Pensando em estudar mais sobre o mercado de oficina de funilaria e pintura? Pois saiba que você tem toda razão! Afinal, esse é um mercado que não para de crescer. No entanto, se quiser ampliar seu leque de serviços e possibilidades de ganho, vai ter que sempre se atualizar e capacitar, concorda?

Pensando nisso, e sabendo que obter certificações não é algo barato, preparamos este material para que você se informe um pouco mais sobre o ramo de oficina de funilaria e pintura.

Aproveite a oportunidade e já vai anotando as melhores dicas. A seguir, confira os serviços que não podem faltar nesse modelo de negócio! Boa leitura!

Como é o mercado de funilaria e pintura?

Muito procurado! O mercado para oficina de pintura e funilaria está aquecido porque os automóveis estão entre os principais meios de locomoção, não somente nas capitais, mas também no interior.

O trabalho de funilaria tem alta demanda, afinal, além de ser imprescindível para os clientes de veículos individuais que querem mudar e restaurar as cores do automóvel, é muito procurado pelos motoristas de carros coletivos, profissão em alta no Brasil.

Reparos na lataria (amassados, arranhões, desgaste na pintura) envolvem dobra e moldagem de chapas metálicas para recuperação ou substituição de partes do veículo e também pintura.

Detalhe: quanto mais serviços de funilaria e estética automotiva você incorporar à sua oficina, mais demanda e, consequentemente lucro, terá.

Por que vale a pena incorporar esse serviço?

Já parou pra pensar que um dono de lava-jato, por exemplo, pode não ter nenhum serviço em um dia chuvoso? Acontece que os proprietários podem achar um desperdício lavar o carro para logo depois deixá-lo na chuva, mas reparar a lataria é algo que deve ser feito o quanto antes.

Vale a pena incorporar esses serviços à sua oficina para ter mais possibilidades de ganhos. Um cliente que se interessa em tirar riscos da pintura do carro, por exemplo, pode muito bem também se preocupar com restauração das rodas, polimento do farol, entre outros.

Com certeza, quem precisa fazer esse tipo de serviço vai escolher a oficina mais versátil. Dessa forma, a pessoa não precisa ficar se deslocando para fazer os trabalhos de funilaria em diferentes estabelecimentos, além de ter o carro reparado em menos tempo com um único orçamento.

Espelhamento ou polimento técnico: serviços básicos e com alta procura

Espelhamento e polimento automotivo são técnicas de recuperação e preservação da pintura que se diferenciam, basicamente, pelos materiais utilizados e forma de execução.

Enquanto o espelhamento nivela a camada de verniz para obter um brilho mais intenso, o polimento é mais simples, porém desgasta a camada envernizada. Esse serviço é procurado para eliminar queimaduras de sol, manchas e pequenos riscos além de proteger a pintura das ações do tempo.

Restauração e pintura de rodas: estética automotiva de alto nível

A restauração e pintura de rodas vale muito a pena! Principalmente se considerarmos o valor de um jogo de rodas novas, não é mesmo? Os pneus e rodas são como nossos sapatos. Do que adianta estar de roupas novas se o calçado é velho e surrado?

Vale lembrar que, em casos de grandes amassados, trincas e fissuras, a restauração não deve ser feita por questões de segurança.

Descontaminação da carroceria: manutenção necessária

Esse é o processo que remove todas as impurezas da carroceria. A descontaminação ajuda a prevenir o desgaste, além de garantir uma profunda limpeza da pintura, coisa que uma simples lavagem não consegue proporcionar.

Polimento de farol: alta demanda e rentabilidade

As melhores oficinas de funilaria e pintura sempre oferecem o polimento de farol além dos outros serviços. Todo cliente fica surpreso quando repara na grande diferença do antes e depois.

A luminosidade das lanternas melhora muito, o vidro ou acrílico perde aquele aspecto opaco, voltando a ser translúcido, e a aparência fica impecável. E ainda, é possível cobrar um valor bem interessante por esse serviço!

Quais produtos não podem faltar em uma funilaria?

Agora que já sabe alguns dos principais serviços oferecidos pelas oficinas de pintura e funilaria, confira os materiais que não podem faltar em nenhuma funilaria. Lembrando que nossa lista não contempla todos os equipamentos necessários, mas apenas destacamos itens imprescindíveis para o sucesso do empreendimento.

Pistola de pintura: produto importantíssimo para todo funileiro e pintor

É com essa tinta que o pintor automotivo vai cobrir as partes danificadas do carro, mas esqueça as latas de spray convencionais. Você precisará de uma pistola para pintura pressurizada. É fácil de usar, economiza material e entrega uma pintura lisa, sem relevos ou bolhas.

Além disso, esse equipamento é versátil, pois pode ser usado com tintas à base d’água, solvente químico, verniz e esmalte.

Compressor de ar: produto indispensável para pintura profissional

O compressor de ar vai ajudar o pintor a concluir seu trabalho mais rapidamente, além de espalhar a tinta com mais eficiência. Ao adquirir o seu maquinário, certifique-se de que o produto tem garantia e potência para uso profissional.

Isso vai assegurar que o compressor de ar dure bastante tempo e funcione corretamente. Esse equipamento serve para retocar a pintura em pequenas partes do carro.

Martelo de funileiro: esteja a postos para manutenções

Não se trata de um martelo comum! A cabeça do martelo de funileiro automotivo tem o formato de corneta e não é pesado como os comuns, já que é feito em alumínio ou latão. É o instrumento manual ideal para reparar amassados e retirar os painéis.

Se ainda não ouviu falar desse material, também é conhecido como “martelinho de ouro” e tem suas versões mais modernas como o martelo de solda elétrico.

Para deixar a oficina de funilaria e pintura ainda mais completa, existem lâminas de fibra para reforço estrutural, massas protetoras para o assoalho e adesivos plásticos de alta aderência.

Está esperando o que para começar a incorporar novos serviços à sua oficina de funilaria e pintura? Depois de todas essas dicas, com certeza você vai mandar muito bem e faturar de verdade, afinal a frota brasileira de carros é gigantesca e todo dia alguém precisa de algum serviço de lanternagem!

Para entender melhor o assunto, confira este curso gratuito sobre reparação automotiva! Você terá aula com professores gabaritados, sem precisar sair de casa e com entrega de certificado ao final!

Show Full Content

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back
Close

NEXT STORY

Close
Sem categoria

Polimento automotivo para iniciantes: 6 dicas para ingressar na profissão

outubro 18, 2021
Close