Até o início dos anos 2000, a presença de filtro em aparelhos de ar-condicionado em carros era algo mais raro. Hoje em dia, a presença do item é comum. No calor, não há quem resista a utilizar esse equipamento.

No entanto, pouco se fala sobre a sua manutenção. Além de uma simples limpeza, devemos falar sobre a frequência ideal e sobre a utilização dos produtos corretos para cada caso.

Neste conteúdo, vamos mostrar tudo o que diz respeito a um monitoramento ideal e à execução do serviço de limpeza de filtro de ar-condicionado em veículos. Quer saber mais? Acompanhe a leitura conosco!

Por que é importante realizar a limpeza de filtro de ar-condicionado?

Você já sabe qual é a importância de manter os filtros do ar-condicionado do carro sempre limpos? No momento em que as janelas do veículo estão fechadas, o ar de fora passa por um filtro para entrar no veículo.

A partir de um material fibroso que atrai a sujeira eletrostaticamente, ele filtra o ar que vem da rua e alcança o motorista e os passageiros. O filtro de cabine (como também é chamado), apesar de não prejudicar o funcionamento do veículo, implica em outras questões. Veja, abaixo, por que é importante manter a manutenção de ar-condicionado de carro sempre em dia.

Evita que as pessoas respirem ar poluído

Ao funcionar corretamente, esse equipamento vai filtrar o ar poluído da cidade. Sabemos que a maior parte urbanizada não conta com uma qualidade de ar satisfatória, especialmente os grandes centros.

A ausência do filtro, no caso, vai permitir a proliferação de fungos e bactérias que causam doenças respiratórias a partir de um ar de má qualidade circulando no interior do veículo. Os prejuízos à saúde do pulmão são enormes, especialmente quando consideramos que o motorista utiliza o carro com frequência para ir e voltar do trabalho, por exemplo.

Economiza combustível

O veículo funciona mesmo sem a manutenção de ar-condicionado de carro em dia. No entanto, o rendimento é reduzido. Consequentemente, o seu carro vai precisar gastar mais combustível, que, infelizmente, está cada vez mais caro. Isso ocorre porque o propulsor (peça que impulsiona o motor) vai precisar de ainda mais força para puxar o ar de fora para dentro, pois o filtro vai obstruir boa parte da passagem do ar.

Melhora a potência do ar-condicionado

O filtro de cabine, sem a limpeza adequada, não é mais tão potente para permitir que o ar-condicionado climatize o ambiente de forma adequada. Quanto mais obstruções tiver no filtro, menor vai ser a potência do ar que chega à cabine. Por isso, manter a limpeza do filtro é a melhor opção para que o carro fique geladinho e gaste menos combustível.

Deixa o carro mais cheiroso

Até mesmo o cheiro do carro é influenciado pela limpeza de filtro de ar-condicionado. Há casos em que, mesmo após a limpeza do estofamento, o veículo continua com um cheiro característico o qual o motorista pensa ser do carro em si.

O que muitos não percebem é que o filtro de cabine faz com que bactérias e fungos se proliferem com mais facilidade, causando maus odores e doenças respiratórias, como mencionamos. Além de garantir uma qualidade melhor de ar, você ainda vai diminuir cheiros desagradáveis dentro do seu carro.

Quais são as boas práticas na limpeza de ar-condicionado veicular?

Saber a importância da limpeza do ar-condicionado veicular é o primeiro passo. A seguir, vamos abordar as melhores práticas para o funileiro realizar a limpeza de filtro de ar-condicionado de seus clientes. Veja mais!

1. Atente-se aos sinais de sujeira

Primeiramente, é preciso saber como identificar sinais de sujeira no ar-condicionado veicular. Como mencionamos, a diminuição da potência é um indicador forte de que pode ser o momento de uma manutenção.

Além disso, esteja atento a quaisquer cheiros diferentes. Mesmo que o motorista não faça uso do ar-condicionado veicular com frequência, o filtro trabalha mesmo quando apenas a função ventilar ou aquecer estão ligadas.

2. Entenda a frequência ideal de limpeza

Devemos, a seguir, falar da frequência ideal de limpeza. A manutenção de ar-condicionado de carro vai depender do modo como o motorista o utiliza. Em geral, recomenda-se que seja feita de seis em seis meses.

No entanto, é complicado definir uma data específica, já que um táxi, por exemplo, pode precisar de mais manutenções. Além disso, nas cidades em que a poluição é maior, a limpeza deve ocorrer com mais frequência.

Recomenda-se, portanto, checar o filtro de cabine também sempre que for o momento de dar aquela renovada no brilho do carro e no polimento automotivo do cliente.

3. Faça a remoção correta do filtro

Após saber qual é a frequência de limpeza do filtro de ar-condicionado, a parte prática precisa de cuidado. Em primeiro lugar, consulte o manual do carro para saber em que lugar fica o filtro, já que ele varia de um modelo para outro.

Ao remover o filtro do ar-condicionado, tenha cuidado com a peça. Por ser frágil, quaisquer danos podem inutilizar a peça ou prejudicar a montagem após a limpeza.

4. Higienize o filtro com cuidado

A higienização deve ser feita com cuidado para não danificar a peça. Para os casos mais leves, a utilização de um aspirador de pó e um pano seco já vão deixar o filtro novo em folha e pronto para mais uma.

Se o filtro estiver consideravelmente sujo, o primeiro passo é chacoalhar cuidadosamente para que parte mais grossa da sujeira caia. Utilize, em seguida, um aspirador de pó e uma escova ou pano úmido (bem suavemente). Aqui, o cuidado é regra. Do contrário, as pregas do filtro podem ser danificadas.

Em determinados casos, você pode utilizar produtos especiais para a limpeza de filtros e cabines. No entanto, a utilização de água é vedada, visto que compromete a permeabilidade do item.

5. Identifique as necessidades de troca

Em determinados casos, pode ser necessário trocar o filtro de ar-condicionado. Isso ocorre quando ele está bastante sujo/acinzentado e a limpeza não é suficiente. Quando apenas a troca resolver a situação, as especificações do fabricante devem ser consultadas no manual do carro ou site da empresa.

6. Use produtos de qualidade

Por último, devemos ressaltar como escolher produtos de qualidade. Há sprays especiais que servem exatamente para a limpeza de filtro de ar condicionado, mas é necessário utilizar exatamente os próprios para não prejudicar a peça. Nesse caso, economizar não é uma boa opção. Além disso, atente-se às instruções do fornecedor.

A limpeza de filtro de ar-condicionado é muito importante, pois tem implicações até mesmo na saúde de motoristas e passageiros. Para realizar um bom trabalho e ter excelentes resultados, siga as nossas dicas e faça o melhor serviço para o seu cliente.

Já sabia da importância dessa limpeza? Já fez a manutenção no ar-condicionado veicular? Esperamos que o nosso texto tenha sido útil para você. Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, recomendamos o Curso de Higienização Automotiva da Norton Academy, nele, você vai aprender mais para oferecer cada vez mais opções de serviços de qualidade e conquistar mais clientes.

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Como pintar churrasqueira e fazer uma acabamento perfeito?

agosto 2, 2023
Close