Quando a gente fala sobre o visual de um automóvel, existem vários procedimentos usados pelos profissionais para conseguir os melhores resultados tanto no reparo de pintura de veículos, quanto na reparação automotiva e na estética automotiva. Um deles é a técnica martelinho de ouro. O método consegue, com eficácia, eliminar diferentes marcas, como aquelas causadas por batidas, granizo ou demais danos presentes na lataria.

Inclusive, são muitas as vantagens ao apostar na ideia, sendo uma delas a possibilidade de recuperar, em significativamente o visual anterior do veículo. Por isso, se você quer se destacar e deixar os seus clientes satisfeitos, é muito importante descobrir como utilizar a técnica martelinho de ouro. A seguir a gente te explica mais detalhes sobre o assunto!

O que é a técnica do martelinho de ouro?

Para começar, vamos entender as características da técnica martelinho de ouro. De modo geral, o termo diz respeito a um procedimento que possibilita o conserto da lataria de veículos, com amassados que não tenham danificado a pintura, de uma maneira eficaz.

Ao escolher essa opção, o profissional conseguirá ter bons resultados. Com ele, é possível manter a pintura da superfície, além de alcançar um efeito duradouro com um excelente custo-benefício.

Como a técnica funciona?

Para realizar o procedimento, o profissional precisa ter boas habilidades manuais. Ao longo das etapas, também será necessário utilizar algumas ferramentas, sabendo como manuseá-las. Existem ainda outros recursos que fazem toda a diferença no serviço, como as lâmpadas especiais.

Em resumo, a técnica martelinho de ouro pode levar poucos minutos ou, em casos mais complexos, até 15 dias para ser concluída. Tudo dependerá da situação do automóvel. A primeira fase é analisar muito bem a área que foi danificada. Isso permitirá que o profissional realize os procedimentos adequados, mantendo a pintura intacta após o reparo da superfície. Em algumas situações específicas, por exemplo, é necessário aquecer o local utilizando um soprador térmico.

Depois você precisa utilizar uma lâmpada de LED para identificar os detalhes amassados. Caso o defeito esteja profundo demais, será preciso realizar o repuxo, ou seja, aplicar ventosas para que o local fique nivelado. Em seguida, empurre toda a lataria para deixá-la plana. Aqui, são usados kits de ferramentas específicos para esse serviço.

Quando não utilizar o martelinho de ouro?

Apesar das várias vantagens da técnica martelinho de ouro, a verdade é que nem sempre essa opção é benéfica quando falamos do reparo de um automóvel. O ideal é que o profissional faça uma análise cuidadosa do veículo para se certificar a respeito da melhor solução.

Basicamente, essa opção é recomendada para veículos com pequenos pontos amassados. Danos maiores também podem ser consertados com o procedimento, mas existem cenários em que o ideal é recorrer a outras técnicas.

Como exemplo, destacamos os automóveis que acabaram de sofrer batidas e ficaram com a pintura danificada. Nesses casos, é interessante não só desamassar a lataria, como fazer um trabalho completo de repintura.

E mais! A técnica do martelinho de ouro não deve ser utilizada quando há colisão e dano estrutural no veículo. Normalmente, a opção apresenta resultados excelentes quando há a necessidade de corrigir amassados superficiais causados pela chuva ou granizo.

Quais as vantagens do procedimento?

Para a técnica martelinho de ouro é preciso ter o máximo de concentração e paciência. Em compensação, são muitos os pontos positivos para que você também se especialize no assunto e saia na frente. Anota aí:

  • não será preciso utilizar enchimentos, massas e demais produtos que promovem volume para camuflar as batidas;
  • a opção apresenta bom custo-benefício;
  • com essa alternativa, é possível conquistar efeitos incríveis, reparando a peça sem danificar a pintura.

Como você pôde ver, a técnica martelinho de ouro apresenta vantagens incríveis e pode ser utilizada constantemente em uma oficina de reparos automotivos. Só não se esqueça de se especializar para garantir resultados positivos e manter os seus clientes encantados com os serviços. Cursos e workshops são excelentes soluções, ainda mais se você está começando a trabalhar na área.

Gostou do texto e quer continuar acompanhando outros conteúdos exclusivos? Aproveite para assinar a nossa newsletter. Periodicamente, enviamos notícias, dicas e sugestões para o sucesso de sua carreira!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Quer saber como fazer o conserto de carros batidos corretamente? Veja nossas dicas!

abril 25, 2023
Close