Como fazer pintura 3D em parede? Essa é uma dúvida comum para quem trabalha com pintura e quer acrescentar um diferencial nos serviços prestados. No entanto, antes de responder a essa questão, precisamos falar sobre o revestimento de gesso 3D.

Você já ouviu falar dessa técnica? Caso não a conheça, se trata basicamente de placas de gesso tridimensionais que apresentam decorações diversas, como padrões florais, desenhos geométricos e ondulações.

Esse tipo de revestimento ressalta a parede, dando um toque especial à decoração. Mas para deixá-lo ainda mais charmoso, é possível incrementar o gesso com uma pintura adequada. E é sobre isso que falaremos neste post. Vem conferir!

Conheça a tendência de pintura 3D em parede

Quem trabalha profissionalmente como pintor sabe que os clientes estão sempre em busca de ideias que fujam do convencional para garantir uma decoração mais atraente para suas casas. É por isso mesmo que, nos últimos anos, a pintura 3D vem ganhando cada vez mais destaque, se tornando uma grande tendência decorativa do mercado.

E não é para menos, pois, já faz muito tempo que as paredes de uma casa deixaram de exercer apenas o papel de divisão de cômodos. Na verdade, em muitos projetos decorativos elas também têm uma função estética importante.

Com essa tendência, é possível notar a busca por alternativas à tradicional ideia de paredes lisas. Agora, elas podem acrescentar volume e profundidade no ambiente com o efeito 3D, dando um ar moderno, elegante e criativo para a decoração. Além disso, ela também pode ser usada para dar destaque a um local específico da casa, como a parede de cabeceira da cama ou a que acompanha a televisão.

E a melhor parte é que se trata de uma técnica simples para se colocar em prática. Ou seja, qualquer profissional da área pode aprendê-la rapidamente para ampliar sua cartela de serviços oferecidos. Muito vantajoso, não é mesmo?

Saiba quais ferramentas e materiais são necessários para essa técnica

Agora que você conhece um pouco mais sobre a tendência da pintura 3D, deve estar curioso sobre como essa técnica é feita, certo? No entanto, antes de responder isso precisamos mostrar quais ferramentas e materiais são essenciais para realizar o procedimento, garantindo que o acabamento da pintura seja perfeito.

Basicamente, os materiais necessários para essa técnica não se diferem muito dos usados em uma pintura comum, sendo eles:

  • lixas;
  • massa corrida;
  • pincel;
  • rolo de pintura;
  • fita crepe para delimitar os espaços que serão pintados;
  • molde.
  • fundo preparador;
  • tinta de sua preferência.

Veja a maneira certa de fazer a pintura 3D em parede

Até aqui já falamos sobre o que é a pintura 3D e quais materiais de pintura são necessários para colocar essa tendência em prática, certo? Mas a questão que realmente importa é: afinal, como é possível aplicar essa técnica corretamente?

Não se preocupe, pois, nos próximos tópicos responderemos essa dúvida. Vem dar uma olhada!

Prepare o ambiente

Antes que qualquer procedimento seja feito, é necessário fazer a preparação de todo o ambiente. Afinal, durante o processo de pintura é comum que aconteçam respingos de tinta que podem danificar os móveis e as paredes do local. Você não quer que isso aconteça, certo?

Para evitar esse problema, o primeiro passo é isolar os objetos e móveis da área que será pintada com materiais apropriados, como uma capa protetora. Já para as superfícies pequenas, como moldura de portas e janelas ou rodapés, você pode contar com o auxílio de uma fita crepe para fazer a proteção.

Corrija as imperfeições

Com o ambiente devidamente preparado, já é possível começar a trabalhar com a parede que receberá a tinta. Nesse momento, talvez você se depare com a seguinte questão: como preparar a parede para pintura? Se esse for o caso, temos algumas dicas para ajudar.

A primeira coisa que deve ser feita é analisar se existem imperfeições no gesso que receberá a pintura. Caso existam, você pode corrigi-las com auxílio de uma lixa apropriada. Se as imperfeições forem muito notáveis e apenas a lixa não resolver, você também pode utilizar massa corrida para corrigir os defeitos.

Aplique o fundo preparador

Antes de iniciar a pintura, é importante que a parede esteja limpa, seca e com as imperfeições corrigidas, certo? Mas, isso não é tudo, pois ainda existe mais um passo de preparação para que a tinta possa ser aplicada.

Nesse caso, se trata da aplicação do fundo preparador. Esse produto preparará a superfície para a pintura, garantindo que a aplicação posterior da tinta seja mais fácil. Assim que o fundo preparador for aplicado, você deve esperar o tempo de secagem para que a parede possa receber a tinta. 

Escolha a tinta ideal

Quando o fundo preparador estiver devidamente seco, você já pode iniciar a pintura. Nesse momento, é preciso escolher o tipo de tinta que será usada, que pode ser acrílica, fosca ou semi-brilho. Obviamente, essa escolha fica ao seu critério, pois você deve avaliar qual se adéqua mais ao projeto.

Esse também é o momento para escolher as cores que serão usadas na pintura. Nesse caso, é interessante optar por uma palheta que contenha tonalidades escuras e claras. Isso porque essa combinação ajudará a ressaltar o efeito 3D da parede.

Trabalhe com técnicas de pintura

Finalmente, é chegada a hora de colocar a mão na massa e para isso você deve dominar as melhores técnicas de pintura profissional para garantir que o resultado saia de acordo com o esperado.

Afinal, utilizando as técnicas corretas, é possível valorizar ainda mais a parede, garantindo texturas e efeitos diferenciados para a pintura. Nesse sentido, o ideal aqui é apostar em técnicas que valorizem o efeito de profundidade do 3D.

Use formas geométricas

As formas geométricas são uma das melhores opções para trabalhar o efeito 3D em uma parede. Isso porque elas permitem criar ilusões de profundidade por meio do contraste de tons claros e escuros. Para obter tais efeitos, é preciso criar um padrão geométrico, desenhando as figuras geométricas lado a lado. 

Em seguida, deve-se trabalhar o efeito de luz e sombra, aplicando cores claras e escuras de maneira padronizada entre as formas. Em geral, são usados 3 tons diferentes para criar esse efeito, sendo que o tom mais escuro (que cria o efeito de sombra) deve sempre ser mantido em um lado oposto ao do tom mais claro.

Aplique técnicas de ilusão de ótica

Utilizar técnicas de ilusão de ótica é outra forma interessante para se trabalhar o efeito 3D na pintura. Nesse caso, não trabalhamos somente com o jogo de luz e sombra em formas geométricas.

Na verdade, também é possível alternar o tamanho e posicionamento das figuras geométricas para gerar ainda mais a sensação de profundidade, como um tipo de afunilamento em que as figuras vão se tornando cada vez menores. Dessa forma, o que seria uma simples padronagem de retângulos e quadrados pode se tornar uma ilusão semelhante a um túnel na parede.

Agora você já sabe como fazer pintura 3D em parede e pode oferecer esse serviço aos seus clientes. Afinal, essa é uma tendência que veio para ficar e a procura por profissionais que sabem empregar bem a técnica não para de crescer. Aproveite essa chance para aprimorar suas habilidades e aumentar seu diferencial competitivo!

E aí, gostou do post e quer aprimorar seu conhecimento na área de pintura? Então, confira o curso da Norton Academy e descubra os truques que pintores profissionais usam para faturar mais e economizar tempo e dinheiro!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Segurança na utilização de Discos Abrasivos – Operação de Corte

novembro 23, 2022
Close