Automotivo
19 de Novembro de 2019

Como a gestão de oficina ou funilaria sobrevive durante uma crise

Quer ajuda para salvar a sua oficina da crise? Neste post, trouxemos dicas para que você aplique e não deixe o barco afundar. Clique aqui e saiba mais!

Tempo de leitura:

Nenhum mercado está livre das consequências geradas por momentos de crise. Mas por meio de uma boa gestão empresarial, esses problemas podem ser minimizados – ou até mesmo transformados em novas oportunidades.

Lembre-se de que, apesar da dificuldade para realizar novos investimentos, situações como a queda da venda de veículos podem representar um aumento no número de pessoas buscando por reparos. Criando, assim, novos cenários para a sua empresa se destacar!

Além da gestão de estoque ou da gestão financeira, há ações básicas que a sua oficina ou funilaria pode adotar para manter a competitividade alta, mesmo em tempos incertos.

A seguir, veja quais cuidados são necessários para a gestão de oficina durante uma crise.

Gestão de oficina ou funilaria: como estar acima da crise?

Invista em diferenciais para os clientes

Em momentos de crise, um dos cuidados mais importantes para a gestão de oficina ou funilaria é garantir que a sua empresa mantenha-se competitiva no mercado.

Para que isso seja possível, é preciso ponderar quais são os diferenciais que o seu negócio oferece em relação aos concorrentes. E, além disso, quais pontos podem ser melhorados para despertar ainda mais o interesse do público-alvo.

No segmento automotivo, muitos diferenciais podem ser agregados, como diagnósticos automatizados que aumentam a velocidade e a precisão dos serviços.

Ao investir em uma cabine de pintura, por exemplo, a sua empresa evita correções no polimento exigidas por contaminações na pintura. O que aumenta a produtividade e a rapidez dos trabalhos, bem como o grau de satisfação dos seus clientes.

Os diferenciais podem ser buscados até mesmo nos insumos, como é o caso da tinta à base d’água, que não agride o meio ambiente. Mais do que isso, ela garante um ambiente de trabalho seguro e a satisfação do cliente como um cuidado extra, capaz de destacar a sua oficina ou funilaria perante a concorrência.

Otimize a sua gestão de estoque

Quando se trata do aumento de produtividade nas oficinas, um dos pontos mais importantes é a boa gestão de estoque!

É comum que muitos negócios do setor automotivo não mantenham um controle periódico da sua situação e estejam atualizados sobre entradas e saídas. Mas isso é imprescindível em termos de rendimento financeiro e produtividade.

Entre os principais cuidados está a organização do estoque de maneira eficiente, para que as peças disponíveis sejam comparadas aos registros e fluxos de movimentação interna. Identificando, assim, quais delas demandam novas aquisições periódicas para manter suas compras sempre em dia.

Um bom relacionamento com os fornecedores também é indispensável, já que a busca por parcerias longas e comprometidas com o seu negócio garante maior poder de barganha e pleno alinhamento às suas necessidades de peças ou equipamentos.

 

Nova call to action

Realize ações promocionais

A qualidade dos serviços prestados é um dos principais diferenciais competitivos na gestão empresarial de uma oficina ou funilaria. No entanto, os preços praticados e as condições de pagamento sempre serão valorizadas pelos clientes, especialmente em tempos de crise.

Com isso em mente, avalie os serviços oferecidos para saber quais deles possuem custos que podem ser reduzidos. E, além disso, identificar quais deles são os mais procurados pelos consumidores. Afinal, estes irão chamar atenção para a sua campanha.

Inclusive, procure criar benefícios - como cartões de fidelidade e descontos especiais - para clientes fiéis da sua empresa.

Realizar uma boa comunicação nas redes sociais é outra maneira de ganhar destaque junto aos seus clientes, realizar promoções especiais e divulgar os seus serviços.

Preserve o seu capital de giro

Manter um capital de giro seguro é indispensável a qualquer hora. Porém, uma boa gestão financeira é ainda mais importante durante as incertezas geradas por crises.

Através do seu setor financeiro, adote um planejamento que garanta a reserva monetária. Ela é capaz de manter as operações em plena atividade e cobrir possíveis problemas.

Dessa forma, você evita investimentos equivocados, que estejam fora da sua realidade. E, ainda, mantém todos os recursos necessários para que sua oficina ou funilaria permaneça financeiramente saudável. Isso sem recorrer a medidas um tanto mais severas, como corte de profissionais ou realização de financiamentos.

Lembre-se de que, durante as crises, as taxas de juros aumentam. Por isso, você precisa evitar o endividamento a todo custo.

Uma boa forma de garantir que a sua gestão financeira seja efetiva é se especializando e conhecendo todos os detalhes que movem o negócio automotivo. Os cursos profissionalizantes, por exemplo, são ideais para a preparação de quem deseja gerir a sua empresa com mais segurança e eficiência.  

Quer receber ainda mais dicas sobre gestão de estoque, gestão financeira e gestão empresarial na área? Então, continue acompanhando os conteúdo exclusivos do blog!

New call-to-action

Comentários