Construção
27 de Janeiro de 2021

Como preparar a parede para pintura? Confira as melhores práticas

Que tal descobrir como preparar a parede para pintura e garantir um efeito ainda melhor em seu trabalho? Veja este post e saiba mais!

Tempo de leitura:

O que acha de aprender mais sobre preparar a parede para pintura? Quem trabalha no ramo de construção e reparos sabe que o processo de pintar uma superfície não é tão simples e ágil quanto parece.

Para garantir um efeito bacana, de qualidade e com longa duração, é necessário não só aplicar a tinta na parede, como também seguir alguns cuidados básicos e que farão toda a diferença. Por isso, as paredes devem estar sempre em um bom estado e preparadas para receber todo e qualquer componente.

Mas, afinal, como realizar esse processo? A gente te explica aqui, neste post, a importância do preparo da parede e ainda traz um passo a passo para conquistar o melhor efeito possível. Confira!

Por que preparar a parede para a pintura?

Quando falamos em pintura de parede, muita gente imagina que é só comprar um rolo ou um pincel, escolher uma boa tinta e começar o trabalho. Mas, antes de qualquer procedimento, na verdade é necessário preparar bem o local. 

Esse cuidado serve pra aumentar a qualidade do serviço do pintor, deixar um acabamento impecável e também prolongar a durabilidade da pintura. Imagine, por exemplo, que você precisa pintar uma superfície bem antiga e que está com mofo. 

Nessa condição, a melhor saída é primeiro resolver o problema para depois iniciar a pintura. Se isso não for feito, você correrá o risco de perder todo o trabalho, uma vez que o visual manchado e embolorado com certeza aparecerá de novo. 

A mesma coisa vale para paredes novas. Em algumas situações, o profissional vê a necessidade de eliminar imperfeições ou, simplesmente, nivelar toda a superfície. O ideal é fazer uma análise do local e anotar o que deve ser feito pra melhorar o resultado de seu trabalho.

Passo a passo: como preparar a parede antes da pintura?

Sabendo de todas essas informações, chegou o momento de iniciar a pintura, seja ambiente externo ou interno. A seguir, separamos um passo a passo que pode tornar esse processo mais fácil, o que inclusive vai ajudá-lo a definir o orçamento de pintura. Vamos lá!

Escolhendo os materiais

Para começar, você precisa escolher os materiais certos. No entanto, os itens utilizados vão depender única e exclusivamente das necessidades da superfície. 

Paredes com mofo devem ser limpas com água sanitária. Já aquelas antigas e com fissuras precisam passar pela aplicação de massa corrida. Separamos uma lista com os itens essenciais:

  • lixa; 
  • escova de aço; 
  • rolo de lã; 
  • braço para o rolo de lã; 
  • bandeja de pintura; 
  • espátula; 
  • lona de plástico para proteger o chão e superfícies; 
  • escada; 
  • pano de limpeza.

Limpando a parede

Com tudo separado, chega a hora de limpar a parede. Felizmente, esse processo é bem fácil. Para isso, você vai precisar de um pano limpo e seco e, com ele, eliminar o excesso de poeira acumulada.

Se o local tiver com manchas e mofo, também é interessante utilizar água sanitária ou produtos especiais para acabar de vez com os fungos. Uma mistura que dá certo é colocar 1/3 da água sanitária para uma parte de água em um borrifador. Lembrando que o ambiente precisa estar bem arejado para ajudar a secar a parede.

Reparando imperfeições

A parede está descascando? Com a ajuda de uma espátula, retire a parte que estiver soltando. Agora se o problema for por causa das rachaduras e buracos, vale a pena passar uma massa corrida, que deve ser aplicada somente em pontos específicos. Isso ajudará a criar maior uniformidade pra depois passar a tinta.

Lixando a superfície

Depois desses passos, você pode começar a lixar as paredes. Essa etapa serve para deixar a superfície nivelada e com a textura uniforme. Em seguida, lembre-se de limpar de novo o local desta vez, com um pano úmido e esperar até que a superfície seque totalmente.

Aplicando o selador

O selador é um produto usado para preparar a superfície antes da aplicação da tinta. Com ele, é possível preencher os poros presentes nas paredes, garantindo que a aplicação seja mais fácil e evite desperdícios desnecessários. Caso queira fazer uma nova pintura e a parede esteja com selador, é interessante esperar um tempo mínimo de 30 dias.

Utilizando a tinta

Se você já seguiu todas as outras recomendações, está na hora de pintar a parede. Fique de olho se há a necessidade de diluir a tinta e veja qual o tempo necessário de espera entre a aplicação de uma demão e outra. Todas essas informações estão no rótulo do próprio produto.

Aqui, também é necessário isolar e proteger muito bem o cômodo, no caso as janelas, tomadas, pisos e também os móveis. Um truque interessante é retirar os espelhos dos interruptores e tomadas, além de proteger os acabamentos produzidos em gesso e manter os rodapés muito bem revestidos.

Isso pode ser feito com a ajuda de uma fita crepe. Para o chão e os móveis, a lona de plástico é excelente pra impedir o acúmulo de poeira ou respingos de tinta nas superfícies.

Dica extra

Antes de finalizar, vamos indicar uma sequência de pintura, que deixará o seu serviço mais fácil e você conseguirá finalizar de maneira mais rápido. Funciona da seguinte forma:

  • primeiro, pinte o teto;
  • em seguida, aplique a tinta nas paredes;
  • depois, faça a pintura das janelas e portas;
  • em último caso, os rodapés. 

Se você ainda não se sente seguro para fazer a pintura de uma parede, a gente indica começar a atividade em uma superfície menor, até ter experiência suficiente pra aplicar o seu conhecimento em espaços maiores.

Tanto nos encontros da parede, quanto nos cantos, é indicado utilizar um pincel de modelo pequeno. No teto, por sua vez, o braço para o rolo de lã é ideal para que você não tenha que subir em escadas ou cadeiras, o que pode ser perigoso. 

Seguindo esses passos, você vai conseguir alcançar um visual ainda melhor e capaz de encantar os seus clientes. Pense nisso e aprimore o seu trabalho!

E então, gostou das nossas dicas pra preparar a parede para pintura? A gente espera que sim! Se quiser continuar se aprofundando nesse universo, aproveite para conferir o nosso post sobre os tipos de lixas mais usados e qual a finalidade de cada um

Comentários