Automotivo
29 de julho de 2019

Será que está na hora de ampliar minha oficina?

Confira nossas dicas para ampliar sua oficina de funilaria ou ampliar seus serviços.

Tempo de leitura:

Quando pensamos na gestão de uma oficina ou de uma funilaria e como conquistar novos espaços no mercado, algumas perguntas não podem faltar: como aumentar os lucros em minha gestão financeira? Como expandir meu negócio, seja em espaço físico ou em área de atuação? Como conseguir o melhor da minha gestão empresarial?

Essas e outras perguntas são mais normais do que você imagina - e suas respostas apontam o caminho certo para não errar na hora de ampliar as possibilidades da sua empresa.

Descubra se está na hora de expandir a sua oficina ou funilaria e entenda o que é mais importante na hora de dar esse passo tão importante!

O que levar em consideração antes de pensar em uma ampliação?

Antes de pensar no modelo ideal de ampliação para o seu negócio, é preciso ter certeza de que sua quantidade de trabalho realmente não cabe mais na quantidade de serviços já oferecidos - e de que existem novos consumidores que terão interesse em se tornar seus clientes!

Caso você perceba novas oportunidades no mesmo mercado de atuação em que você já está, uma simples mudança nos serviços, aumento da oferta de produtos ou até a ampliação do espaço físico e maquinário podem ser suficientes.

Já se você quer ocupar espaços mais movimentados - seja no centro de uma grande cidade ou em um município vizinho na região que você atua - apostar em uma filial pode ser a melhor alternativa.

Nessas situações, a manutenção de parcerias também é comum, em que diferentes oficinas mecânicas se unem em torno de uma marca comum para ampliar seu quadro de clientes e demanda!

Outra possibilidade é se tornar um franqueado, caso a sua marca já seja reconhecida no mercado e outros profissionais se interessem em usá-la para conquistar novos espaços no mercado.

Cada uma das situações mencionadas tem os seus desafios e exige um perfil diferente de gestão de oficina ou funilaria. Assim, é preciso saber exatamente qual é a realidade do seu negócio e, acima de tudo, quais mudanças feitas realmente vão surpreender os seus clientes e os possíveis clientes.

Nova call to action

Como expandir meu negócio da maneira certa?

Conforme falamos no item anterior, de nada adianta expandir a sua empresa caso a gestão de oficina ou funilaria adotada não adicione nenhum diferencial em relação ao que você já oferece e aos seus concorrentes.

Sendo assim, destacamos alguns pontos importantes para você manter o foco da sua gestão empresarial e gestão financeira:

  • Garanta sempre uma visão completa do seu negócio, tendo na ponta da caneta as suas contas, pagamentos, compras e novas demandas;
  • Aposte na fidelização dos clientes que você já possui, através de planos de fidelidade, promoções especiais, atendimento diferenciado, entre outras ações semelhantes;
  • Tenha um bom relacionamento com fornecedores, procurando por diferenciais que garantam mais rapidez nas entregas, alta variedade de peças e produtos disponíveis - além de um preço competitivo - que são fatores que impactam diretamente na qualidade do que é oferecido ao seu cliente;
  • Procure por opções, serviços e trabalhos diferenciados que não são feitos pela concorrência;
  • Cuide do seu time: qualificação e aprimoramento profissional nunca são demais! Para garantir os serviços diferenciados que falamos e um alto padrão de qualidade aos clientes, isso é mais que necessário. Grandes empresas do segmento possuem calendários completos de cursos e melhorias - vale sempre a pena ficar de olho! 
  • Ofereça bons prazos e outras opções que facilitem a vida dos clientes, como serviço de “leva e traz”, avisos personalizados sobre entregas ou até com salas de convivência para esperas menos longas. E o wi-fi, está em dia?
  • Aposte nas inovações tecnológicas para se destacar no ramo, tanto com os equipamentos utilizados, como para facilitar o seu gerenciamento. Aprender sobre aquele software de planejamento pode não ser tão difícil quanto você pensou!
  • Expandir o seu negócio nem sempre significa atuar em um espaço maior! Profissionalizar ainda mais a sua equipe, montar uma cabine de pintura, oferecer um espaço personalizado para os clientes em serviços de fast-repair ou até procurar por ideias inovadoras de marketing são atitudes que destacam a sua empresa dentre as outras e lhe ajudam a conquistar excelentes fatias de mercado;
  • O mercado de reparação automotiva sempre é repleto de novidades e avanços capazes de tornar as oficinas mais competitivas e produtivas. Sendo assim, ficar atento a esses avanços, acompanhando as novas tendências e tecnologias da área, é indispensável para saber onde investir. Sites como o nosso blog servem justamente para isso!

Viu como o desafio de como expandir seu negócio pode ficar mais simples quando percebemos os pontos cruciais que agradam a clientela e que nos destacam da concorrência?

Esses são apenas alguns exemplos do que você pode aplicar na sua gestão de oficina ou funilaria!

Vale à pena lembrar que antes de qualquer decisão de expansão, você precisa manter um controle eficiente de estoque e compras em sua oficina, para isso nós preparamos este post exclusivo!

Conhecer a realidade do seu negócio antes de uma ampliação é muito importante, mas saber em quais detalhes investir e concentrar a sua atenção é a chave para que a nova realidade da sua oficina de funilaria seja realmente um sucesso!

E você, ainda se pergunta como expandir seu negócio de maneira eficiente? Quer saber ainda mais sobre gestão empresarial e gestão financeira no segmento automotivo?

Então, continue acompanhando as melhores dicas sobre gestão de oficina e funilaria em nosso blog e saiba tudo para se destacar na área. Até a próxima!

Comentários

Assine a newsletter