Automotivo
4 de Agosto de 2022

Como tirar mancha de banco de carro: veja 5 passos!

Veja como tirar mancha de banco de carro e saiba como acertar na hora de fazer a limpeza interna do veículo em 5 passos!

Tempo de leitura:

As manchas são algo inconveniente que, com frequência, aparece nos bancos dos carros. Elas prejudicam a estética, já que bancos manchados não são visualmente agradáveis. Mas, além disso, comprometem a vida útil dos assentos. Por isso, é importante saber como tirar mancha de banco de carro.

Com ou sem a presença de manchas, a limpeza de carros é um importante cuidado que se deve ter para conservar o veículo, de modo a prolongar sua vida útil. Certos produtos e processos permitem a melhor preservação do veículo.

Como as manchas prejudicam a durabilidade do assento, elas, de certa forma, afetam também a do veículo. Mas, felizmente, manchas podem ser removidas — mesmo que essa nem sempre seja uma tarefa fácil.

Neste artigo, você vai conferir 7 passos para se livrar das manchas em bancos de carro. Com os produtos e as técnicas corretas, você pode obter ótimos resultados. Então continue a leitura!

Como o banco fica manchado?

Antes de saber como tirar manchas do banco de carros, vamos falar um pouco sobre como elas aparecem. As manchas podem ter origens muito diversas. Algumas possibilidades envolvem:

  • refrigerante, bebida alcóolica e outros tipos de bebida;
  • sorvete ou outros alimentos;
  • óleo;
  • excrementos de animais.

Até mesmo o suor do corpo de uma pessoa pode deixar o banco manchado. Bactérias existentes no suor podem deixar resíduos no assento, que permanecem mesmo após uma lavagem. Ainda que não tenha cor, o suor pode formar manchas.

Certos produtos, como desodorante antitranspirante ou protetor solar, podem agilizar a formação de manchas no estofado. Além disso, a poluição das cidades e a umidade são fatores que contribuem para o surgimento de manchas.

É importante ressaltar e orientar seus clientes que, além de ser uma questão de preservação da estética e do material, tirar manchas do banco do carro é um procedimento higiênico. A depender de questões como a causa das manchas, isso pode até evitar problemas de saúde para os usuários do veículo.

Como tirar mancha de banco de carro?

A remoção de manchas dos assentos e encosto é um processo que pode ser bem feito com uma série de etapas na ordem correta. Vale observar que, principalmente para quem anda com o vidro aberto, a poluição afeta toda a parte interna do veículo.

Confira, a seguir, 7 etapas para a limpeza dos bancos e remoção de manchas.

1. Cuide da descontaminação

A limpeza e higienização são procedimentos importante para deixar o banco mais limpo e garantir a saúde dos usuários. Ela se tornou ainda mais relevante com a pandemia do Covid-19.

Para fazê-las, conte com um borrifador que auxiliará na aplicação do produto nas superfícies. A aplicação deve ser feita peça por peça, assim não há o risco de manchar as superfícies. Borrife o produto nos bancos e em várias outras partes como:

  • volante;
  • freio de mão;
  • palancas de seta;
  • retrovisor;
  • câmbio;
  • rádio;
  • cinto de segurança e fivelas;
  • maçanetas;
  • manivela do vidro ou botões, no caso dos vidros elétricos;
  • puxador de porta-luvas;
  • pega-mão.

Outro ponto a considerar é gerenciar a utilização do ar-condicionado. No inverno, espaços fechados e quentes tendem a aumentar a ação de vírus. O ideal é fazer a troca do filtro de ar, conforme orientação da montadora. Também temos a oxi-sanitização do veículo.

2. Faça a limpeza e a lavagem técnica

A limpeza e a lavagem detalhada são processos que ajudam a melhorar os resultados. Como profissional da área, é possível instruir que seu cliente realize esse tipo de serviço com você.

A limpeza detalhada costuma oferecer resultados superiores a outras técnicas. Por isso, é um trabalho que demanda certo investimento. Na parte interna, nenhum espaço é esquecido, sejam detalhes do volante, botões do painel ou costura dos bancos.

Quanto à lavagem, existe uma pré-lavagem realizada com produto adequado, de modo que não seja preciso a lavadora de alta pressão.

3. Use os produtos adequados

Existem diferentes produtos para tirar mancha de banco de carro. Os preços variam: alguns custam mais, outros, menos. É importante pesquisar e comparar as soluções disponíveis.

O custo-benefício deve ser o critério mais relevante. Afinal, é melhor investir mais em um produto eficiente que pagar pouco por um produto que não atenda às suas expectativas ou, pior, agrave a situação do estofado.

É recomendado testar antes em tecido ou couro para ter certeza de que não danificarão os bancos dos clientes. Além disso, depois da limpeza, convém aplicar alguns produtos para garantir a proteção dos assentos.

Entre os materiais que podem ser aplicados na limpeza de bancos e de carros em geral, estão:

  • pincel para pequenos locais, onde o acesso é mais difícil;
  • panos limpos;
  • aspirador de pó;
  • limpador de interiores;
  • limpador de carpete e de estofados;
  • revitalizador de peças plásticas.

4. Aplique técnicas para tirar manchas

Você pode tirar os assentos para tornar o processo de limpeza mais fácil e mais completo e usar as técnicas a seguir. Vale a pena ter um bom aspirador de pó e água e também uma extratora.

4.1 Utilize o aspirador de pó e água e/ou extratora para remover partículas

A camada mais superficial de sujeira pode ser removida com um aspirador de pó e água. Antes da lavagem, use o aspirador nos assentos para acabar com quaisquer partículas (poeira, fios de cabelo, pelos de animais e outros resíduos).

Tanto os bancos de couro como os de tecido podem ser aspirados. Porém, é um procedimento que requer tempo e paciência para ser bem feito. Use o aspirador em todos os locais dos assentos, inclusive nas dobras e em costuras

4.2 Aplique os produtos conforme o tipo de tecido do banco

Os bancos de tecido mancham com facilidade, já que são mais permeáveis. O melhor é prevenir, evitando que líquidos sejam derramados sobre eles. No entanto, acidentes acontecem.

Para limpar esses bancos, você pode usar sempre produtos específicos. Use um borrifador para não desperdiçar a água. Se for preciso, use uma escova. Se as manchas são de alimentos gordurosos ou óleos, é altamente recomendável empregar um produto específico para remoção.

Tanto os bancos de couro quanto os de tecido são mais vulneráveis a produtos fortes. Por isso, o material deve ser tratado com produtos adequados. Para higienizar bancos de couro, aplique limpa couro Norclean, desde que o couro seja preto, e hidratante de couro Norton.

Além desses cuidados, é importante hidratar o couro com determinados produtos, destinados especificamente para impedir ressecamentos, rachaduras e descascamentos.

4.3 Aplique o produto com o material correto

Novamente, é importante distinguir a limpeza de bancos de tecido da que é feita nos de couro. Para os bancos de tecido, usaremos um pulverizador/borrifador para a atividade, a fim de espalhar o líquido sobre os estofados.

A solução líquida pode ser aplicada em quantidades pequenas; porém, conforme a sujidade do banco, é preciso umidificar mais e contar com a ajuda de uma extratora para remover o liquido. O correto é fazer movimentos orientados sobre a superfície, com pressão leve em alguns pontos.

Vale ressaltar que todo processo de "esfregação" realiza uma abrasão por conta do atrito que é gerado. No caso dos bancos de couro, visto que o material é mais delicado, deve-se usar sempre produtos específicos e um pano de microfibra (e não uma flanela).

5. Remova a umidade em excesso

Tecidos com muita água tendem a ficar com mau cheiro, além de perder qualidade a médio e longo prazo. Sempre que for possível, a limpeza deve ser feita nos dias de sol e de maior ventilação. Vale ressaltar que quem trabalha com higienização geralmente utiliza a extratora, que faz o trabalho de extração da água e produtos. Sendo assim, o risco de mau cheiro é menor.

É um cuidado ainda mais necessário nos bancos de tecido. Isso porque o tecido absorve mais água e fica úmido por mais tempo.

Nos assentos de couro, conclua a limpeza com uma toalha seca e use um hidratante apropriado para sua manutenção e prevenção contra o desgaste.

Agora você já sabe como tirar mancha de banco de carro. É importante também ter cuidado com as escolhas, para cada tipo de mancha, existe um produto adequado.

As manchas podem ser grandes problemas para a estética do veículo. Só que ter um carro bem cuidado e bonito vai além de remover manchas. Aproveite a visita aqui no blog para conferir nosso post sobre a estética automotiva e seus procedimentos!

 

Comentários