Normalmente, quando os donos de carros procuram um funileiro automotivo é sinal de que algo deu ruim com a lataria, concorda? O fato é que, na maior parte das vezes, as pessoas recorrem ao profissional quando sofrem algum tipo de acidente ou a pintura já está “no limite”!

Há também aqueles clientes extremamente detalhistas e que não podem ver a mínima imperfeição no carro para demandar o serviço.

Enfim, não importa o motivo ou objetivo desses proprietários, o funileiro automotivo precisa ter uma coisa bem clara em mente: o cliente sempre vai querer ver seu carro igual, ou melhor, que antes.

E sua oficina? Será que está pronta? A equipe tem o domínio e a estrutura que vão garantir a melhor experiência ao cliente? Dá uma olhada nas dicas que a gente separou a seguir e saiba tudo o que é preciso para conquistar a confiança do público e não queimar a imagem do seu estabelecimento. Vamos lá?

O que faz um funileiro automotivo?

O funileiro automotivo é o profissional responsável por realizar reparos na carroceria de automóveis. É esse especialista que consegue recuperar as peças que sofreram danos ou, se for o caso, fazer sua substituição para deixar o carro perfeito de novo.

Mas, dizer simplesmente que o funileiro automotivo faz reparos nos veículos não é suficiente para explicar todas as atividades que ele executa em seu dia a dia ou dar a dimensão real da importância desse serviço.

Por isso, confira aqui uma lista com suas principais responsabilidades:

  • diagnosticar os danos que o automóvel sofreu e determinar os reparos necessários, ou seja, indicar se o ideal é o reparo ou a substituição das peças;
  • desamassar superfícies;
  • fazer acabamentos em superfícies;
  • montar e desmontar carrocerias;
  • montar e desmontar tapeçarias;
  • soldar peças metálicas.

A pintura automotiva é um serviço diferente da funilaria, mas que é geralmente associado a ela, já que também é fundamental para o acabamento do veículo.

Vale ressaltar que, a depender da região, o funileiro automotivo é mais conhecido como chapeiro ou lanterneiro. Isso porque, antigamente, o serviço de moldagem de chapas metálicas era mais voltado para lanternas e para funis usados em alambiques, o que originou os termos funileiro, lanterneiro e chapeiro. Interessante, não?

Independentemente do nome, o trabalho desse profissional envolve uma série de técnicas que devem ser executadas com precisão. Também é preciso conhecer bem os materiais de que as peças são feitas e saber trabalhar com cada um deles.

Para isso, a capacitação do funileiro automotivo é essencial. Se você quer oferecer um serviço de qualidade, não deixe de buscar treinamentos e cursos para aperfeiçoar suas habilidades cada vez mais.

Como otimizar os processos da oficina com os materiais certos?

Já imaginou aumentar a produtividade e a demanda dos seus serviços sem necessariamente ter que investir em novos espaços ou expandir a oficina? Pois é, quando falamos em otimização é sobre isso: fazer mais nas possibilidades atuais.

É muito comum que as oficinas não consigam atender a todas as demandas que gostariam. Isso não por uma questão de espaço físico, mas sim por não ficarem ligadas em pontos como organização, planejamento e infraestrutura do estabelecimento. São pequenas melhorias aqui e ali que se somam e fazem a diferença.

Mesmo que sua oficina seja de pequeno ou médio porte, pense aí se você já se fez as perguntas a seguir:

  • qual é a capacidade real de produção diária, semanal ou mensal do negócio?
  • se eu investisse em equipamentos melhores, quanto tempo economizaria em cada serviço?
  • se minha equipe conseguisse entregar os carros mais rapidamente, em quanto isso impactaria na rotatividade da loja?
  • quais recursos são necessários para otimizar o processo da equipe?

Tudo isso é possível, mas são poucos os funileiros automotivos que conseguem colocar em prática! Então, o que é preciso fazer?

Bom, claro que cada estabelecimento tem características próprias, mas existem aquelas comuns e essenciais em qualquer funilaria. Siga conosco e veja quais são.

Investimento em equipamentos automotivos

Equipamentos de reparação automotiva, das rampas à politriz, devem ser de boa qualidade. Além de passar uma imagem profissional da sua oficina, é uma questão de agilidade, qualidade e satisfação do cliente.

Por exemplo, uma rampa de primeiríssima qualidade é um investimento alto, certo? Só que se você e sua equipe perdem horas e horas ajustando os veículos na valeta (para não falar dos riscos!), será que a rampa não é um investimento que se paga e dá lucro, no longo prazo?

Por isso, pare e analise. Avalie a infraestrutura. Veja o que falta no mix de produtos. Consulte o time e não abra mão de investir em materiais novos. Equipamentos melhores, resultados melhores. Gasto e investimento não são a mesma coisa, combinado?

Capacitação do funileiro automotivo

As próprias oficinas têm o costume de “formar” o funileiro automotivo. Em outras palavras, esses profissionais costumam aprender as técnicas diretamente com um colega de trabalho mais experiente. E o que é comum acontecer por causa disso? Vícios e erros passarem de um para o outro.

Como dica, vale a pena reforçar a importância da busca por capacitação em sua oficina, afinal, o mercado automotivo está sempre se atualizando. Procure cursos, eventos e materiais específicos. Valorize o aprendizado técnico. Teoria e prática devem andar juntas. Essa combinação pode ser a diferença entre entender por que um polimento deu certo ou não — e corrigir na próxima vez.

Tudo isso gerará resultados melhores, produtividade e, sem dúvidas, a otimização dos processos automotivos.

Inclusive, na Norton Academy, você pode encontrar vários cursos para você ou a sua equipe, não deixe de conferir e dar esse passo rumo à excelência.

Organização e planejamento

Por fim, uma dica de otimização do trabalho do funileiro automotivo é: invista em organização e planejamento em sua oficina. Quer saber como? Então, vamos lá:

  • sua oficina consegue gerir bem os agendamentos de serviços de funilaria? Existem vários em aplicativos e plataformas que podem te ajudar com essa tarefa!
  • você consegue mensurar quanto tempo cada trabalho demanda?
  • já planejou uma arrumação melhor dos acessórios e equipamentos automotivos?
  • como a equipe que você gerencia lida com ferramentas, limpeza e manutenção dos espaços?

Tente responder a essas perguntas e visualizar possíveis soluções, caso perceba que a organização e certos cuidados acabam não sendo prioridade em alguma etapa!

E quais itens são básicos para um funileiro automotivo?

Não podemos dar as dicas e deixar de mencionar os equipamentos e insumos indispensáveis à prática de um funileiro automotivo, não é mesmo?

Afinal, para otimizar processos internos e cobrar resultados das equipes, a oficina deve ter a infraestrutura adequada.

A seguir, preparamos uma pequena lista de recursos que não podem faltar na funilaria. Tome nota e avalie quais você já possui e em quais seria necessário investir.

Rampas ou elevadores pantográficos

Servem para erguer o carro para a manutenção permitindo visualizar facilmente toda a sua parte inferior. Com esses equipamentos, o profissional não precisa se abaixar para trabalhar no veículo, o que agiliza bastante o serviço e permite uma visão amplificada sobre o que está sendo trabalhado.

Discos para corte, desbaste e limpeza de peças

São utilizados para cortar peças, remover materiais acumulados em superfícies, corrigir irregularidades e remover sujeiras, entre outras funções. Existem vários modelos de discos de corte, de desbaste e de limpeza, cada um com sua própria finalidade.

Martelinho de ouro

O martelinho de ouro é uma técnica que utiliza da ferramenta martelo para desamassar a lataria sem muita agressividade. Por isso, é muito usado em reparos mais simples e rápidos, para resolver pequenos amassados como os deixados por aquelas batidas mais leves que eventualmente acontecem.

Máquina de solda

É utilizada para reparar peças da carroceria, como o para-choque, para-lama e chassi. O processo de solda MIG/MAG é o mais difundido para funilaria, pois garante mais estabilidade ao lidar com chapas finas, ajudando a manter sua estrutura preservada.

Pistola de pintura

Quando há necessidade de pintura para um acabamento perfeito, essa ferramenta consegue fazer a pintura por meio da pulverização. Isso permite que a superfície receba a tinta de maneira uniforme, ficando com o aspecto profissional que seus clientes esperam.

EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual são indispensáveis para garantir a segurança de todos durante os serviços de funilaria. Óculos de proteção, máscaras, luvas impermeáveis, capacetes, botas e macacões são alguns exemplos de EPIs que não podem faltar.

O que é preciso para identificar bons fornecedores?

A lista acima é apenas para reforçar a importância de sempre contar com equipamentos automotivos profissionais na oficina. É claro que há vários outros acessórios e materiais que podem contribuir com resultados ainda melhores.

Mas o que é mesmo indispensável nessa hora é saber escolher o fornecedor ideal. O que isso quer dizer? Que não basta comprar os produtos sem saber a real referência ou qualidade deles.

É aquela velha história de que o barato pode sair caro no final! Como funileiro automotivo profissional, preze sempre marcas de referência, com nome e presença de longa data no mercado.

Além disso, busque por empresas especializadas nesses tipos de abrasivos, justamente para evitar fazer negócio com produtos de qualidade não atestada. Por fim, considere a questão do suporte e da assistência técnica oferecida, além de programas e fornecimentos exclusivos.

Tudo isso pode garantir preços bem competitivos, consultorias especializadas, atendimentos qualificados e segurança.

Em resumo, essas são as dicas indispensáveis que todo funileiro automotivo deve considerar na hora de prestar serviços. Vale reforçar que a falta de equipamentos e acessórios adequados na oficina não resulta apenas em demora e pior qualidade final dos trabalhos: também tem efeitos diretos na imagem e confiança do seu negócio na visão do cliente!

Curtiu? Se você é funileiro automotivo, aproveite para se aprofundar ainda mais no assunto e baixe nossos materiais especiais gratuitos, afinal eles podem ser superúteis para você e para sua equipe!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Como preparar um carro para pintar? Confira 7 dicas!

setembro 20, 2022
Close