Escolher bons fornecedores para uma oficina automotiva é fundamental para garantir o bom desempenho do negócio. Mas, para isso, é preciso pesquisar bastante antes de tomar uma decisão. Na hora de optar pelos melhores fornecedores, você, que é o dono da oficina, precisa pensar como cliente e deve atentar-se a várias questões importantes.

É necessário ter confiança ao contratar e firmar parcerias, para não ficar com receio se vai ou não receber peças de qualidade. Neste post, abordaremos vários assuntos relacionados a este tema e daremos dicas sobre como fazer para encontrar o melhor fornecedor.

Quer saber mais sobre como escolher os melhores fornecedores para a sua oficina? Continue a leitura!

Qual a importância de escolher bons fornecedores?

Ter boas parcerias de negócios é algo que assegura o crescimento dos empreendimentos. De maneira geral, pode-se dizer que ter bons fornecedores na área automotiva é essencial para assegurar o abastecimento dos produtos necessários. A partir do momento quando o empresário sente que pode confiar no fornecedor, o negócio deslancha e os lucros são obtidos.

Uma boa maneira de escolher bons fornecedores é fazer uma gestão deles. Tenha uma planilha e anote o nome e contato de todos, ou simplesmente salve-os em seu sistema ERP. Mas não se esqueça de fazer uma pesquisa de mercado para estar atualizado sobre os valores dos itens e, assim, ter maior poder de negociação de preços.

Como escolher os melhores fornecedores do mercado?

Na hora de escolher os fornecedores, é sempre bom conversar com amigos e conhecidos que tenham oficina mecânica. Eles podem ter boas indicações para você.

Se possível, prefira fornecedores mais próximos da sua oficina. Assim, os custos com transporte serão menores, impactando o valor dos pedidos realizados.

Separamos, abaixo, algumas dicas de como agir. Confira!

Avalie a qualidade dos produtos

Avalie a qualidade dos produtos, ainda antes de comprar. Verifique se a empresa fornecedora cumpre todos os requisitos do Inmetro. Se estiver em conformidade com as regulamentações técnicas, poderá ser uma boa opção. É possível procurar referências das mercadorias desejadas na internet, seja por avaliações de outros compradores, seja por resenhas dos itens. 

Não deixe de avaliar se a qualidade está de acordo com as políticas internas de sua empresa e se as peças têm o padrão de qualidade preestabelecido. Isso é de extrema importância, uma vez que a sua oficina precisa oferecer os melhores serviços e produtos aos seus clientes.

Analise a confiabilidade no mercado

Antes de fechar o negócio, verifique a confiabilidade dele no mercado. Para isso, é preciso analisar algumas questões e entre elas estão:

  • verifique se a documentação da empresa está em dia;
  • faça pesquisas para ver se o fornecedor não está envolvido em algum processo;
  • fique atento ao histórico de negociações.

Agindo assim, você poderá ter a certeza de que fará bons negócios com o fornecedor escolhido, já que ele será idôneo e terá uma boa reputação no mercado.

Verifique o atendimento

Após os primeiros contatos, você conseguirá saber se o atendimento prestado pelo fornecedor é bom e se, quando precisar, terá fácil acesso a ele. Afinal, não adianta oferecerem boas peças, mas o contato ser dificultado, gerando, assim, ansiedade e preocupação.

Tendo contato constante com os vendedores e consultores que lhe atendem, você conseguirá melhores oportunidades de negócios e vai resolver qualquer que seja o dilema, garantindo, inclusive, os estoques de sua oficina.

Analise o custo-benefício

Na hora da negociação de preços, tenha em mente que o mais importante não é escolher os fornecedores que oferecem os produtos mais baratos. Mas, sim, é preciso buscar aqueles que oferecem o melhor custo-benefício.

O ideal é propor negociações que possibilitem o recebimento de descontos, sem deixar de pensar na qualidade. Isso porque a qualidade é tão importante quanto o preço.

Avalie a capacidade de produção

Não deixe de avaliar a capacidade de produção da empresa fornecedora. Certifique-se de que as suas demandas serão atendidas sempre que necessitar de alguma peça. Para isso, a empresa escolhida deverá ter capacidade de produzir com rapidez, não deixando de entregar os itens no prazo previamente acordado.

Observe se oferecem suporte pós-venda

O fornecedor ideal é aquele que, após vender as peças, faz contato para saber como está o andamento das instalações dos componentes. Além disso, deve estar disposto a fazer ajustes, caso necessário. Sendo que, em algumas vezes, pode ser preciso trocar ou repor alguns itens.

Por que escolher a Norton Saint Gobain?

A Norton é uma empresa líder em abrasivos. Oferecemos, há mais de 150 anos, uma linha completa de produtos projetados para qualquer aplicação nas oficinas mecânicas. Sem contar que fornecemos itens capazes de agradar até os públicos mais exigentes. Também somos uma companhia que trabalha com o uso de tecnologias.

Todos os anos, fazemos pesquisas de investimentos, gerando, assim, novas ideias, visando sempre revolucionar os processos de abrasivos. Esse compromisso com a inovação faz com que os nossos produtos sejam considerados uns dos melhores do mercado, já que oferecemos melhorias e benefícios aos clientes.

No ano de 1990, passamos a fazer parte do grupo Saint-Gobain, um dos 100 maiores conglomerados industriais do mundo. Temos fábricas em 27 países e empregamos, aproximadamente, 11.000 pessoas.

Sabendo de todas essas particularidades, você pode perceber que escolher a Norton Saint Gobain é uma ótima opção. Somos uma empresa sólida e oferecemos produtos de alta qualidade, tudo o que a sua organização precisa para se destacar em meio à concorrência.

Ao longo deste post, vimos a importância de avaliar antes de estabelecer parcerias duradouras com fornecedores. Aprendemos vários pontos a observar, como o atendimento de qualidade, suporte pós-venda, entre outros aspectos.

Então, agora que você já sabe como fazer para escolher os melhores fornecedores do mercado de peças automotivas, não deixe de analisar nossa empresa Norton Saint Gobain. Somos a única fabricante internacional de abrasivos que oferece abrasivos resinoides, vitrificados e produtos diamantados, com um grande diferencial: nosso atendimento.

Gostou do nosso post sobre como escolher os melhores fornecedores de peças? Baixe o e-book: “Ferramentas da oficina: um guia para acertar na organização” e tenha acesso a mais um ótimo conteúdo!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close

Quer saber qual o melhor disco de corte para a sua loja? Veja aqui!

julho 23, 2024
Close