferir outro truque para continuar dentro do orçamento de obra? Conte sempre com excelentes fornecedores! De nada adianta seguir um planejamento detalhado e pronto para enfrentar grandes desafios se, no fim, os seus fornecedores te deixam "na mão".

É comum que os profissionais mais inexperientes do mercado não prestem muita atenção a esse fator. Porém, um fornecedor consegue influenciar e muito no preço total de uma construção. Até porque boa parte das despesas está relacionada com a compra de equipamentos e materiais.

Lembre-se de que as empresas parceiras também têm um papel essencial no cronograma de um projeto. Ao trabalhar com uma parceria de confiança, você terá a garantia de receber mercadorias de alta qualidade e dentro da data prevista.

Viu só? Após essa leitura completa, não há mais dúvidas: ficar dentro do orçamento de obra pode ser mais fácil do que você imagina. Daqui para frente, analise muito bem todas as suas tarefas e faça o máximo de esforço para ter controle e entregar o melhor serviço possível. Com a prática diária dessas recomendações, você conseguirá aproveitar inúmeros benefícios e se destacar no mercado de construção.

Gostou do post e deseja acompanhar outros conteúdos especiais, como este? Então assine a nossa newsletter. Com esse cadastro, você começará a receber notícias e sugestões em primeiríssima mão, diretamente em seu e-mail. Até lá!

Comentários