Arte em pintura de parede: 6 materiais e técnicas que você pode utilizar

6 mins Pedro Nogueira Publicação: abril 11, 2023 Atualização: abril 11, 2023

Para oferecer novas opções de serviço ao cliente, existem formas de sair do padrão no serviço de pintura. E uma maneira de fazer isso é fazer pintura artística em parede.

O pintor que se deseja se aperfeiçoar nesse tipo de serviço precisa ser habilidoso, conhecer técnicas específicas e usar os materiais adequados. Por isso, é importante ficar por dentro do assunto, caso o cliente queira fazer esses tipos de pinturas.

Confira com a gente 6 materiais e técnicas que você pode usar na arte em pintura de parede! Vamos lá?

Quais são os projetos decorativos mais comuns em artes na parede?

A arte em pintura de parede faz parte de um projeto decorativo mais ousado. Como as possibilidades são muitas, no fim das contas, o que vale é a criatividade do cliente e do profissional.

Quer ver alguns exemplos? É possível pintar figuras geométricas, animais, plantas, cenários urbanos e rurais, cenas clássicas e muito mais. Nos quartos das crianças, pintar super-heróis, personagens de desenho animado ou bichinhos é uma boa ideia.

Dá para fazer pintura 3D na parede da sala. Nesse caso, podemos citar a famosa pintura da porta aberta, que dá aquela impressão de continuidade e amplifica o espaço. Outra dica é investir em arte abstrata, que é uma tendência nas pinturas de paredes modernas.

Quais materiais e técnicas podem ser usados para arte em pintura de parede?

Para fazer artes na parede, é preciso saber manusear bem alguns materiais e ter domínio sobre boas técnicas. Vamos analisar agora os principais que podem ser usados na pintura artística em parede

1. Pintura acrílica

Vamos começar com a pintura acrílica. Para um bom profissional, não é difícil trabalhar com a tinta acrílica. Ela é formada por pigmentos suspensos em um meio de polímero que se dissolve em água. Quando secam, esses pigmentos se tornam resistentes à água, ou seja, é uma tinta impermeável.

O período de secagem é bem menor do que o período de secagem das tintas a óleo: somente alguns minutos. Além disso, você pode continuar a pintura sobre as partes secas sem cometer falhas. Por isso, é muito interessante para quem está começando na arte.

2. Tinta spray

Outro material comum para arte em pintura de parede é a tinta spray. A tinta spray em lata se caracteriza pela existência do propelente e da tinta. O propelente é um gás que, por conta da pressão interna, se expande quando você aperta a válvula e é liberado na forma de jato líquido.

Nas latas de tinta spray para artes em parede, há um bico de saída mais anatômico, que permite um uso mais demorado do spray. Quer saber as vantagens de usar tinta spray? Anote aí:

  • Secagem rápida: o tempo de secagem é menor. Assim, o trabalho fica caprichado e a qualidade da pintura não é prejudicada;
  • Facilidade de uso: basta aprender a manejar o spray, o que não leva muito tempo para um profissional habilidoso;
  • Poucos respingos: faz menos sujeira, se compararmos com as tintas que precisam de pincéis e misturas;
  • Custos baixos: não é preciso usar muitos acessórios com a tinta spray, o que ajuda na redução de gastos.

3. Tinta a óleo

A tinta a óleo é muito popular nesse tipo de pintura. Uma de suas desvantagens é a secagem lenta por causa de sua composição, que mistura partículas de pigmento e óleo secante (que pode ser óleo de linhaça).

Mas você pode modificar a viscosidade ao adicionar algum solvente, como éter de petróleo ou terebintina (também conhecida como aguarrás). Porém, em geral, é uma tinta fácil de ser aplicada e tem ótimo rendimento.

4. Pincéis

Nesse tipo de pintura, lembre-se de que a tela é a própria parede. Por isso, os pincéis artísticos têm formatos diferentes. Eles podem ser:

  • Redondos: permitem desenvolver um trabalho mais preciso e deixam rastros de tinta com a mesma espessura;
  • Chatos: são ótimos para espalhar bem a tinta, com cobertura de uma área mais ampla;
  • Línguas de gato: combinam características dos pincéis chato e redondo;
  • Leques: espalham a tinta com sutilidade e são indicados para representar folhas, por exemplo;
  • Trinchas: são largos e muito usados em projetos maiores;
  • Caligráficos: valiosos para desenho e pintura de letras e para detalhamento.

E sabe o que é importante saber ao comprar pincéis artísticos? A natureza e o comprimento das cerdas! As cerdas naturais conseguem reter mais tinta, são flexíveis e macias. Já as cerdas artificiais são mais duras e lisas.

As cerdas longas, especialmente as naturais, permitem uma pincelada mais arrastada. Porém, durante a pintura, elas podem se soltar. Já as cerdas mais curtas são bem precisas e permitem maior controle.

5. Espátulas

A espátula é muito conhecida na pintura convencional de paredes. E ela pode ser sua aliada na pintura artística em parede! Com a espátula, você pode usar técnicas diferentes para fazer texturas, volumes, sulcos, relevos e raspagens.

Com essa ferramenta, também dá para remover a tinta da parede e dar efeitos como contraste de luz, cores e sombras, profundidades, esfumaçados e degradês.

As espátulas ainda facilitam a criação de texturas que representam troncos de árvores, pedras, solo, movimento das águas e outros elementos do meio ambiente. Ou seja, a imaginação é o limite!

6. Pintura spray com textura

Essa técnica é muito pedida pelos clientes porque dá um ar diferenciado aos ambientes, oferecendo um estilo único. É um trabalho que exige mais do profissional, mas certamente vai deixar o cliente mais satisfeito. 

É possível utilizar a pintura spray para criar texturas, por exemplo, para deixar uma sala mais moderna e descolada.

Seja quais forem os materiais usados na arte em pintura de parede, é necessário combinar com o cliente exatamente o que ele deseja. Assim, você evita mal-entendidos e problemas posteriores. E, nesse bate papo, o profissional experiente também dá suas sugestões que podem otimizar o projeto.

Com tudo combinado direitinho, antes de começar a fazer arte em pintura de parede, verifique se não tem alguma infiltração, para que o resultado não fique comprometido.

Lembre-se de ter uma superfície limpa e preparada adequadamente. Também não se esqueça de deixar a tinta secar completamente antes de adicionar mais camadas ou aplicar uma segunda cor.

Uma parede com pintura artística deixa o ambiente muito mais bonito. Além disso, contribui para criar um espaço que dá aquela sensação de bem-estar. Assim, use os materiais e as técnicas mais adequados para obter o melhor resultado e deixar seu cliente satisfeito.

Depois de falar sobre pintura artística em parede, que tal conhecer mais sobre os diferentes tipos de fitas usados para construção? É só se inscrever no nosso curso, que é gratuito!


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Fique por dentro das nossas novidades!