Mascaramento para pintura: aprenda como fazer sem sujar!

6 mins Pedro Nogueira Publicação: janeiro 26, 2023 Atualização: janeiro 26, 2023

A pintura é uma excelente opção para renovar os ambientes e deixá-los mais atraentes. Existe uma variedade de tipos de tintas, acabamentos e cores que possibilitam criar novos estilos nas fachadas ou acomodações de casas, apartamentos, salas comerciais, empresas, entre outros lugares.

Para isso é importante contar com um recurso que auxilie nessas atividades, como o mascaramento para pintura, que pode beneficiar diversas superfícies de metal, madeira, alvenaria e vidros. Esse método de proteção pode incluir a aplicação de fita crepe para proteger determinados locais que não receberão a tinta caso ela escorra.

Neste conteúdo, vamos fornecer mais detalhes sobre como é feito esse procedimento, para que ele serve e quais são suas vantagens. Acompanhe a leitura para conferir!

O que é mascaramento de pintura?

Mascaramento para pintura é um processo realizado pelos profissionais que atuam na construção civil antes de dar início à pintura de uma parede ou superfície. Ele também ocorre quando são feitos acabamentos com tinta em móveis e veículos para a proteção de algumas áreas que não serão pintadas. O procedimento é fundamental para entregar um serviço de excelência aos clientes.

Esse método influencia de modo significativo a aparência final e o design dos ambientes. Ele envolve cuidados do profissional em aplicar as fitas de mascaramento nos lugares certos. Trata-se de uma preparação ou proteção de áreas que não serão cobertas pelas tintas, ou para a criação de efeitos ou personalização.

Quais as vantagens de fazer mascaramento para pintura?

Uma das principais vantagens de fazer o mascaramento para pintura é a oferta de serviços de qualidade ao público. As fitas são eficientes para as repinturas, inclusive quando os trabalhos são realizados por meio da pulverização de tinta ou aplicação dos materiais de fundos. Veja a seguir outros benefícios de realizar esse processo!

Economia de tempo

O mascaramento para pintura vai além de proteger áreas das tintas aplicadas, pois impede que elas sejam indevidamente espalhadas sobre vidros e economiza o tempo dos profissionais. Sem aplicar as fitas, o pintor teria que fazer a retirada de manchas e demoraria mais para entregar os serviços. Portanto, o profissional ganha eficiência ao ser cuidadoso no trabalho.

Menos retrabalhos

A etapa preliminar de colocar as fitas nos lugares que não serão pintados evita a realização de reparos. Utilize materiais apropriados e evite reclamações dos clientes que estão pagando pela mão-de-obra, mas exigem serviços bem-feitos. Tome os cuidados necessários e entregue acabamentos perfeitos que não serão objeto de crítica das pessoas mais observadoras.

Redução de custos

Se você utilizar os materiais apropriados para fazer o mascaramento para pintura, evitará gastos desnecessários para eliminar defeitos que são inevitáveis para quem utiliza somente o jornal. Faça uso de fitas, filmes, papéis, plásticos e líquidos apropriados para a realização desse procedimento e não desperdiçará seus investimentos com outros insumos.

Escolha materiais impermeáveis e impeça a tinta de atravessar a proteção e deixar áreas marcadas desnecessariamente. O processo precisa ser feito com itens que não soltem fibras e sejam resistentes. Há papéis fabricados exclusivamente para resistir aos solventes de tinta e com resistência mecânica que facilita o seu manuseio.

Aumento da produtividade

O uso de materiais para mascaramento de pintura oferece ao usuário um ambiente de trabalho mais limpo. Normalmente esses produtos são resistentes para não rasgar, suportam os solventes, aumentam a produtividade e são bastante práticos com excelente adesão. Eles ajudarão a manter o espaço organizado e com uma aparência atraente. 

Como fazer o mascaramento para pintura?

Para iniciar o mascaramento antes de pintar é necessário separar alguns produtos e ferramentas, por exemplo: detergente neutro, cola branca, pano úmido, estilete, pincel de cerdas macias e os itens utilizados para a proteção das superfícies. Observe abaixo algumas dicas que vão facilitar e agilizar a realização desse procedimento em suas rotinas de trabalho!

Misture os componentes

O primeiro passo é misturar bem dois componentes: o detergente neutro e a cola branca específica para essa função. Utilize um recipiente para incluir uma medida de detergente e duas medidas de cola. Essa substância é necessária para a formação de uma película protetora que será aplicada em vidros, por exemplo.

Prepare a superfície

Depois de preparar esse produto, é necessário retirar o pó e lixar o material que vai receber a tinta, principalmente se for madeira de janelas ou portas. Quando tudo estiver higienizado, use um pincel para passar uma demão da mistura de detergente e cola no espaço que pretende proteger da tinta. Aguarde a secagem e passe a segunda demão.

Use a tinta para pintar

A mistura aplicada no espaço vai formar uma película protetora semelhante aos plásticos-filme utilizados em ambiente doméstico para proteger alimentos já preparados. Aplique a tinta somente quando o produto de mascaramento estiver completamente seco. Em alguns casos, pode ser necessário até 24 horas para dar início à pintura.

Retire a camada de proteção

Assim que a pintura for concluída e secar, você poderá utilizar um estilete para cortar as pontas da camada de proteção e retirar a película com facilidade. É interessante passar um pano úmido nos vidros para garantir que nenhum resíduo permaneça e eles estejam em perfeito estado.

Opte pelo filme plástico

Também é possível optar pelo filme plástico de mascaramento, que é uma solução indicada para proteger metais com facilidade, rapidez e precisão. Esse produto trará benefícios por ter alto poder de adesão e retenção do excesso de névoa proveniente de pinturas realizadas por meio da pulverização. A sua película é de alta qualidade e indicada para pintura automotiva.

Aplique a fita adesiva

A fita adesiva é mais uma alternativa adequada para mascaramento de pintura. Basta colocá-la no entorno da área que será pintada para manter o espaço protegido. Desenrole-a e faça a aplicação nas bordas da região de maçanetas ou outras áreas estreitas ou pequenas. Esse material vai reter o excesso da tinta e você não precisará ter receio de escorrimento.

Aprendeu a fazer mascaramento para pintura sem sujar outras superfícies? Procure utilizar produtos de boa qualidade para realizar os serviços de pintura de prédios novos ou na hora de fazer reformas. Você conseguirá encontrar materiais que tornarão o seu negócio mais competitivo, ter a sua produtividade otimizada e oferecer o melhor custo-benefício aos seus clientes. 

Quer obter mais informações relevantes? Confira os cursos de pintura automotiva da Norton Academy!


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Fique por dentro das nossas novidades!