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Todo empreendimento precisa de clientes, essa é uma premissa que está diretamente associada ao sucesso e à permanência no mercado. A captação é a primeira tarefa a ser feita, mas é a fidelização de clientes que será a grande responsável por manter a sua agenda cheia.
O relacionamento entre clientela e negócio deve ser priorizado independentemente do segmento, mas nas oficinas de funilaria ele é ainda mais importante.
Isso porque a reparação de veículos é um tipo de serviço que exige muita confiança no prestador de serviço. Um bom trabalho transforma positivamente a relação do proprietário com o seu carro e ainda é capaz de valorizá-lo no mercado.
Quer saber mais sobre a fidelização de clientes? Continue a sua leitura e veja 3 dicas que ajudarão a garantir o sucesso da sua oficina. Confira!
Todos os segmentos da reparação automotiva encontram uma forte concorrência, o que garante ao público um poder de escolha muito grande. Para que um cliente confie na sua oficina pela primeira vez, você precisa investir em ações de marketing que aumentem a visibilidade do seu negócio, e esse destaque deve ser muito bem aproveitado.
Para conquistar um novo cliente você precisa de um trabalho robusto que inclui investimentos em propagandas, enquanto com a fidelização você passa a ter uma demanda que tem um custo muito menor, pois ela é recorrente e já não está necessariamente ligada às suas ações de marketing, embora elas possam se somar.
Com a associação entre captação, fidelização e recomendações, você terá as bases para um crescimento contínuo e sustentável. Por isso, nenhuma dessas tarefas deve ser deixada de lado.
A maioria dos seus clientes vive com uma rotina apertada, em que não há uma grande disponibilidade de tempo para resolver todas as questões do dia a dia. Isso não é um problema para a sua empresa, desde que você ofereça canais que facilitem a comunicação e o agendamento de serviços.
Pra isso, você deve investir na digitalização da sua lista de clientes, o que facilitará o processo de agendamento e poderá servir para ampliar o relacionamento entre empresa e cliente. Outra boa ideia é criar um perfil no Google Meu Negócio para oficina, que dará visibilidade à sua oficina e direcionará os clientes para seus canais e redes sociais.
Os pagamentos com dinheiro em espécie, cartão e cheque ainda contam com muitos adeptos, por isso devem continuar sendo opções para seu negócio. Mas a tecnologia também tem aumentado o número de opções, como pagamentos por aplicativos, QR Code e Pix.
Oferecer uma diversidade de meios de pagamentos é uma boa forma de vencer as resistências criadas pelos seus clientes, além de ser uma adequação necessária para que sua oficina não fique atrás da concorrência.
Com uma clientela formada, que pode receber informações sobre seus serviços facilmente, passe a oferecer promoções exclusivas, como revisões com preços especiais. Esse tipo de ação ajuda com a fidelização e ainda pode aumentar o seu faturamento, especialmente em meses considerados mais fracos.
Se você quer diferenciar os serviços da oficina, aposte em mecanismos para medir o nível de satisfação da sua clientela. Mantenha um canal para receber as críticas e elogios dos seus clientes e não deixe de consultá-los periodicamente.
Muitas empresas fazem isso com duas perguntas bastante simples, que você pode adotar no seu negócio. Elas verificam o nível de satisfação e se o cliente recomendaria os serviços oferecidos para pessoas conhecidas, nos dois casos em uma escala de 0 a 10.
Sempre busque informações com o seu público, saiba o que ele espera e aposte em melhorias que possam contribuir com a fidelização de clientes. Muitas vezes, mudanças simples fazem toda a diferença, são fáceis de aplicar e proporcionam um excelente retorno para o seu negócio.
Gostou das nossas dicas? Confira o nosso primeiro podcast que trata justamente do tema fidelização de clientes..