A soldagem é um processo realizado para unir metais distintos e fabricar ou consertar produtos. Quem trabalha no mercado de reparação automotiva provavelmente sabe que, hoje em dia, há uma boa variedade de tipos de solda para a reparação de certas peças ou, até mesmo, para a personalização de automóveis. 

O procedimento requer o uso de energia e exige cuidado da parte do soldador. No entanto, muitas vezes, os profissionais que mexem com este tipo de trabalho não sabem diferenciar, exatamente, quais as características de cada um desses tipos de soldas e, quase sempre, se limitam a apenas a uma ou duas técnicas dessas.

E para ampliar o seu conhecimento e mostrar que outros tipos de processos de soldagem são possíveis na funilaria, nós convidamos os técnicos da empresa ESAB para nos ajudarem nesse conteúdo. Com isso, você terá mais opções de escolha para aplicar em sua oficina de reparação automotiva e até mesmo expandir os serviços ofertados. 

Vamos conferir as dicas? Boa leitura!

Como funciona o processo de solda na funilaria? 

Antes mesmo de descrever os principais tipos de solda na funilaria, vale destacar aqui como funciona, de forma técnica, o processo de soldagem dos materiais metálicos. Bom, sem grandes delongas, a solda se dá por meio da união de dois metais por uma fusão a alta temperatura e, em seguida, pelo esfriamento e solidificação dessa “massa” gerada. 

Com esse processo, cria-se uma nova superfície que permite unir as duas peças metálicas, como uma emenda entre ambas. Em geral, a soldagem na funilaria permite reparar ou substituir peças desgastadas ou acidentadas do veículo por partes novas ou, até mesmo, modificar a estrutura original dos carros, simplesmente por questões estéticas. 

Porém, para cada caso, há indicações de diferentes tipos de solda, assim como os cuidados e acabamentos necessários para uma reparação perfeita. É o que veremos com mais detalhes a seguir!

Para que servem as soldas?

As soldas servem para unir materiais por meio do procedimento de soldagem versátil que os transforma em um único produto. A união dos componentes industriais pode ser realizada com uma máquina conectada à energia elétrica. Existem fontes de soldas multiprocesso que são utilizadas em equipamentos que controlam dois ou mais processos de soldagens. 

Quais os principais tipos de solda na funilaria? 

Há diferentes tipos de solda na funilaria automotiva, em geral, utilizadas para a reparação e restauração de chapas, longarinas e outras partes do veículo em metal. Para exemplificar melhor esses diferentes processos, nós destacamos alguns mais comuns. Confira! 

Solda MIG/MAG 

Entre todos os diferentes tipos de solda na funilaria, indiscutivelmente, o processo MIG/MAG é o mais popular e praticado na reparação automotiva. Lembrando que o termo solda MIG, que utiliza um gás INERTE para proteção do arco elétrico, é aplicado na soldagem de peças de alumínio e a Solda MAG utiliza um gás ativo para a proteção do arco elétrico.

Pontos positivos

A Solda MAG é aplicada na soldagem de aços carbono, inox e outras ligas metaligas. O processo MIG – MAG possui grande facilidade operacional, praticidade, versatilidade, além de apresentar uma alta produtividade e resistência muito superiores a outros processos.

A flexibilidade da aplicação deste tipo de solda é outro ponto positivo, já que o soldador consegue trabalhar em todas as posições possíveis, independentemente de qual seja a peça do carro. Existem, por exemplo, equipamentos de soldagem especiais com uma saída “pulsada”, o que é excelente para aplicações em chapas finas, evitando assim distorções por causa de aquecimento na peça.

Utilidade

A soldagem pelo processo MIG/MAG é adequada tanto para soldagem de chapas mais finas, com espessuras menores, como também para chapas de maior espessura, pois normalmente pode se escolher o arame em bitolas que partem de 0,8mm até 2.4mm.

Além disso, hoje, existe também uma variedade muito grande de equipamentos de soldagem que atendem todas as necessidades dos clientes. Isso inclui desde equipamentos portáteis, que utilizam bobinas de arame de apenas 5kg, até equipamentos mais robustos utilizados para soldagem de materiais de maior espessura e que necessitam de maior produtividade.

Solidificação

Por fim, este processo é rápido, apresentando uma solidificação quase que instantânea das partes e, consequentemente, montagem e fixação mais práticas dos componentes.

A solda MIG/MAG utiliza um arame sólido que é derretido sobre as partes a serem soldadas, além de um gás de proteção fornecido em cilindros, que tem a função de proteger a região do arco elétrico e evitar a oxidação e falhas no cordão de solda. Quando solidificado, permite unir de forma segura e resistente ambas as peças. 

Solda Tig 

Outro tipo de solda muito utilizado na funilaria é a chamada Tig, que também serve para alguns processos de reparação ou mesmo de alteração das características originais do veículo. A soldagem TIG tem como característica produzir um cordão de excelente acabamento e qualidade (sem respingos).

Pontos positivos

A sua aplicação é também considerada muito versátil e prática, porém um pouco mais complexa se comparada ao processo que destacamos no tópico anterior. Isso porque sua operação depende bastante da experiência e habilidade do soldador.

Abaixo seguem algumas principais vantagens da soldagem pelo processo TIG:

  • gera pouca fumaça;
  • solda espessuras a partir de 0,2mm, mas requer soldadores altamente qualificados;
  • possível em todas as posições;
  • aplicação em juntas que não exigem o uso de metal consumível de adição ou solda autógena;
  • capacidade de solda em todos os tipos de metais;
  • ótimo acabamento.

Utilidade

O processo de solda Tig permite soldar alguns tipos específicos de metais, como aço, carbono, inox, titânio e níquel e também alumínio com excelente qualidade de acabamento, além de realizar soldagem excelentes em chapas finas.

A aplicação da TIG se dá, basicamente, por meio de máquinas especiais de corrente contínua ou corrente alternada. Nesse último caso, é possível soldar até mesmo metais não ferrosos, como o alumínio e o magnésio, por exemplo.

Solda MMA ou Eletrodo Revestido

Um pouco menos comum, mas ainda assim aplicada em determinadas ocasiões, a solda com eletrodos revestidos é outro tipo de solda possível na funilaria automotiva. Sua sigla vem de Manual Metal Arc, ou no português, Arco Metal Manual. Ela é conhecida pela soldagem com utilização uma vareta de aço revestida com materiais químicos e orgânicos (eletrodo revestido).

Utilidade

Para a entender melhor as funções desses instrumentos na prática, explicamos a seguir:

  • funções do revestimento do eletrodo: gerar gases de proteção quando entra em contato com o arco elétrico produzido pela fonte de soldagem. Esse gás irá realizar a proteção do cordão de soldagem, garantindo assim sua qualidade
  • funções da vareta: produzir contato elétrico entre o terminal positive da fonte de soldagem e a peça a ser sodada, além de depositar o material de solda conforme ele é derretido (consumido)

Uma limitação desse processo é que sua aplicação é mais lenta e quase sempre com acabamentos mais brutos, além da geração de escória de proteção que deverá ser removida cada vez que um cordão é finalizado.

Por isso, é muito limitado na funilaria, sendo aplicado em casos bem específicos onde se faz necessário soldagem de chapas de maior espessura, dobradiças etc.

Solda-ponto

A soldagem por resistência ocorre com a aplicação de pressão para a produção de um ponto de solda. Esse tipo de procedimento tem uma sub-classificação conhecida como solda-ponto que acontece com a sobreposição de duas ou mais chapas. Os componentes são pressionados pelos eletrodos que garantem o contato elétrico durante o tempo certo.

A solda-ponto é executada por etapas, sendo que se inicia quando os eletrodos descem e pressionam as chapas até que tenham o assentamento ideal. Depois, o metal é fundido enquanto a corrente de soldagem é liberada e os eletrodos mantidos sob pressão. Por fim, o ponto de solda é formado, a corrente desligada e ocorre a solidificação. 

O que é valor agregado que existe em um serviço de solda?

O valor agregado em um serviço de solda é uma vantagem que ultrapassa o preço planejado pelo funileiro. Esse benefício ultrapassa as necessidades básicas dos clientes e pode ser percebido por eles durante as negociações. Diante disso, os consumidores ficam mais dispostos a pagar por uma solução disponibilizada pela funilaria.

Agilidade nas entregas

Os procedimentos de soldagem são executados com equipamentos especializados que contam com diferentes funcionalidades para oferecer maior facilidade de uso e o máximo desempenho. Eles agregam valor aos serviços, tendo em vista que agilizam a entrega de soluções para os clientes e, consequentemente, elevam as taxas de fidelização.

Aumento da produtividade

Fontes de solda TIG têm alta estabilidade do arco voltaico e um módulo para a ignição de alta frequência. Outros equipamentos MIG/MAG apresentam várias opções de configuração para facilitar a adaptação do cordão de soldagem e do arco voltaico conforme a necessidade. Essas ferramentas flexíveis, versáteis e pequenas melhoram a qualidade dos serviços e atraem novos clientes.

Maior flexibilidade

Os equipamentos multiprocesso, como as máquinas de solda inversoras MIG/MAG e TIG são mais flexíveis e compatíveis com materiais diversos e das mais variadas espessuras. Portanto, eles geram valor agregado para o usuário por que uma única fonte consegue soldar apropriadamente os processos de solda MMA, Tig e MIG/MAG. Os dispositivos podem ser usados em oficinas ou outros ambientes pelos soldadores. 

Mais satisfação

Com o uso de aparelhos atualizados, os soldadores conseguem fazer o comissionamento imediato, ainda que não tenham o conhecimento do sistema. Eles encontram parâmetros ajustáveis e visíveis localizados na parte da frente dos equipamentos, selecionam o diâmetro do arame, o gás e a espessura do material a ser utilizado. O acesso à tecnologia multiprocesso aumenta a satisfação desses profissionais. 

Painel de comando

Alguns equipamentos reúnem os três processos de soldagem em um único painel de comanda para facilitar as tarefas dos soldadores. Por meio dele é possível controlar a ativação da válvula solenoide de gás, a ativação da potência do equipamento, o acionamento do motor, entre outros processos importantes.

Quais tipos de serviços em funilaria mais utilizam soldagem? 

Como bem destacamos, a funilaria automotiva pode utilizar diferentes tipos de solda para diferentes fins, já que há uma grande variedade de serviços e soluções no mercado atualmente. A maior parte das oficinas especializadas usam a soldagem para os seguintes fins: 

  • reparos e restauração automotiva (acidentes, desgastes, ferrugens, quebras etc.); 
  • estética automotiva; 
  • customização de veículos (com cortes de peças, adaptações, mudanças etc.); 
  • manutenção e conserto de partes estruturais (chapas, longarinas, tetos, pisos etc.). 

Qual o melhor tipo de solda para a sua oficina de reparação? 

Como vimos, há diferentes tipos de soldas utilizadas em serviços de funilaria, cada qual com suas características e vantagens específicas. Em geral, a mais prática e utilizada neste ramo continua sendo a MIG/MAG, mas podendo se expandir para outros processos. Sendo assim, cabe ao funileiro automotivo definir quais tipos de serviços serão prestados em seu estabelecimento.

Trabalho qualificado

Sendo assim, independentemente do processo ou tipo de solda escolhida para os serviços em sua oficina de reparação, considere todos os demais fatores para a prestação de um trabalho qualificado e que proporcione uma satisfação positiva ao cliente final. Isso fará com que o público volte sempre ao seu estabelecimento.

Saiba então que a Norton conta com uma linha completa de abrasivos e outros insumos úteis para este tipo de atividade, sempre prezando pela máxima qualidade e resistência dos produtos. Confira os revendedores mais próximos de sua região e entre contato com algum especialista para maiores informações. 

Gostou das dicas sobre os tipos de solda na funilaria automotiva? Então, para conferir mais conteúdos que vão ajudar no seu dia a dia de trabalho, basta assinar a nossa newsletter e receber gratuitamente em seu e-mail!

{{cta(‘6826c025-2d10-44c5-9862-3a4219eaa676’)}}

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

4 dicas para limpar rolo de pintura

outubro 27, 2021
Close